Exemplos de site de médicos para se inspirar e acompanhar
O que é preciso fazer para construir um site de médicos eficiente?
Com o mundo cada vez mais digital, a maioria dos profissionais da área já percebeu que precisa ter seu próprio espaço na internet.
Porém, não basta criar um design bonito para alcançar, conquistar e fidelizar os pacientes: é preciso se diferenciar dentre os vários endereços eletrônicos que existem.
Certamente, conhecimentos em tecnologia, design, otimização e conteúdo de qualidade fazem a diferença nesse cenário. Mas será que isso basta?
Para responder a essa e outras questões, vale observar algumas referências de sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior.
Neste artigo, trago exemplos, exigências e dicas para criar ou melhorar o seu endereço na web.
Acompanhe até o final e verá como alguns passos simples podem transformar a visão do público sobre você e sua clínica ou consultório.
Sites de médicos: qual seu objetivo?
Vamos começar com a pergunta chave para qualquer planejamento: qual é o propósito do seu site?
Mencionei, um pouco acima, que a mudança de hábitos do consumidor – que busca produtos e serviços cada vez mais pela internet – motivou muitos médicos a investir num site.
Esse é um bom ponto de partida.
No entanto, é preciso pensar em objetivos de longo prazo.
Agora que você ou seu negócio já podem ser encontrados na web, o próximo passo é definir as prioridades.
Um site pode servir para disseminar informações, divulgar produtos e serviços, conquistar e manter clientes que se interessam por um setor, como a saúde.
Dependendo da sua intenção e necessidade, o endereço eletrônico será mais institucional, para marcação de consultas e procedimentos construção de autoridade ou oferta de conteúdo.
Sites institucionais são aqueles mais simples, que existem para mostrar informações oficiais sobre um profissional ou uma organização.
Eles costumam ser sucintos, com poucas páginas abordando a história da instituição, valores, serviços e produtos disponíveis e contatos atualizados.
Na área médica, é comum haver websites dedicados ao agendamento de consultas, exames ou tratamentos, uma vez que facilitam a vida de pacientes e funcionários.
Quando falamos de construção de autoridade no mundo digital, estamos nos referindo ao processo que trabalha a imagem corporativa, mostrando que o profissional ou empresa dominam os assuntos do seu mercado de atuação.
Isso é importante para ganhar a lealdade do cliente, que sentirá segurança ao contratar pessoas experientes e capacitadas.
A criação de conteúdo costuma ser parte da estratégia de construção de autoridade, pois artigos, e-books, tabelas e outros materiais ricos demonstram a expertise do profissional.
Depois de escolher o objetivo central do seu site, você terá clareza para definir tempo e recursos que serão dedicados a ele.
Normas e legislação para criação de site de médicos, clínicas e consultórios
Endereços eletrônicos servem para promover serviços e produtos, ou seja, são ferramentas de comunicação e marketing.
Por isso, sites de médicos no Brasil precisam seguir regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina no Manual de Publicidade Médica.
Esse documento deve nortear qualquer exposição do médico ou estabelecimento de saúde, obedecendo a princípios éticos e de orientação educativa.
Ou seja, na área médica, é vedada a publicidade baseada em informações inverídicas, de modo sensacionalista ou com foco promocional.
Tenha cuidado ao selecionar o conteúdo do seu site, a fim de não ferir os princípios expressos no manual.
A seguir, veja alguns exemplos do que não fazer no seu site:
- Apresentar garantia de resultados dos procedimentos
- Usar fotos de pacientes para autopromoção – as famosas imagens “antes e depois”
- Simular a capacidade de realizar procedimentos que estão fora da sua especialidade
- Anunciar técnicas que não sejam comprovadas cientificamente
- Divulgar informações que causem alarde junto à população, como o alerta de um novo vírus (nesse caso, o médico deve informar seu respectivo Conselho Regional de Medicina em caráter de urgência).
Dicas para site de médicos eficiente
Um site só será eficiente se ele apoiar o objetivo que você definiu. Daí a importância de alinhar as prioridades antes de criar o seu.
Caso já tenha um endereço na web, vale fazer uma avaliação e verificar se está dando o resultado que você busca.
Se a resposta é não, significa que sua estratégia ou a maneira como vem sendo executada precisa ser repensada.
Seja qual for a situação do seu website, considere as dicas abaixo. Apesar de simples, elas têm potencial para alavancar as visitas, contatos, parcerias e outras oportunidades de negócio através do seu espaço na internet.
Site e artigos atualizados para pacientes
Quando recebe uma indicação sobre uma clínica ou consultório de interesse, uma das primeiras atitudes do consumidor é procurar o site para ter mais informações sobre essa empresa.
Porém, pouco adianta encontrar um endereço virtual desatualizado, com telefone e e-mail antigos e artigos publicados anos atrás.
Um site nessa situação indica desleixo e pode até causar desconfiança em um possível cliente, já que está claro que as páginas não recebem manutenção.
O ideal é atualizar seu site de médicos periodicamente.
Se for apenas institucional, procure revisar as informações mensalmente, a fim de não perder oportunidades.
Caso tenha um blog, espaço para dicas e outros conteúdos, estabeleça um calendário de publicações.
Alimentar seu site com novidades ajuda, inclusive, em um melhor ranqueamento em buscas orgânicas (aquelas em que procuramos uma palavra ou termo) no Google.
Site de médicos otimizado para o Google
Por falar em ranqueamento no Google, você já deve ter observado que certos tipos de site e conteúdo aparecem com frequência na primeira página do buscador.
Alguns deles – marcados como “Anúncio” – ganham as primeiras posições porque são patrocinados, ou seja, as empresas pagam para estar ali.
Entre os demais, grande parte conseguiu boas posições de forma espontânea, através de técnicas de otimização de sites conhecidas como SEO (Search Engine Optimization).
Falei sobre uma delas no tópico anterior: manter conteúdos atualizados.
Utilizar palavras-chave no conteúdo e investir em técnicas de programação para tornar os links amigáveis são outros pontos relevantes.
Site de consultório responsivo para mobile
Dados da pesquisa PNAD Contínua TIC 2017, divulgados em 2018 pelo IBGE, revelaram que 97% dos brasileiros conectados acessaram a internet através do celular no último ano.
Em contrapartida, o uso de computadores pessoais ou notebooks passou de 63,7% para 56,6% no período.
Os números demonstram que não faz mais sentido desenvolver sites inadequados aos dispositivos móveis, pois a maioria do público fará o acesso via smartphone.
Então, invista em um endereço virtual responsivo, que se adapta automaticamente a qualquer tamanho de tela.
Assim, você facilita a navegação pelas suas páginas e melhora o posicionamento delas na busca orgânica.
Conteúdo com referências e fontes relevantes para site de clinicas médicas
Atualmente, existe uma infinidade de dados na internet.
Parte deles é útil e pode apoiar os conteúdos publicados no seu site ou blog corporativo.
No entanto, lembre-se que essas informações serão relacionadas a você e ao seu negócio e, por isso, devem ser confiáveis e relevantes para as pessoas.
Não vale a pena arriscar sua credibilidade citando uma fonte suspeita, concorda?
Aposte, então, em fontes oficiais da área médica, como a Organização Mundial da Saúde, livros e artigos científicos para dar suporte aos seus textos, vídeos e outros conteúdos.
15 Sites de médicos e saúde de referência nacional e internacional
Além dos insights para ganhar uma boa posição no Google, facilitar a navegação e construir conteúdos de qualidade, investir em diferenciais é uma boa ideia.
Layout organizado e espaço para tirar dúvidas são algumas ferramentas que agregam valor ao seu site, atraindo mais visitantes e fidelizando clientes.
Nesse cenário, faz sentido avaliar endereços virtuais concorrentes, a fim de observar os pontos fortes e se inspirar para melhorar o desempenho do seu site.
Afinal, muitas inovações partem da combinação entre um bom repertório e uma nova ideia.
Nos próximos tópicos, vou apontar os endereços bem posicionados no Brasil e no exterior, reforçando seu diferencial.
Site de Médicos: Referências Nacionais
Agora que já conhece as dicas básicas, confira exemplos de site de médicos que podem servir como modelo para o seu endereço virtual.
Isso não significa que você vai copiar as ideias da concorrência, mas sim ter uma base para pensar seu próprio site.
#1 Dr. Drauzio Varella
Um dos médicos mais famosos do Brasil tem seu site hospedado pelo UOL, com foco em informações de interesse público.
Temas relevantes e seções com perguntas e respostas são a marca do Dr. Drauzio Varella, e aparecem em destaque no endereço virtual.
#2 Albert Einstein
Simples e intuitivo, o site representa bem uma das maiores referências em hospitais no país.
Nele, encontramos desde o apoio a causas na área da saúde, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), até a elucidação sobre exames complexos.
#3 Academia Médica
Formado por artigos escritos colaborativamente por diversos especialistas, o site apresenta uma coletânea de informações técnicas aplicadas ao dia a dia.
Para atrair profissionais da saúde, essa comunidade investe em temas mais complexos e navegação simples.
#4 MD Saúde
Com o objetivo de disseminar informações para leigos, o site se destaca por cobrir uma ampla gama de temas, especialistas e dados de medicamentos.
Um dos destaques vai para os artigos que simplificam as informações contidas em bulas de remédios.
#5 Dr. Rondo
Em linguagem simples, o médico leva em seu site informações sobre nutrição, dieta, bem-estar e temas correlatos ao público geral.
Vale destacar um CTA em amarelo, link inserido no alto da página, que facilita a marcação de consultas junto ao especialista.
#6 Dr. Lair Ribeiro
O site deste cardiologista é todo otimizado para a venda de seus cursos, palestras e produtos como livros.
Ainda assim, é uma fonte de informações que atrai leigos e profissionais da saúde, em especial aqueles no início da carreira.
Site de Médicos: Referências Internacionais e artigos
Neste tópico, falo sobre endereços virtuais reconhecidos internacionalmente.
Muitos apresentam artigos e informações relevantes que podem auxiliar você na composição de conteúdo para o seu site.
#7 Mayo Clinic
A clínica conta com unidades espalhadas pelos Estados Unidos, especializadas no tratamento de males complexos.
O site foi pensado para sanar dúvidas e conquistar novos pacientes, mostrando vantagens e a expertise dos profissionais.
#8 National Institute of Health
O site da principal agência de pesquisa médica nos Estados Unidos é um exemplo de organização e usabilidade.
Nele, é possível encontrar informações facilmente, por meio do campo de pesquisa no alto da homepage.
#9 Medscape
Esta plataforma oferece informação atualizada e técnica para profissionais da saúde, que podem ser acessadas através de um site semelhante a portais de notícias.
#10 U.S. News Health
Portal de notícias popular nos Estados Unidos, o U.S. News oferece a página de saúde bem estruturada e dividida conforme o interesse do internauta.
#11 Biomed Central
Este site funciona como um agregador de informações científicas, reunindo notícias de diferentes publicações sobre medicina, ciência, engenharia e tecnologia.
É útil na hora de encontrar novidades e dados para fundamentar artigos e outros conteúdos.
#12 UpToDate
É uma ferramenta que fornece dados para a tomada de decisões assertivas na área da saúde.
As informações são criteriosamente selecionadas por especialistas, alcançando milhões de médicos pelo mundo.
#13 The doctor weighs in
Este portal mostra assuntos em alta na medicina e entre outras categorias profissionais, a partir de artigos de opinião.
#14 Quest Diagnostics
Com foco em serviços de diagnóstico, essa empresa dedica seções do site para pacientes, profissionais de saúde e parceiros.
Essa dinâmica facilita a navegação e solução de dúvidas.
Site Médico sobre Telemedicina e Gestão para Médicos
Para finalizar nossa lista de sites, trago um exemplo sobre telemedicina, uma das tecnologias que vêm se popularizando para qualificar a atuação de clínicas, consultórios e hospitais.
#15 Blog da Telemedicina Morsch
Utilizamos todas as dicas e diferenciais que citei neste artigo para construir conteúdos interessantes e que auxiliam médicos, gestores em saúde e administradores em sua estratégia de negócios.
Visando oferecer uma experiência positiva, simplificamos a navegação e inserimos campos de busca dentro do blog da Morsch.
Visite os links a seguir para conhecer alguns assuntos comuns aqui no blog:
- Artigo sobre Gestão de Consultório Médico
- Artigo sobre Telemedicina
- Artigo sobre Como Atrair Paciente para a Clínica
Além de artigos sobre temas variados, você tem acesso a conteúdos aprofundados, como o e-book sobre Medicina do Futuro. Baixe gratuitamente o seu neste link.
Sobre a Telemedicina Morsch
Ampliar os cuidados de saúde sem deixar a qualidade de lado é uma tarefa difícil, mas possível através de inovações como a telemedicina.
Tendo esse propósito em mente, a Morsch auxilia unidades de saúde de todos os portes no aumento do portfólio e lucro, oferecendo o serviço de laudos médicos à distância.
Com ele, sua unidade ganha em agilidade na emissão dos documentos, acabando com filas e com a espera por resultados de exames.
Radiologia, pneumologia, neurologia e cardiologia são as especialidades que podem se beneficiar com a telemedicina, bastando que os exames sejam feitos com aparelhos digitais.
Os registros são compartilhados via plataforma de telemedicina e avaliados, em seguida, por um time completo de especialistas.
Em seguida, esses profissionais elaboram e assinam digitalmente o laudo médico, que é disponibilizado na mesma plataforma em até 30 minutos.
Pedidos urgentes, por sua vez, são acompanhados em tempo real.
Se a sua clínica ou hospital não possui equipamentos digitais, você pode optar pelo aluguel em comodato.
Assim, contratando uma quantidade mensal de laudos a distância, pode utilizar dispositivos modernos sem qualquer custo adicional, enquanto durar a parceria.
Conclusão
Neste artigo, pontuei dicas, endereços e referências para você criar e otimizar seu site de médicos.
Além de modernizar seu endereço na web, por que não aderir a serviços que aumentam os ganhos do seu negócio, como a telemedicina?
Contando com a Morsch, sua equipe terá todo o suporte e reforço na emissão de laudos médicos a distância, com segurança e comodidade.
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Referências Bibliográficas
Manual de Publicidade Médica – Conselho Federal de Medicina.
PNAD Contínua TIC 2017 – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).