Nomes para clínica de saúde: 9 ideias e dicas para batizar consultório
Escolher o seu preferido entre diferentes nomes para clínica de saúde é uma tarefa importante, mas com algum grau de dificuldade.
O desafio é fazer do batismo do consultório um diferencial em meio à imensa quantidade de unidades como a sua pelo país, conferindo uma identidade própria para a empresa.
Daí a necessidade de pensar no nome com cuidado, escolhendo aquele que consiga expressar o que você e sua equipe oferecem de melhor.
Se está na dúvida e precisa de ideias, veio ao lugar certo.
Siga a leitura e confira dicas valiosas para ter sucesso nessa jornada, atrair pacientes e conquistar o reconhecimento do público.
Nomes para clínica de saúde: como batizar seu consultório?
A decisão de abrir um consultório dá origem a algumas etapas.
Entre elas, analisar e decidir entre diferentes nomes para clínica de saúde.
A tarefa tem caráter estratégico e deve ser vista como parte do plano de comunicação e marketing.
Pode parecer um pouco complexo, mas não se preocupe.
Esse tipo de planejamento nada mais é do que um conjunto de ações que dão suporte para o posicionamento e a divulgação de qualquer marca.
Nesse sentido, vale destacar a definição do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial):
“Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.”
Por isso, o nome está estritamente ligado à marca.
Para encontrar o mais adequado à sua proposta de valor, você pode começar com o roteiro a seguir.
1. Defina missão, visão e valores da sua marca
É essencial que esses três componentes estejam claros.
Afinal, eles vão dar suporte no processo de criação do nome para a sua clínica de saúde.
A missão mostra o propósito e a utilidade da empresa, com destaque para seu diferencial.
Por sua vez, a visão coloca, em poucas palavras, um objetivo ousado e com prazo para ser atingido.
Já os valores determinam os ideais que pautam o relacionamento dentro da companhia e com todos os seus stakeholders – pacientes, parceiros e fornecedores.
Caso precise de ajuda para definir sua missão, visão e valores, recomendo esta cartilha do Sebrae.
2. Foque no público-alvo
Este é um conselho que vale para a maioria das decisões dentro do seu negócio: conheça as necessidades e desejos do público-alvo, e foque neles.
Se não for assim, ficará mais difícil ganhar popularidade, o que pode atrapalhar seus esforços de marketing.
Pense na rotina, preferências, grau de instrução e conteúdos mais consumidos pelos seus clientes em potencial.
De nada adianta, por exemplo, escolher um nome estrangeiro se o público não está familiarizado com o idioma em questão.
3. Faça uma pesquisa com os nomes de clínicas concorrentes
Nesta fase, você poderá se inspirar em ideias bem-sucedidas da concorrência.
Fazer um apanhado dos nomes mais reconhecidos no seu mercado de atuação pode ser uma boa ideia.
Não significa que vai copiar uma ou mais palavras, mas perceber formas de identificar melhor a sua empresa.
Nessa pesquisa, é provável que descubra qual o vocabulário relacionado a determinado nicho.
Clínicas de estética, por exemplo, costumam aparecer ligadas a palavras que não se referem à medicina – como beleza, autoestima e juventude.
4. Ressalte seu diferencial
É o diferencial que vai dar destaque para a sua marca, ainda que haja muitos concorrentes atuando no mesmo bairro ou cidade.
Por isso, faz sentido pensar em palavras que remetam à sua missão.
Inclusive, esse vocabulário pode aparecer entre os valores da sua empresa.
Pelo que você e sua equipe são reconhecidos?
Transparência? Atendimento humanizado? Tecnologia avançada?
Essas características podem render dicas para criar um nome único.
5. Organize um brainstorming
Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica que se vale da criatividade de um grupo para propor uma nova solução.
Use essa ferramenta a seu favor, reunindo a equipe em uma sala (física ou virtual) por alguns minutos e deixando as ideias fluírem, sem qualquer crítica.
Anote todas as sugestões, filtre as melhores e parta para a próxima etapa.
6. Valorize sugestões criativas nos nomes para clínica
Depois da reunião de brainstorming, faça uma avaliação sobre os nomes que apareceram durante o encontro.
Discuta com seu time quais deles estão mais alinhados aos serviços da clínica de saúde, sem deixar de lado a criatividade.
7. Aplique outras técnicas de naming
Talvez o caminho mais simples seja usar seu nome e sobrenome para a clínica ou consultório, mas nem sempre é o ideal.
Principalmente se forem difíceis de pronunciar, ou se houver sócios.
A saída, nesses casos, é usar o brainstorming ou partir para outras técnicas de naming, como os acrônimos e a combinação de palavras.
Acrônimos são compostos pela junção de iniciais ou sílabas para formar uma nova palavra.
Também é possível combinar duas ou mais palavras para alinhar o nome à mensagem do seu negócio.
8. Teste o escolhido entre os nomes para clínica de saúde
Após definir o melhor entre os nomes para clínica médica que levantou, peça a opinião de conhecidos para testar o impacto gerado.
Fique de olho em dificuldades na pronúncia e sonoridade, eliminando barreiras na comunicação.
9. Confirme se há disponibilidade para registro
Por fim, consulte o site do INPI para saber se o nome que escolheu já pertence a outra empresa ou é muito parecido com o de outra marca.
O registro no INPI é indispensável para proteger sua empresa e evitar processos.
Lista de sugestões de nomes para clínica de saúde
Veja, agora, onze sugestões de nomes para clínica de saúde e se inspire para ao abrir a sua:
- Beauty Mais – clínica de estética
- MedLand – diversas especialidades
- WorkPrev – medicina do trabalho
- Integral Clinic – medicina preventiva e integrativa
- Giocare – saúde da mulher
- TotalFisio – fisioterapia
- Cardio Health – cardiologia
- Escutativa – psicologia
- Primeira consulta – pediatria
- SuperarMed – medicina do esporte
- InovaRad – radiologia e diagnóstico por imagem.
Conclusão
Gostou das dicas para a escolha de nomes para clínica de saúde?
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