Receita de lamotrigina: como conseguir e renovar a prescrição

Por Dr. José Aldair Morsch, 11 de outubro de 2023
Receita de lamotrigina

Você busca por uma receita de lamotrigina?

Então, vale ficar por dentro das regras de prescrição dessa droga antiepiléptica (DAE).

Adianto que ela é usada para tratar convulsões e sintomas de transtorno bipolar.

Neste texto, explico o que é preciso para conseguir sua receita médica online sem complicações e de maneira segura.

Através de uma solução de telemedicina, você pode dar continuidade ao seu tratamento com toda comodidade, sem sair de casa.

Qual é a receita de lamotrigina?

O acesso à lamotrigina exige a apresentação da receita C1.

Emitida em duas vias, essa receita de controle especial é destinada a substâncias anticonvulsivantes, antiparkinsonianas, antipsicóticas e antidepressivas que fazem parte da lista C1 – criada pela Instrução Normativa SVS/MS nº 344/1998.

Devido ao impacto que causam sobre o sistema nervoso central, esses remédios controlados são monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que determina a retenção da primeira via da receita pela farmácia.

Já a segunda via é devolvida ao paciente ou cuidador, pois contém recomendações médicas essenciais para o tratamento com lamotrigina, como dosagem e horários para tomar o fármaco.

A receita branca C1 tem validade de 30 dias, contados a partir da data seguinte à emissão.

O documento pode conter até três medicamentos da lista C1 e permitir sua dispensação em quantidade suficiente para até dois meses de tratamento.

Como conseguir receita de lamotrigina

O primeiro passo para conseguir qualquer receita médica é marcar uma consulta online ou presencial.

Devido às indicações para o uso da lamotrigina, ela costuma ser prescrita por neurologistas e psiquiatras, após uma avaliação completa.

Depois de agendar a consulta, o médico conduz uma entrevista roteirizada (anamnese), a fim de entender o porquê do atendimento, os sintomas e sua intensidade.

Além de levantar pontos de interesse do histórico do paciente, como comorbidades, tratamentos em curso, alergias e cirurgias prévias.

Em seguida, o profissional realiza o exame físico para verificar o funcionamento dos órgãos e sistemas, identificando qualquer anormalidade.

Caso ache útil, o médico faz a solicitação de exames complementares como o eletroencefalograma, que mostra a atividade elétrica cerebral.

Todas as etapas apoiam a formulação do diagnóstico e orientação para o tratamento adequado, que pode envolver medicamentos ou não.

É nessa fase final que o profissional realiza a prescrição médica.

Como renovar receita de lamotrigina pela internet

Até pouco tempo atrás, era necessário passar por todo o processo que descrevi acima para trocar uma receita que estivesse perdendo a validade.

Esses dias ficaram no passado com a emissão de documentos via telemedicina.

Com um processo rápido e seguro, dá para renovar a sua receita com praticidade na plataforma Morsch, seguindo o passo a passo:

Em seguida, você receberá um e-mail com a receita digital C1.

Conclusão

Agora que apresentei os detalhes sobre a receita de lamotrigina, lembre-se de fazer o uso seguro desse fármaco.

Evite práticas perigosas como a automedicação e, se precisar de orientação médica, marque uma teleconsulta na plataforma Morsch.

É só acessar a página de agendamentos e usar o filtro de especialidades para encontrar o médico de sua preferência.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin