Atribuições da CIPA: saiba quais são e entenda qual a importância

Conhecer as atribuições da CIPA é relevante não apenas para os membros desse grupo, mas também para os gestores e demais empregados.
Isso porque a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio é um dos órgãos de saúde e segurança do trabalho dentro das empresas.
Dessa forma, exerce papel essencial na conscientização e prevenção de ocorrências.
Ao longo do texto, discorro sobre o objetivo e responsabilidades da CIPA, além de apresentar serviços de telemedicina ocupacional que simplificam a entrega de relatórios de SST.
Se o tema interessa, não perca uma só linha!

Quais são as atribuições da CIPA?
As atribuições da CIPA estão listadas no item 5.3.1 da NR-5, norma regulamentadora que trata sobre a comissão.
No total, são citados 10 tópicos, conforme comento a seguir:
1. Acompanhar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos
Cabe aos cipeiros dar suporte aos profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e outros especialistas desde as etapas iniciais do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).
A CIPA também deve participar e monitorar a adoção de medidas de prevenção implementadas pela empresa.
2. Registrar a percepção dos riscos dos trabalhadores
Essa tarefa pode ser feita utilizando o mapa de risco ou outra técnica ou ferramenta apropriada, com assessoria do SESMT, onde houver.

3. Vistoriar ambientes e condições de trabalho
É fundamental realizar vistorias periódicas para identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
4. Elaborar plano de trabalho focado em prevenção
Com base nos riscos ocupacionais e sua percepção, a CIPA poderá produzir um plano que possibilite a ação preventiva em SST.
5. Apoiar programas prevencionistas
A equipe deve participar no desenvolvimento e implementação de programas relacionados à medicina e segurança do trabalho.
6. Participar da análise de acidentes e doenças relacionados ao trabalho
Outra atividade que deve contar com a participação dos cipeiros é a análise dos acidentes de trabalho e doenças que acometem os empregados.
Assim, será possível propor medidas para a solução dos problemas identificados.

O principal objetivo da CIPA é apoiar a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais
7. Requisitar informações sobre questões relacionadas SST
Quando necessário, a CIPA solicita documentos e dados ao empregador, a exemplo das Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT), resguardados o sigilo médico e as informações pessoais.
8. Propor análise de situações de risco grave e iminente
Diante de condições ou situações de trabalho nas quais a CIPA considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores, ela deve propor análise imediata ao SESMT ou aos gestores.
Se for o caso, também deve sugerir a interrupção das atividades até a adoção das medidas corretivas e de controle.
9. Promover a SIPAT
Desde a programação até a realização das atividades, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é organizada pela CIPA, com o apoio do SESMT.
Esse é um evento anual que trata de questões referentes à SST, junto a outros temas de interesse, como a promoção da saúde no trabalho e na vida pessoal.

10. Atuar na prevenção à violência no trabalho
Desde a última atualização da NR-5, feita em 2022, a CIPA recebeu a tarefa de incluir ações de prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho.
Esses temas devem estar presentes nas práticas de conscientização, orientação etc.
Qual o objetivo da CIPA?
O principal objetivo da CIPA é apoiar a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.
Para tanto, a Comissão reúne representantes do empregador e dos trabalhadores, que atuam em conjunto como mediadores dos interesses de ambas as partes para chegar a um consenso.
Nesse cenário, há maior agilidade na solução de problemas relativos à SST
Qual a importância da CIPA?
Como órgão de saúde e segurança no trabalho, a CIPA contribui para preservar a vida, a integridade e o bem-estar dos funcionários.
E reverter o cenário preocupante de ocorrências nas empresas do Brasil, que registraram um acidente fatal a cada 3 horas entre 2012 e 2022, segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (Smartlab).
No período, foi contabilizado um total de 7 milhões de ocorrências, com 28 mil resultando em morte do trabalhador, perdas irreparáveis para a família e a sociedade.
Os acidentes e doenças ainda geram consequências como absenteísmo, afastamento do trabalho, perda de produtividade e rentabilidade para as empresas.
Ameaçando a saúde mental dos profissionais, 41% dos casos de assédio no Brasil ocorrem no trabalho, conforme evidenciou a Pesquisa Mapa do Assédio no Brasil 2024, realizada pela KPMG.
Contando com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio eficaz, é possível evitar ou ao menos reduzir as ocorrências e seus danos.
A atuação da CIPA ainda dá suporte às atribuições do SESMT e dos gestores, agregando a visão prática dos trabalhadores às estratégias preventivas.

A CIPA contribui para preservar a vida, a integridade e o bem-estar dos funcionários
Vantagens da telemedicina na saúde ocupacional
Com o avanço da telemedicina na saúde ocupacional, empresas podem otimizar seus programas de prevenção, diagnóstico e acompanhamento de trabalhadores.
Uma boa plataforma de telemedicina oferece laudos a distância, agilizando processos e reduzindo custos operacionais.
Além disso, exames de imagem são interpretados online, garantindo maior rapidez na tomada de decisão.
A estratégia de telediagnóstico permite a realização de exames específicos, como espirometria ocupacional para avaliar a capacidade pulmonar, eletroencefalograma ocupacional para verificar a atividade elétrica cerebral e eletrocardiograma para monitorar o coração.
Dessa forma, problemas de saúde são identificados precocemente, promovendo intervenções rápidas e eficazes.
Essa tecnologia também assegura maior precisão e confiabilidade nos resultados, elevando a qualidade do atendimento.
Tudo isso favorece um cuidado integral.
Conheça o serviço de laudos da Telemedicina Morsch e tenha especialistas à sua disposição!

Conclusão
Agora que está por dentro das atribuições da CIPA, você pode reforçar a atuação desse importante grupo em prol de mais qualidade de vida no trabalho.
Conte com a Morsch para cuidar melhor da saúde de seus colaboradores.
Se achou o artigo útil, compartilhe!
Acompanhe mais novidades sobre medicina ocupacional em nosso blog.