Benefícios corporativos: por que investir na saúde e bem-estar dos colaboradores?
A oferta de benefícios corporativos além da obrigação legal agrega um diferencial para as empresas, reforçando a atração e retenção de talentos.
Nesse cenário, tanto os funcionários atuais quanto os novos se sentem mais valorizados e satisfeitos.
Certos benefícios ainda contribuem para a promoção da saúde no trabalho, elevando a produtividade, desempenho e resultados das equipes.
Saiba mais sobre as vantagens, importância e principais benefícios corporativos nas próximas linhas, com destaque para a assistência médica.
Acompanhe até o final para conhecer também o Cartão Morsch, solução que simplifica os cuidados de saúde sem pesar no orçamento da sua empresa.
O que são benefícios corporativos?
Benefícios corporativos são vantagens oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores além do salário, com o objetivo de atrair, reter e motivar talentos.
Sua definição tem base em legislações como o § 2º do Art. 458 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que menciona utilidades diversas.
Podem incluir vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde, seguro de vida, auxílio-transporte, programas de bem-estar, incentivos educacionais, entre outros.
Alguns são obrigatórias por lei, enquanto outros podem fazer parte do pacote de benefícios criado com base na estratégia empresarial.
Por suas características, os benefícios corporativos contribuem para a qualidade de vida do funcionário e melhoram o clima organizacional.
Qual a importância dos benefícios corporativos?
Os benefícios são um diferencial para qualquer instituição.
Principalmente quando vão além da obrigação legal, oferecendo serviços que fazem a diferença na vida profissional e pessoal dos colaboradores.
Esse contexto favorece a atração e retenção de talentos ou profissionais de alta performance – essenciais para impulsionar os negócios.
Assim, a oferta de benefícios corporativos estratégicos aumenta a satisfação dos empregados, que trabalham mais motivados rumo às metas.
Por consequência, cresce a produtividade e a qualidade das entregas, que também são influenciadas pela menor taxa de turnover (rotatividade).
Afinal, benefícios funcionam como incentivos à permanência dos funcionários, diminuindo, ainda, a taxa de absenteísmo (faltas e outras ausências), que costuma prejudicar a produtividade.
Nesse contexto, os negócios se tornam mais lucrativos e sustentáveis.

Alguns benefícios empresariais são direitos do trabalhador de carteira assinada, contratado nos moldes da CLT
Quais são os principais benefícios corporativos?
Antes de citar os benefícios, é importante dizer que alguns são direitos do trabalhador de carteira assinada, contratado nos moldes da CLT.
Asseguradas por lei, essas benesses devem ser concedidas por todas as empresas, e incluem:
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço): valor depositado mensalmente pelo empregador em conta do FGTS, sem desconto no salário. Corresponde a 8% do salário de empregados de carteira assinada, ou 2% do salário de menores aprendizes
- Descanso semanal remunerado: 24 horas de descanso remunerado todas as semanas, preferencialmente aos domingos
- Férias remuneradas: o trabalhador tem direito a 30 dias de férias por ano, podendo ser divididos em 2 ou 3 frações, desde que uma delas tenha pelo menos 14 dias consecutivos
- 13º salário: pago em um valor proporcional, a partir de 15 dias trabalhados
- Hora extra: adicional de pelo menos 50% sobre o valor da hora de trabalho
- Licença-maternidade: pelo menos 120 dias de licença remunerada em caso de nascimento ou adoção de um filho, podendo se estender para 180 dias
- Licença-paternidade: pelo menos 5 dias seguidos de licença remunerada, em caso de nascimento ou adoção de um filho
- Vale-transporte: passagens ou valor destinado ao deslocamento da residência até o trabalho e vice-versa, com a contrapartida de desconto de até 6% do salário-base do empregado
- Adicional noturno: 20% sobre a hora de trabalho diurna para trabalhadores urbanos, e 25% para trabalhadores rurais.
Contudo, seu negócio pode ofertar benefícios espontâneos que, embora não sejam obrigatórios, fortalecem uma cultura de valorização do capital humano.
Listo alguns exemplos abaixo:
- Previdência privada
- Assistência médica ou odontológica, por meio de um plano de saúde ou cartão de desconto em saúde
- Vale-refeição ou refeitório
- Vale-alimentação
- Vale-cultura
- Auxílio-creche
- Auxílio home-office
- Bolsa de estudos ou cursos custeados pela empresa
- Estacionamento gratuito.
Na sequência do texto, esclareço por que oferecer esse tipo de benefício aos colaboradores.
Por que oferecer benefícios corporativos relativos à saúde?
Porque os benefícios voltados à saúde elevam a qualidade de vida no trabalho, apoiando estratégias que garantem bem-estar físico, mental e social aos empregados.
Ginástica laboral, campanhas de prevenção e ergonomia no trabalho são exemplos de ações de saúde corporativa, que podem ser complementadas com benefícios individuais.
Em especial aqueles que promovem o acesso a cuidados preventivos, como o convênio médico e odontológico e os cartões de desconto em saúde.
Apostando nesses produtos, as empresas contam com:
- Colaboradores mais sadios, satisfeitos e realizados
- Redução do número de adoecimentos e dias de afastamento do trabalho
- Maior controle de doenças crônicas, evitando agravos à saúde, possíveis sequelas e danos à capacidade laboral.
Lembrando que benefícios corporativos também podem ser oferecidos na forma de um cartão de desconto em saúde, como explico a seguir.

Benefícios voltados à saúde elevam a qualidade de vida no trabalho, apoiando estratégias de bem-estar
Como funciona o plano empresarial do Cartão Morsch?
Comentei, acima, sobre a importância de incluir benefícios corporativos relativos à saúde no pacote disponibilizado pela sua empresa.
No entanto, nem sempre o orçamento cobre a oferta de um plano de saúde, ainda que as mensalidades do plano coletivo sejam mais baixas que na modalidade individual.
Mas saiba que existe uma alternativa para economizar de um jeito inteligente: o Cartão Morsch.
Nosso cartão de desconto viabiliza o acesso à saúde de qualidade a um preço justo, sem prejudicar o planejamento financeiro da sua empresa.
Com ele, seu time poderá aproveitar:
- Teleconsultas com descontos, tendo acesso a médicos de mais de 30 especialidades
- Desconto progressivo por volume, tornando o preço mais acessível à medida que novos empregados são adicionados
- Equipe de médicos própria da Telemedicina Morsch, dispensando a burocracia de procurar por clínicas parceiras
- Agendamento em poucos cliques e agilidade no atendimento, acabando com as filas de espera
- Opção de atendimento sem precisar agendar uma consulta online, usando nossa ferramenta de plantão médico 24 horas, que funciona a qualquer hora do dia ou da noite
- Renovação de receitas via telemedicina, possibilitando a continuidade do tratamento ao substituir prescrições que estão perdendo ou acabam de perder a validade, sem precisar passar em nova consulta médica
- Painel de gestão e relatórios
- Sistema 100% seguro e regulamentado, que possui o devido registro no CRM e a proteção da criptografia de ponta a ponta.
Solicite uma proposta personalizada sem compromisso aqui!
Conclusão
Ao final deste artigo, você está informado sobre os principais benefícios corporativos e como eles contribuem para o sucesso de qualquer empresa.
Conte com a praticidade da telemedicina e do Cartão Morsch para apoiar os cuidados preventivos da sua equipe.
Não deixe de compartilhar o texto com sua rede e conferir as novidades em medicina ocupacional no nosso blog.