CID F14 – Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de cocaína
CID F14 faz referência aos Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso da cocaína dentro da Classificação Internacional de Doenças.
O tipo de distúrbio é especificado por meio do quarto caractere do código, como explico nas próximas linhas.
Avance na leitura e veja qual a conduta médica nesses casos e como a telemedicina contribui para a assistência ao paciente.
CID F14: o que significa?
CID F14 é o código para transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso da cocaína.
Ele se encontra na seção Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa (CIDs F10 a F19) que, por sua vez, faz parte do Capítulo V – Transtornos mentais e comportamentais (CIDs F00 a F99).
Segundo o DATASUS, o CID F14 engloba 10 subcategorias:
- F14.0: Intoxicação aguda, incluindo estados de transe e de possessão na intoxicação por substância psicoativa; intoxicação patológica; “más viagens”
- F14.1: Uso nocivo para a saúde ou abuso
- F14.2: Síndrome de dependência
- F14.3: Síndrome [estado] de abstinência
- F14.4: Síndrome de abstinência com delirium
- F14.5: Transtorno psicótico, incluindo alucinose; paranoia; psicose SOE
- F14.6: Síndrome amnésica, incluindo psicose ou síndrome de Korsakov, induzida pela cocaína; transtorno amnésico induzido por drogas
- F14.7: Transtorno psicótico residual ou de instalação tardia, incluindo demência e outras formas leves de alterações duradouras das funções cognitivas; “flashbacks”; transtorno afetivo residual; transtorno das percepções persistentes induzidas pelo uso de alucinógenos; transtorno da personalidade e do comportamento residual; transtorno psicótico de instalação tardia, induzido pelo uso de substâncias psicoativas
- F14.8: Outros transtornos mentais ou comportamentais
- F14.9: Transtorno mental ou comportamental não especificado.
Ainda conforme a base de dados do SUS, o CID F14 exclui: abuso de substâncias que não produzem dependência (CID F55) e intoxicação significando envenenamento (CIDs T36-T50).
Conduta médica para o CID F14
O diagnóstico é clínico, baseado no histórico do paciente e relatos.
Algumas vezes, pode-se identificar sintomas, mais especificamente durante o efeito da droga no organismo, que não costuma durar mais de 45 minutos após sua administração.
Como descreve a diretriz da AMB sobre Abuso e dependência de cocaína, as respostas fisiológicas encontradas compreendem:
- Aumento da frequência cardíaca
- Aumento da temperatura corpórea
- Aumento da frequência respiratória
- Sudorese
- Dilatação das pupilas (midríase)
- Tremor leve de extremidades
- Espasmos musculares (especialmente língua e mandíbula)
- Tiques
- Hiperatividade motora.
Também conforme a diretriz:
“É indicado abordar o paciente intoxicado por cocaína de maneira motivacional e evitar confrontação, intervindo diretamente na intoxicação aguda, ambientes silenciosos, monitorização dos sinais vitais e a aplicação de sedativos e antipsicóticos”.
Após a estabilização, o paciente deve ser encaminhado ao psiquiatra para tratamento.
Serviços Morsch para o CID F14
Eu garanto que encaminhar seus pacientes CID F14 a especialistas fica mais simples e rápido com a teleconsulta na plataforma Morsch.
Usando nosso sistema seguro e intuitivo, dá para solicitar uma consulta online em poucos cliques, acabando com a demora por atendimento.
Hospedado na nuvem (internet), o software pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo com acesso à rede, simplificando também a oferta da segunda opinião médica ou da teleconsultoria para esclarecer dúvidas da equipe local.
Nossa plataforma funciona de maneira ininterrupta, a qualquer hora do dia ou da noite.
Leve já essa inovação para seu consultório, clínica ou hospital.