Veja a importância e os principais avanços da tecnologia em enfermagem

Por Dr. José Aldair Morsch, 12 de março de 2021
Tecnologia em enfermagem: veja a importância e os principais avanços

A tecnologia em enfermagem é uma área que tem influência direta sobre o desempenho dos profissionais de saúde e sobre a qualidade com que é desenvolvida a assistência aos pacientes.

Por mais que as clínicas e hospitais atualmente estejam transformando as suas rotinas com o rápido desenvolvimento de novas ferramentas digitais, os recursos tecnológicos sempre foram indispensáveis no segmento médico e de enfermaria.

Assim, compreender a sua importância e acompanhar os seus principais avanços não é apenas um diferencial para aprimorar as atividades nas unidades de saúde, mas sim uma obrigação para que as suas rotinas sigam da maneira mais adequada possível.

Por entender que o domínio da tecnologia em enfermagem é imprescindível no cotidiano de qualquer profissional da área, preparei este artigo completo sobre o assunto.

Qual é a importância da tecnologia em enfermagem?

O uso da tecnologia em enfermagem proporciona diversos benefícios e avanços. Isto é, não só para o segmento em si, mas para a área da saúde como um todo.

Isso porque, a principal finalidade desses recursos é impulsionar a produtividade dos profissionais, bem como a qualidade dos seus meios de atuação.

Ou seja, ao otimizar processos e aprimorar as rotinas clínicas hospitalares, a tecnologia não só favorece as atividades desempenhadas pelos enfermeiros, como  também otimiza seu tempo e lhes garante mais foco em suas funções-chave.

Isso significa ganho de tempo e de rendimento, para que os profissionais de enfermagem possam se dedicar com ainda mais excelência àquilo que realmente importa: a atenção à saúde física e emocional dos pacientes!

Nesse sentido, a tecnologia em enfermagem também proporciona ferramentas que aumentam as possibilidades da assistência prestada, como é o caso dos equipamentos cada vez mais avançados de tratamento, atendimento e diagnóstico.

Antes de me aprofundar nessas inovações, no próximo item vou explorar melhor como é a relação entre os avanços tecnológicos e o desenvolvimento da área de enfermaria.

A relação entre tecnologia e saúde

Seria impossível tratar sobre o constante aprimoramento da área da saúde sem mencionar sua relação direta com os avanços da tecnologia.

Dado que, atualmente seria impossível imaginar a enfermagem e a medicina atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças sem o apoio de recursos tecnológicos.

Nesse sentido, um dos marcos mais importantes no segmento foi a descoberta dos Raios-X em 1895, que rapidamente transformou os processos diagnósticos.

A partir disso, diversos outros avanços foram possibilitados, como é o caso da ressonância magnética, da tomografia e muitas outras ferramentas tecnológicas.  

Nos dias de hoje, o desenvolvimento da tecnologia em enfermagem segue em plena expansão, mas dessa vez sob a influência da era digital.

Ao fornecer apoio e otimizar as rotinas nas clínicas e hospitais, os instrumentos tecnológicos hoje são indispensáveis para o trabalho adequado dos enfermeiros.

Contudo, isso não significa que a tecnologia está se aprimorando para substituir a função dos profissionais. Na verdade, a atuação da enfermagem é imprescindível, e as inovações são voltadas diretamente ao aprimoramento de suas rotinas.  

Isso significa que, mais que beneficiar-se dos avanços tecnológicos, os enfermeiros devem se incumbir da responsabilidade de utilizá-los em prol dos pacientes.

Dessa maneira, é também função dos profissionais da área conhecer quais são as tecnologias em enfermagem disponíveis e suas possibilidades de utilização, a fim de garantir o melhor nível possível de cuidado às pessoas atendidas.

Em poucas palavras, uma das funções mais importantes dos enfermeiros é saber aliar seus conhecimentos e práticas profissionais ao uso das ferramentas tecnológicas em saúde, sempre em prol da assistência aos pacientes.

Assim, para que isso seja possível, é fundamental conhecer e acompanhar as principais inovações e avanços da tecnologia na área.

Sabendo disso, nos itens seguintes, vou discorrer sobre os principais tipos e aplicações das atuais tecnologias em enfermagem.

Quais são os tipos de tecnologia em enfermagem?

Antes de tratar sobre os avanços e aplicações das tecnologias em enfermagem modernas, é importante esclarecer como elas se segmentam.

Em geral, as inovações da área podem ser divididas em três grandes grupos:

1. Tecnologia biomédica

As tecnologias biomédicas correspondem a todos os recursos e equipamentos empregados pelos profissionais de saúde para o atendimento dos pacientes.

Ou seja, são os meios que auxiliam e otimizam as práticas clínico hospitalares, seja para a assistência, tratamento, monitoramento ou diagnóstico dos indivíduos atendidos.

Assim, os exemplos de tecnologias biomédicas incluem desde os aparelhos de diagnóstico por imagem, até prontuários eletrônicos, robôs para cirurgias, entre outros recursos que viabilizam e aprimoram as rotinas em saúde.

2. Tecnologia da comunicação

Por sua vez, as tecnologias de comunicação são aquelas de uso remoto. Ou seja, que independem de barreiras geográficas para beneficiar a prática profissional e o atendimento aos pacientes.

Graças a elas, enfermeiros e médicos que estão distantes uns dos outros podem trocar informações, experiências e orientações, a fim de garantir uma assistência mais qualificada e especializada em saúde.

Além disso, pacientes sem acesso a especialistas ou em áreas de difícil acesso podem se beneficiar de atendimentos à distância ou de diagnósticos mais precisos sem precisar se deslocar (o que também é importante no contexto pandêmico de isolamento social).

Dessa maneira, entre os exemplos das tecnologias de comunicação em saúde, estão:

  • Teleconsultas;
  • Teleinterconsultas;
  • Telelaudos.

3. Tecnologia da informação

Existem ainda as tecnologias da informação, que apoiam o gerenciamento de dados e aprimoram os processos ligados às rotinas nas clínicas e hospitais.

Quais são as principais aplicações da tecnologia em enfermagem?

Nas unidades de saúde, sua finalidade é organizar e aumentar a disponibilidade de informações adequadas para uma assistência mais precisa aos pacientes.

Com isso, bons exemplos na área incluem:

  • Softwares de gerenciamento;
  • Ferramentas, como os prontuários eletrônicos, que integram e organizam os dados das pessoas para que fiquem disponíveis aos profissionais interessados com mais facilidade.

No mesmo sentido, um exemplo que não se restringe apenas à área da saúde são as próprias pesquisas na internet. 

Neste caso, a tecnologia da informação disponibiliza conhecimentos de maneira ampla e prática, para que os enfermeiros se qualifiquem e se desenvolvam ainda mais, aprimorando assim o atendimento dos pacientes.

Quais são as principais aplicações da tecnologia em enfermagem?

Agora você já conhece os diferentes tipos de tecnologia em enfermagem!

Descubra quais são as aplicações que essas áreas proporcionam para beneficiar as rotinas profissionais e a qualidade do atendimento aos pacientes:

Avanços para cirurgias e reabilitação

No segmento cirúrgico, foram os avanços tecnológicos que proporcionaram o uso dos equipamentos, materiais e recursos que hoje viabilizam intervenções cada vez mais delicadas e complexas.

Em relação às inovações que atualmente impulsionam a área, a robótica está ganhando um espaço crescente, permitindo que procedimentos minuciosos sejam feitos de forma ainda mais avançada, segura e inteligente.

Nesse contexto, o papel dos enfermeiros é de suma importância, pois são eles que atuam ao lado do cirurgião e de sua equipe para garantir o devido preparo do paciente, seu acompanhamento na cirurgia e os cuidados no pós-operatório.

Assim, conhecer e dominar os recursos tecnológicos empregados é fundamental, pois só assim é possível prestar a assistência correta no pré e no pós-cirúrgico, bem como otimizar o processo de reabilitação do operado.

Difusão de testes rápidos para COVID-19

No atual cenário de pandemia, garantir a devida testagem da população é indispensável para prestar a assistência adequada.

Contudo, com a necessidade de desafogar as unidades de atendimento, com a escassez de kits diagnósticos, além da própria necessidade de isolamento social, é indispensável fazer a devida triagem antes dos testes.

Ou seja, mais que identificar os infectados, é preciso direcionar as testagens adequadamente, para que elas não sejam redundantes e sejam apenas voltadas para aqueles com riscos reais de infecção.

Nesse sentido, a tecnologia em enfermagem se destaca através dos chatbots, em que perguntas automáticas são encaminhadas para os pacientes diretamente em seus smartphones, tablets ou computadores.

A partir das respostas sobre os sintomas da doença, a Inteligência Artificial seleciona aqueles que precisam da testagem e os encaminha para o diagnóstico. Além disso, o próprio sistema fornece as primeiras orientações.

Dessa maneira, a tecnologia em enfermagem facilita e agrega mais qualidade no processo de atendimento, também minimizando e otimizando todos os esforços de triagem.

Prontuários eletrônicos inteligentes

O prontuário eletrônico é um tipo de documento digital que reúne e organiza todas as informações dos pacientes. Nele, estão contidos dados clínicos, diagnósticos e medicamentosos.

Por meio da sua utilização, é possível garantir muito mais produtividade em termos de organização e atendimento, já que as informações relevantes dos indivíduos estão sempre disponíveis de maneira simplificada a todos os profissionais autorizados.

Dessa maneira, a tecnologia em enfermagem possibilita que os profissionais otimizem seu tempo e se dediquem mais aos pacientes.

Telemonitoramento

O telemonitoramento é outra tecnologia em enfermagem e em saúde que otimiza e facilita o trabalho dos profissionais nas clínicas e nos hospitais.

Isso porque, por meio de recursos de comunicação, os enfermeiros podem ter um contato contínuo e imediato com os pacientes, sempre que necessário e até para sanar emergências.

Além disso, a modalidade permite o uso de equipamentos diagnósticos acoplados nas pessoas atendidas à distância, para que as condições de saúde e eventuais alterações sejam sempre monitoradas e as intervenções necessárias sejam feitas imediatamente.

Trata-se de um recurso muito importante para pacientes crônicos, idosos ou em condições especiais de saúde, que precisam de acompanhamento constante e nem sempre podem se deslocar com frequência às unidades de saúde.

Telelaudos

No caso dos telelaudos, os enfermeiros podem atuar de forma mais autônoma dentro das clínicas durante os diagnósticos dos pacientes.

Isso porque, a modalidade elimina a necessidade de um corpo clínico presente para interpretar e laudar as informações obtidas nos equipamentos de exames.

Por meio do telelaudo, os aparelhos diagnósticos são conectados à internet. Assim, os enfermeiros orientam, preparam e atendem os pacientes apenas durante sua utilização.

Logo após o uso do equipamento, os dados obtidos são enviados automaticamente para uma central de Telemedicina, que conta com especialistas disponíveis integralmente.

Esses especialistas recebem as informações, elaboram os laudos e os enviam para a unidade de atendimento no mesmo dia (ou em poucos minutos em situações de emergência).

Dessa maneira, o telelaudo não só barateia os serviços diagnósticos, como também otimiza as rotinas clínicas e facilita a atuação dos enfermeiros, que não precisam se preocupar em anotar ou encaminhar as informações.  

Uso de impressoras 3D para saúde

Por fim, eu não poderia deixar de mencionar o uso de impressoras 3D como um dos principais avanços na área de tecnologia em enfermagem e em saúde.

Cada vez mais difundidos em diversos segmentos do mercado, esses equipamentos literalmente permitem a impressão de diferentes tipos de materiais ou equipamentos.

Com essas impressoras, os insumos hospitalares e de enfermaria se tornam mais baratos, práticos e acessíveis para os profissionais.

Suas aplicações podem ir desde situações simples, como a impressão de viseiras protetoras (amplamente utilizadas no enfrentamento da COVID-19);

Uso de impressoras 3D para saúde

Até em casos mais complexos, como na impressão de órgãos para transplante (que ainda está em fase de estudos, mas promete ser uma inovação que vai beneficiar profundamente o futuro da medicina).

Por que investir na tecnologia em enfermagem?

Ao compreender as aplicações da tecnologia em enfermagem que abordei até aqui, é fácil perceber como as inovações da área beneficiam significativamente as rotinas dos profissionais e a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes.

Entre as vantagens mais significativas que os avanços tecnológicos proporcionam para enfermeiros e demais profissionais de saúde, destaco:

Auxílio nas rotinas de auditoria em saúde

Nos processos de auditoria, os enfermeiros precisam ter critérios rigorosos quanto aos procedimentos adotados e em relação à segurança dos processos.

Com a tecnologia em enfermagem, essas responsabilidades são amplamente favorecidas, já que é possível atingir um nível muito mais elevado de precisão e organização.

Assim, mais que beneficiar o ordenamento das rotinas, os processos bem definidos facilitam o monitoramento e a devida arguição de tudo o que é feito ou utilizado na unidade clínica ou hospitalar.

Além disso, com sistemas organizacionais, os enfermeiros têm mais precisão em:

  • Organizar os seus insumos;
  • Têm acesso a preços de referência;
  • Podem elaborar cotações de compra;
  • Entre outras facilidades relacionadas.

Mais produtividade e redução de custos

Por falar em integração e precisão, é indiscutível que a adesão de recursos e softwares de automação favorecem o gerenciamento e a produtividade do trabalho.

Seja nos recursos disponibilizados pelos próprios equipamentos, ou por sistemas de organização e ferramentas como o Prontuário Eletrônico, os processos internos são amplamente favorecidos, otimizando custos e procedimentos.

Outro exemplo são as ferramentas de armazenamento e integração de dados. Nesse contexto, os profissionais podem contar com um repositório muito mais prático e otimizado de informações para consultas e rotinas.

Melhorias no atendimento assistencial

Com a evolução proporcionada pelos avanços que abordei ao longo do artigo, as práticas e rotinas nas unidades de saúde se tornaram cada vez mais seguras, objetivas e assertivas.

Muito além das ferramentas digitais para atendimento e diagnóstico, a tecnologia em enfermagem também garantiu avanços e melhorias em:

  • Insumos;
  • Equipamentos de trabalho;
  • EPIs;
  • Aparelhos médicos, entre outros.

Respaldo para suporte e atendimento ao paciente

Mais que favorecer e facilitar as práticas profissionais, a tecnologia em enfermagem também gera benefícios muito importantes para os pacientes.

Com o aumento da qualidade e da precisão nas rotinas clínicas hospitalares, o suporte e o atendimento dos pacientes se tornou muito mais completo, preciso, contínuo, seguro e humanizado.

Como exemplo, posso citar novamente a Telemedicina, que permite mais foco nos indivíduos, independentemente de barreiras geográficas.

Com ela, as práticas em saúde se tornam mais democráticas, acessíveis e viáveis para todos os envolvidos na cadeia de atendimento.

A Telemedicina Morsch auxilia procedimentos à distância

Não é por acaso que encerrei a lista de benefícios da tecnologia em enfermagem com a Telemedicina.

Considerada uma das principais tendências em saúde, ela se tornou cada vez mais difundida e avançada ao redor do mundo.

Cada vez mais, a medicina remota promete se tornar parte definitiva das rotinas de clínicas, laboratórios e hospitais.

Com isso, enfermeiros e profissionais de saúde em geral precisam estar prontos para a sua adesão e optar por sistemas de referência na área.

Desde 2005, a Telemedicina Morsch oferece o que há de melhor no segmento, por meio de uma plataforma e um marketplace médico desenvolvidos com foco total nas necessidades de enfermeiros, médicos e demais agentes de saúde.

Disponibilizando mais de 50 especialistas remotos em todas as áreas de medicina, já atendemos a mais de 1000 clínicas em todo o Brasil e estamos prontos para proporcionar todas as vantagens próprias da tecnologia em enfermagem.

Nossas principais frentes incluem:

  • Teleconsultas;
  • Telemonitoramentos;
  • Prontuários eletrônicos em nuvem;
  • Telediagnósticos com laudos à distância.

Porém, nossos recursos e soluções vão ainda além dessas opções, conferindo ferramentas completas para as mais diversas necessidades clínico hospitalares.

Quer descobrir tudo sobre nossos benefícios e ferramentas? Clique aqui e saiba mais!

Conclusão

A tecnologia em enfermagem não engloba apenas os avanços que tendem a transformar e otimizar os rumos da medicina. Na verdade, ela já é presente nas rotinas das unidades de saúde e tem um papel indispensável para o desempenho de qualquer profissional da área.

Assim, compreender suas tendências e transformações é indispensável para os enfermeiros, que devem se preparar para as suas inovações, bem como dominar os recursos que hoje já estão disponíveis para as clínicas, hospitais e para os próprios pacientes.

Se você quer acompanhar o que há de mais novo e importante no segmento, não deixe de conferir os próximos artigos de nosso blog. Clique aqui para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre tecnologia em enfermagem e nas demais frentes médicas!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE