CID J09 – Influenza devida a vírus da influenza identificado (gripe aviária)

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de agosto de 2023
CID J09

CID J09 é o código para Influenza devida a vírus da influenza [gripe] aviária, identificado na Classificação Internacional de Doenças.

Falo sobre o conceito e a conduta médica adequada ao longo deste artigo.

Leia até o final para conhecer serviços de telemedicina que dão suporte ao diagnóstico e outras rotinas nas unidades de saúde.

CID J09: o que significa?

CID J09 significa influenza devida a vírus da influenza [gripe] aviária.

De acordo com o DATASUS, o código faz parte da seção sobre Influenza [gripe] e pneumonia (CIDs J09 a J18), dentro do Capítulo X – Doenças do aparelho respiratório (CIDs J00 a J99).

A gripe aviária é uma infecção respiratória provocada pelo vírus influenza A (H5N1), devido ao contato com aves ou pessoas contaminadas.

Segundo explica o site do Ministério da Agricultura e Pecuária:

“Os vírus de influenza tipo A apresentam alta capacidade de mutação (drift e shift antigênico) e consequentemente de adaptação a novos hospedeiros. A adaptação dos vírus de influenza aviária ao homem já foi responsável por uma alta taxa de letalidade, e a possibilidade de transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um alto risco para a população mundial”.

Conduta médica para o CID J09

A influenza aviária em humanos apresenta um período de incubação de 3 a 5 dias, o que tende a atrasar o diagnóstico.

Outra barreira está nas manifestações clínicas inespecíficas da doença: febre, rinorreia, mialgia, cefaleia, dor de garganta, tosse, diarreia, vômitos e dor abdominal.

Nesse cenário, é importante realizar uma anamnese médica completa, a fim de verificar possível contato com aves, pessoas contaminadas ou viagem para regiões endêmicas para suspeitar da patologia.

Devido à rapidez e alta disponibilidade, o raio X de tórax pode ser solicitado.

As imagens vão mostrar um padrão descrito no estudo “Gripe aviária: a ameaça do século XXI”:

“A maior parte dos casos apresenta pneumonia grave, que evolui rapidamente para insuficiência respiratória em 4 dias em média. O aspecto radiológico pode ser de infiltrados difusos, multifocais ou intersticiais, e consolidações segmentares e lobares com broncograma aéreo”.

A confirmação requer exames laboratoriais como a reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (PCR-RT).

Tratamento

A abordagem terapêutica geralmente utiliza oseltamivir, que deve ser administrado em até três dias depois do início dos sintomas.

Também pode-se prescrever o baloxavir em doses habituais, para pacientes maiores de 12 anos.

Serviços Morsch para o CID J09

Contar com uma plataforma de telemedicina acelera o diagnóstico e tratamento para CID J09.

Optando pelo telediagnóstico no sistema Morsch, sua equipe conta com radiologistas online sempre a postos para interpretar a radiografia torácica e outros exames de imagem.

Equipamentos de raio X digital podem ser integrados para envio automático das imagens ao nosso PACS.

No entanto, mesmo os aparelhos antigos podem ter os registros compartilhados pelo técnico em radiologia depois do exame, bastando que ele se logue em nosso software em nuvem.

Em seguida, um radiologista qualificado avalia as imagens e emite o laudo online, assinado digitalmente.

Dessa forma, o resultado fica pronto em minutos.

A plataforma Morsch ainda oferece opção de segunda opinião médica para discutir casos complexos e teleconsultoria para dúvidas mais amplas de saúde.

Faça contato para conhecer nossa plataforma e aproveitar esses benefícios hoje mesmo!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin