Exame físico: o que é avaliado e como funciona em uma consulta online?

Parte importante da avaliação clínica, o exame físico deve ser realizado durante qualquer consulta médica ou consulta de enfermagem.
Ele oferece pistas sobre o estado de saúde do paciente através de sinais e sintomas.
Assim, complementa o relato da queixa de saúde atual e a história clínica.
Nas próximas linhas, você vai entender as etapas do exame clínico, o que fazer a partir dos resultados e como se dá a avaliação a distância via consulta de telemedicina.
Clique aqui caso precise falar com um médico agora!

O que é exame físico?
Exame físico é a aplicação de técnicas de inspeção, ausculta, palpação e percussão para identificar sinais e sintomas de problemas de saúde.
Como adiantei na abertura do artigo, trata-se de uma das etapas do exame clínico, executado durante a consulta médica ou de enfermagem.
Mais especificamente, a avaliação física corresponde à segunda parte da assistência, que começa com uma entrevista roteirizada chamada anamnese.
Durante a conversa, o profissional de saúde se apresenta e faz alguns questionamentos, com o objetivo de conhecer o histórico do paciente, alergias, comorbidades, remédios em uso, etc.
Além, é claro, de perguntar sobre o motivo da visita ao consultório, sintomas atuais, sua intensidade e duração.
Uma vez finalizada a anamnese, o profissional avança para o exame físico para uma análise completa, que pode, ainda, dispor de exames complementares para fechar o diagnóstico.

A avaliação física corresponde à segunda parte da assistência, que começa com uma anamnese
Qual a importância do exame físico na consulta médica?
O exame físico mostra sinais de anormalidades na anatomia ou no funcionamento do corpo.
Dessa forma, complementa as informações coletadas durante a anamnese, apoiando um diagnóstico confiável e a recomendação do tratamento adequado.
Afinal, a avaliação física permite verificar os sintomas referidos pelo paciente durante a entrevista, embasando conclusões certeiras sobre a hipótese diagnóstica.
Também possibilita a identificação de manchas, caroços, sons internos ou sinais vitais alterados, viabilizando uma intervenção rápida e bem direcionada.
Ou seja, a etapa de exame físico é fundamental para qualificar a consulta médica, bem como a solicitação de exames complementares, a escolha e monitoramento do tratamento.
O que é avaliado em um exame físico?
Os detalhes avaliados dependem da queixa de saúde e do profissional responsável pelo exame físico, principalmente considerando a especialidade médica em que atua.
Um cardiologista provavelmente dará mais atenção a possíveis alterações e sintomas de problemas no coração, enquanto um neurologista aprofundará a investigação de sinais de doenças do sistema nervoso.
No entanto, existem aspectos gerais que costumam fazer parte de qualquer avaliação física, tais como:
- Aferição de sinais vitais
- Análise do estado mental e nível de consciência
- Inspeção das jugulares
- Palpação de pulsos
- Ausculta de sons cardíacos e sons pulmonares.
Esses itens podem mudar conforme características como a idade do paciente.

Em uma consulta com pediatra, por exemplo, é comum haver medições de peso, altura e outras medidas para verificar se estão dentro dos padrões de normalidade para as fases da infância e adolescência.
Roteiro de exame físico em consulta médica
O exame começa posicionando o paciente de forma confortável e que facilite a avaliação.
Na sequência, vêm as seguintes etapas:
Aferição dos sinais vitais
Existem quatro parâmetros analisados nesta primeira fase:
- Frequência cardíaca: verificada por meio da pulsação, revela a quantidade de batimentos cardíacos por minuto (bpm). Um adulto saudável em repouso tem a FC entre 60 e 100 bpm
- Frequência respiratória: mostra o número de respirações completas em um minuto, que fica entre 12 e 20 mrm (movimentos respiratórios por minuto) em um adulto saudável
- Pressão arterial: evidencia a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias quando bombeado pelo coração. O valor ideal para um adulto saudável é de 120/80 mmHg (ou 12 por 8)
- Temperatura: corresponde ao resultado entre ganho e perda de calor pelo organismo, sendo a faixa normal entre 36,1ºC e 37,2ºC para qualquer idade.
Então, o exame físico passa à etapa de inspeção.
Inspeção
Consiste na observação visual do corpo, verificando aspectos como a forma, simetria, cor e cheiro.
Pode mostrar manchas, protuberâncias, edemas (inchaços), sinais de falta de oxigênio nas células (cianose, que torna azuladas partes como os lábios e unhas), entre outras anormalidades.
Palpação
Essa técnica utiliza as mãos para identificar alterações de temperatura, estado de hidratação, textura, forma, movimento, sensibilidade e pulsação.
Segundo orienta este procedimento operacional padrão (POP), deve-se palpar órgãos, glândulas, vasos, pele, músculos e ossos, a fim de detectar a presença ou ausência de massas.
Também são avaliados o aumento de um órgão, aumento ou diminuição da sensibilidade, edema, espasmo ou rigidez muscular, elasticidade, vibração de sons vocais, crepitação, umidade e diferenças de texturas.
Percussão
Na percussão, sons emitidos por diferentes órgãos e tecidos são avaliados por meio da aplicação de toques e “golpes” leves.
Eles permitem determinar aspectos como a posição, tamanho e densidade das estruturas para detectar alterações.
Ausculta
Usa instrumentos simples para ouvir sons internos do organismo, como o estetoscópio.
Os mais comuns são os sons cardíacos e os sons respiratórios, escutados através da ausculta pulmonar.

O exame físico mostra sinais de anormalidades na anatomia ou no funcionamento do corpo
Como avaliar o resultado de um exame físico?
O resultado é avaliado imediatamente pelo médico responsável, podendo fundamentar um diagnóstico clínico junto à anamnese.
Nesse caso, o diagnóstico dispensa exames complementares, pois os dados clínicos são suficientes para orientar o tratamento adequado, embasando a prescrição médica.
Em outros cenários, é preciso passar por exames cardiológicos, de diagnóstico por imagem e outros para confirmar a hipótese diagnóstica.
Então, o paciente deve comparecer ao retorno de consulta para ser aconselhado sobre as terapias disponíveis.
Como funciona o exame físico em uma consulta online?
Embora não haja contato físico direto durante a teleconsulta, o médico dispõe de recursos de áudio e vídeo para conduzir parte do exame físico dentro da plataforma de telemedicina.
A principal delas é a inspeção, realizada na consulta por videoconferência e que permite observar fatores como:

- Aparência e disposição
- Alterações na fala
- Distorções ou paralisia facial
- Manchas, caroços e outras marcas
- Características da tosse
- Coloração da pele.
Os sinais vitais podem ser medidos à distância com o auxílio de termômetros, aparelhos de pressão e outras tecnologias utilizadas em casa, e compartilhados com o médico online.
Desse modo, o profissional dispõe de mais informações para dar o encaminhamento necessário com toda a comodidade, a partir da assistência sem sair de casa.
Acesse este link para agendar uma teleconsulta na plataforma Morsch!
Conclusão
Gostou de saber mais sobre o exame físico?
Compartilhe o artigo para que mais pessoas conheçam essa importante ferramenta de saúde!
Leia também outros conteúdos sobre saúde e bem-estar aqui no blog.