Telemedicina white label: entenda o que é, como funciona e quais as vantagens
A telemedicina white label oferece soluções personalizadas para empresas e operadoras de planos de saúde.
Basicamente, ela permite utilizar a infraestrutura de uma plataforma de telemedicina para disponibilizar serviços aos funcionários ou pacientes através do próprio site da instituição contratante.
Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo.
Este texto aborda o funcionamento, exemplos e vantagens de investir nessa solução.
Você também vai conferir dicas para escolher a empresa de telemedicina ideal e alavancar os negócios.
O que é telemedicina white label?
Telemedicina white label é um serviço que permite personalizar e utilizar um software de telemedicina conforme as necessidades da sua empresa.
Assim, em vez de desenvolver uma plataforma própria, seu time pode alugar uma solução que já existe e funciona bem.
Isso gera economia de horas de trabalho e outros recursos dedicados à criação do portal.
Embora o software pertença a uma fornecedora especializada em telemedicina, toda a sua interface é customizada de acordo com a identidade visual da contratante.
Saiba como a solução funciona na sequência.
Como funciona a telemedicina white label?
A dinâmica de funcionamento dessa solução é simples.
Ao contratar uma empresa que fornece o portal de telemedicina, o responsável pelo negócio dá detalhes sobre as necessidades atuais.
Pode ser uma empresa de benefícios e descontos que deseja oferecer a teleconsulta aos seus clientes, por exemplo.
Nesse caso, basta integrar a base de dados da empresa ao prontuário eletrônico e adaptar a interface para que os clientes possam acionar os médicos a distância e passar em consulta por videoconferência.
Todo o ambiente virtual aparece com a logomarca e as cores da empresa contratante, evitando confusões em relação ao fornecimento dos serviços.

A combinação entre telemedicina e serviços white label permite aproveitar os recursos de um sistema funcional
Exemplos de aplicações da telemedicina white label
A combinação entre telemedicina e serviços white label permite aproveitar os recursos de um sistema funcional sem deixar de lado a identidade do seu negócio.
Veja alguns exemplos de uso a seguir:
- Prontuário eletrônico: como mencionei no tópico anterior, empresas e operadoras de planos de saúde podem utilizar o prontuário da empresa de telemedicina para atender pacientes online. Soluções com teleconsulta integrada facilitam ainda mais o processo, permitindo uma conexão rápida e atualizações em tempo real do histórico do paciente
- Agenda médica: é possível aproveitar a agenda digital da plataforma white label para organizar o atendimento médico online e presencial em um mesmo ambiente virtual intuitivo. Também existe a opção de envio de lembretes
- Especialidades médicas a distância: plataformas completas, como a Telemedicina Morsch, vão além do software, disponibilizando um time de especialistas de diferentes áreas para ampliar as especialidades atendidas pela sua empresa de benefícios ou operadora de plano de saúde. A teleconsulta ainda pode ser ofertada diretamente aos colaboradores da instituição.
A seguir, comento sobre as vantagens do modelo.
Quais as vantagens da telemedicina white label?
Contar com uma plataforma white label resulta em benefícios para empresas e clientes.
Apresento alguns deles a seguir:
Redução de custos
Desenvolver uma plataforma própria demanda recursos financeiros e mão de obra especializada, pois não é uma tarefa simples.
Optando pela telemedicina white label, a solução chega pronta e funcional.
Economia de tempo
Além das horas trabalhadas, a criação, período de testes e ajustes de um novo sistema levam tempo.
Enquanto a solução white label permite pular etapas, alcançando os pacientes com agilidade.
Personalização
Embora haja uma fornecedora de telemedicina por trás do software, é o nome da sua empresa que aparece em cada página.
Cores, logomarca e estilo da fonte são outros detalhes personalizáveis, que garantem a associação do serviço ao seu negócio – e não ao da parceira de telemedicina.
Praticidade
Não é preciso manter uma equipe dedicada a ajustes na plataforma white label.
Seu time só precisa inserir alguns dados para utilizar um portal atualizado e completo.
Diferencial para os clientes
Em um mundo cada vez mais digitalizado, é essencial oferecer serviços online com qualidade para seus clientes.
Soluções como a teleconsulta e telemonitoramento são uma boa pedida para diferenciar seu negócio ou plano de saúde, dando maior comodidade aos pacientes.
Ampliação do portfólio
Com uma solução white label robusta, você tem mais profissionais de saúde, incluindo médicos especialistas à disposição dos clientes.
Nesse cenário, dá para aumentar as receitas sem investir grandes montantes na contratação desses profissionais.
Reforço nos cuidados de saúde
Dispor do teleatendimento em poucos cliques colabora para que os funcionários cuidem mais da saúde, reforçando uma atenção fundamental para o seu bem-estar.
Nesse cenário, eles ganham mais qualidade de vida e adoecem menos, o que reduz o absenteísmo e afastamento do trabalho.

A Telemedicina Morsch cumpre todos esses requisitos, além de disponibilizar um time de especialistas
Como escolher a melhor plataforma de telemedicina white label?
Para escolher a plataforma ideal para sua empresa, comece entendendo as prioridades do negócio para qualificar sua pesquisa de mercado.
Existem diversas opções, contudo, a dica para acertar é dar preferência ao melhor custo-benefício.
Ou seja, àquela solução que atende às suas necessidades sem sacrificar o orçamento.
Nem sempre será o software mais barato, mas também não precisa comprometer o fluxo de caixa e o planejamento financeiro, concorda?
Após selecionar as alternativas de telemedicina white label que atendem ao que seu time precisa, considere os seguintes pontos:
- Usabilidade: o sistema precisa ser intuitivo e simples de usar, pois atenderá a pessoas diferentes, que podem ter pouca familiaridade com a tecnologia
- Registro no CRM local: toda plataforma de telemedicina deve possuir cadastro no Conselho Regional de Medicina de sua localidade, o que confirma a obediência a normas que protegem o sigilo médico e conferem confiabilidade
- Responsável técnico: um médico deve responder como responsável técnico pelo software, tendo registro ativo no mesmo CRM que a plataforma
- Protocolos de segurança: a Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta os serviços de telemedicina no Brasil, e outras legislações como a LGPD exigem a adoção de mecanismos de autenticação e criptografia de ponta a ponta
- Treinamento e suporte: dispor de auxílio para instalação e capacitação da sua equipe é importante para otimizar o fluxo de trabalho. Priorize parceiras que oferecem esse serviço.
A Telemedicina Morsch cumpre todos esses requisitos, além de disponibilizar um time de especialistas a postos para suas teleconsultas ou até para atendimento em plantão clínico!
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Conclusão
Gostou de saber mais sobre a telemedicina white label?
Essa é apenas uma solução viabilizada pelos serviços de telemedicina online, que dão mais praticidade e comodidade a gestores, profissionais de saúde e pacientes.
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