Como fazer faturamento de plano de saúde: dicas e passo a passo
Você sabe como fazer faturamento de plano de saúde?
Num primeiro momento, essa tarefa parece simples, pedindo apenas o preenchimento e envio de documentos à operadora do convênio médico.
Só que, na prática, trata-se de uma atividade burocrática e cheia de detalhes que facilitam erros, atrasam pagamentos e prejudicam as receitas da clínica ou consultório.
Um exemplo conhecido são as glosas médicas, que ocorrem quando há erros ou divergências quanto à documentação.
Foi pensando em evitar problemas com o faturamento que preparei este conteúdo.
Continue lendo e confira um passo a passo completo.
Também separei dicas e opções para reduzir as chances de erro usando um sistema de telemedicina.
Como fazer faturamento de plano de saúde: passo a passo
É comum que médicos e outros profissionais de saúde tomem o caminho do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio.
Afinal, essa é uma forma de aplicar os conhecimentos técnicos, montar sua cartela de pacientes e elevar as fontes de receitas.
Contudo, a gestão em saúde não deixa de ser gestão financeira como em outros ramos, exigindo o domínio de uma série de rotinas administrativas.
Isso inclui a cobrança e recebimento pelos serviços prestados a operadoras de planos de saúde.
O ideal é que você, como gestor, disponha de uma equipe administrativa e designe um funcionário para controlar o faturamento das guias de convênios médicos parceiros.
Esse colaborador ficará responsável pelo acompanhamento de cada etapa do faturamento, que são as seguintes:
Emissão de guia
Guia é o documento que registra cada atendimento via plano de saúde.
As guias têm sua própria numeração e devem ser assinadas pelo paciente assim que o procedimento é realizado.
Geração de lote
Pode-se definir o lote como um conjunto de guias referentes a um mesmo convênio médico, emitidas durante determinado mês.
Quando o período se encerra, é hora de agrupar os documentos para, assim, produzir um extrato com a descrição dos procedimentos.
É por meio desse extrato que a operadora do plano de saúde fará a remuneração da clínica, consultório ou hospital.
Hiato
O hiato corresponde ao período de processamento do lote pela operadora, o que costuma levar pelo menos 30 dias.
Terminado esse período, a empresa faz o pagamento pelos serviços comprovados por meio das guias.
Revisão do pagamento
Não é porque o pagamento foi feito que o processo de faturamento está finalizado.
Ainda falta a etapa de conferência das informações do lote, a fim de comparar o valor devido ao recebido.
Caso haja alguma divergência, será preciso contatar a operadora para entender o que aconteceu e, por vezes, recomeçar a dinâmica de faturamento daquele lote.
Isso resulta em desperdício de tempo e demora para o recebimento pelos serviços, prejudicando o orçamento da clínica.
A boa notícia é que existem maneiras de evitar essas situações, e trago algumas delas abaixo.
Importância do faturamento das contas médicas
Como adiantei na introdução do texto, fazer o faturamento de modo correto é fundamental para manter as contas no azul.
Porque essa atividade impacta diretamente nos rendimentos, agilizando ou atrasando a chegada de recursos importantes para o negócio.
E não falo apenas do faturamento do convênio médico, mas também do faturamento mensal, que discrimina as entradas e saídas no período.
Esses dados auxiliam no planejamento do próximo mês, evitando problemas para cobrir os custos de funcionamento da clínica.
Veja, então, alguns insights que ajudam com o processo:
- Capacite os funcionários para que conheçam e conduzam os passos do faturamento de plano de saúde
- Estabeleça um fluxo de trabalho padrão, cobrindo desde a emissão da guia até a conferência dos pagamentos
- Não deixe acumular muitas guias, pois o lançamento de várias guias e lotes de uma só vez aumenta as chances de erros no preenchimento
- Mantenha todos os arquivos organizados em planilhas. Ou, melhor ainda, num sistema integrado que tenha ampla acessibilidade, como o prontuário eletrônico do paciente
- Revise as informações antes de fechar o lote. Isso ajuda a evitar glosas médicas.
Importante dizer ainda que essas boas práticas diminuem as chances de erros no processo.
O que é guia faturada?
Guia faturada é aquela que pertence a um lote já processado e pago.
Mesmo após o faturamento, pode ser preciso corrigir as informações na guia se houver glosas.
O que são glosas médicas e hospitalares?
Glosas médicas e hospitalares são divergências quanto às cobranças e outras informações repassadas à operadora do convênio médico.
Por consequência, o pagamento sofre redução ou não é realizado até a adequação da guia que motivou a glosa.
Esses eventos costumam prejudicar as receitas de muitos serviços de saúde, pois sua correção pode levar meses.
Afinal, a glosa só será detectada quando o pagamento for realizado ou durante a revisão do lote.
Terá início, então, um novo processo para adaptação da guia e prestação de esclarecimentos à operadora.
Como a telemedicina ajuda no faturamento de clínicas e hospitais
E se fosse possível armazenar todos os documentos do paciente num só local, com segurança e praticidade?
Usando o prontuário eletrônico da Telemedicina Morsch, sua equipe não precisa dedicar horas ao lançamento e conferência das guias do convênio médico.
Todos os registros referentes a um mesmo paciente são arquivados em conjunto na nuvem, com espaço ilimitado, o que dispensa sua guarda em papel.
O software de telemedicina ainda oferece a proteção de mecanismos como senhas e criptografia, sem deixar de dar acessibilidade a pessoas autorizadas.
Isso porque o sistema pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Além do histórico completo do paciente e faturamento TISS, nosso prontuário conta com funcionalidades como:
- Agenda de consultas e procedimentos
- Tabela TUSS
- Multi-agenda dos médicos
- Bulário online
- Prescrição digital e eletrônica integrada com as farmácias.
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Conclusão
Ao final deste artigo, você conhece as etapas e como fazer o faturamento de plano de saúde.
Essa tarefa fica mais fácil com o uso do prontuário digital, que é um sistema completo de registro e armazenamento do histórico de saúde dos pacientes.
Para esses e outros serviços, você pode contar com a plataforma de Telemedicina Morsch.
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