Receita de lamotrigina: como conseguir e renovar a prescrição
Você busca por uma receita de lamotrigina?
Então, vale ficar por dentro das regras de prescrição dessa droga antiepiléptica (DAE).
Adianto que ela é usada para tratar convulsões e sintomas de transtorno bipolar.
Neste texto, explico o que é preciso para conseguir sua receita médica online sem complicações e de maneira segura.
Através de uma solução de telemedicina, você pode dar continuidade ao seu tratamento com toda comodidade, sem sair de casa.
Qual é a receita de lamotrigina?
O acesso à lamotrigina exige a apresentação da receita C1.
Emitida em duas vias, essa receita de controle especial é destinada a substâncias anticonvulsivantes, antiparkinsonianas, antipsicóticas e antidepressivas que fazem parte da lista C1 – criada pela Instrução Normativa SVS/MS nº 344/1998.
Devido ao impacto que causam sobre o sistema nervoso central, esses remédios controlados são monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que determina a retenção da primeira via da receita pela farmácia.
Já a segunda via é devolvida ao paciente ou cuidador, pois contém recomendações médicas essenciais para o tratamento com lamotrigina, como dosagem e horários para tomar o fármaco.
A receita branca C1 tem validade de 30 dias, contados a partir da data seguinte à emissão.
O documento pode conter até três medicamentos da lista C1 e permitir sua dispensação em quantidade suficiente para até dois meses de tratamento.
Como conseguir receita de lamotrigina
O primeiro passo para conseguir qualquer receita médica é marcar uma consulta online ou presencial.
Devido às indicações para o uso da lamotrigina, ela costuma ser prescrita por neurologistas e psiquiatras, após uma avaliação completa.
Depois de agendar a consulta, o médico conduz uma entrevista roteirizada (anamnese), a fim de entender o porquê do atendimento, os sintomas e sua intensidade.
Além de levantar pontos de interesse do histórico do paciente, como comorbidades, tratamentos em curso, alergias e cirurgias prévias.
Em seguida, o profissional realiza o exame físico para verificar o funcionamento dos órgãos e sistemas, identificando qualquer anormalidade.
Caso ache útil, o médico faz a solicitação de exames complementares como o eletroencefalograma, que mostra a atividade elétrica cerebral.
Todas as etapas apoiam a formulação do diagnóstico e orientação para o tratamento adequado, que pode envolver medicamentos ou não.
É nessa fase final que o profissional realiza a prescrição médica.
Como renovar receita de lamotrigina pela internet
Até pouco tempo atrás, era necessário passar por todo o processo que descrevi acima para trocar uma receita que estivesse perdendo a validade.
Esses dias ficaram no passado com a emissão de documentos via telemedicina.
Com um processo rápido e seguro, dá para renovar a sua receita com praticidade na plataforma Morsch, seguindo o passo a passo:
- Acesse a área de solicitação de renovação
- Se for seu primeiro acesso, selecione “Criar conta” e preencha os campos com seus dados
- Selecione a opção de renovação de receita
- Confirme o pagamento.
Em seguida, você receberá um e-mail com a receita digital C1.
Conclusão
Agora que apresentei os detalhes sobre a receita de lamotrigina, lembre-se de fazer o uso seguro desse fármaco.
Evite práticas perigosas como a automedicação e, se precisar de orientação médica, marque uma teleconsulta na plataforma Morsch.
É só acessar a página de agendamentos e usar o filtro de especialidades para encontrar o médico de sua preferência.