Receita de amantadina: como conseguir e renovar a prescrição

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de maio de 2024
Receita de amantadina

Quer entender como funciona a receita de amantadina?

Então, siga com a leitura deste artigo.

Nos tópicos abaixo, conto os detalhes sobre a prescrição deste fármaco antiparkinsoniano, além de trazer um passo a passo para obter e renovar sua receita digital.

Qual é a receita de amantadina?

O documento necessário para adquirir a amantadina é a receita C1.

Emitida em duas vias iguais, ela é conhecida como receita de controle especial, pois permite o rastreamento por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isso porque o medicamento só está sujeito à venda com retenção de receita, exigindo que a primeira via fique na farmácia ou drogaria no momento da compra.

Já a segunda via permanece com o paciente ou cuidador, uma vez que é destinada à orientação médica sobre dosagem, via de administração, horários e outros fatores que colaboram para um tratamento bem-sucedido.

Essas regras de prescrição se aplicam a todas as substâncias que compõem a lista C1 da Instrução Normativa SVS/MS nº 344/1998, que aprovou o regulamento de remédios controlados no Brasil.

Além de antiparkinsonianos como a amantadina, o grupo é formado por antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, antidemenciais e antipsicóticos.

Todos são prescritos através da receita branca especial, que tem validade de 30 dias e pode dar acesso a remédio suficiente para 60 dias de tratamento.

Como conseguir receita de amantadina

A prescrição médica encerra o atendimento dado por esse profissional.

Então, é preciso marcar uma consulta online ou presencial para conseguir uma receita com segurança.

Desta maneira, você vai receber o diagnóstico e tratamento corretos, fornecidos após uma avaliação completa.

Esta avaliação começa com uma conversa estruturada chamada anamnese médica, que tem como objetivo entender melhor os sintomas, possíveis causas, sua intensidade e impacto na rotina.

Junto a informações de interesse do histórico do paciente, a exemplo de cirurgias prévias, remédios de uso contínuo, comorbidades e alergias.

Para completar a etapa de exame clínico, o profissional avalia os sistemas do organismo para identificar possíveis alterações patológicas.

Por fim, pode ainda fazer a solicitação de exames complementares.

Tudo para confirmar ou afastar a hipótese diagnóstica, que vai dar base à abordagem terapêutica – e entrega da receita médica.

Como renovar receita de amantadina pela internet

Avanços da tecnologia na saúde permitiram a emissão da receita médica online via teleconsulta, como expliquei acima.

Outra inovação viabilizada pela telemedicina é a possibilidade de renovar uma receita que está perdendo ou acaba de perder a validade em poucos cliques.

Usando a plataforma Morsch, basta seguir o roteiro:

  • Se for seu primeiro acesso, selecione “Criar conta” e preencha os campos com seus dados
  • Selecione a opção de renovação de receita
  • Confirme o pagamento.

Pronto!

Agora é só aguardar pelo e-mail com sua nova receita C1.

Conclusão

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre a receita de amantadina, que pode ser entregue em formato impresso ou pela plataforma de telemedicina.

Caso precise de aconselhamento médico, marque já uma consulta por videoconferência com o profissional de sua escolha.

Clique aqui e selecione o dia e hora mais convenientes para receber assistência médica sem sair de casa.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin