Por que é importante acompanhar a saúde do homem?

Por Dr. José Aldair Morsch, 5 de novembro de 2021
Por que é importante acompanhar a saúde do homem?

Acompanhar e preservar a saúde do homem é algo indispensável, mas que ainda exige grandes esforços de conscientização.

Isso porque, os pacientes do sexo masculino ainda têm certa resistência para cuidar-se, sendo que muitas vezes só buscam por assistência quando já enfrentam algum tipo de problema sério. 

Entretanto, apenas com hábitos saudáveis e ações corretas de prevenção é possível garantir todo o bem-estar, segurança e qualidade de vida que eles precisam no dia a dia. 

Se considerarmos que os homens estão mais propensos a certos riscos e doenças, essa mudança de comportamento se torna ainda mais importante.

Muito além do foco sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul também é uma oportunidade para refletirmos sobre a saúde do homem como um todo. 

Para aproveitar a ocasião, preparei este artigo com informações completas a respeito da realidade do tema no Brasil e das principais recomendações ligadas a ele.

Acompanhe e descubra tudo sobre o panorama, os tabus, as doenças, os cuidados e outros pontos indispensáveis para preservar a saúde do homem

O panorama da saúde do homem no Brasil 

Como mencionei acima, a doença exclusivamente masculina mais conhecida é o câncer de próstata. 

Todos os esforços de conscientização em torno dela não são por acaso. Dados do Inca indicam que 65.840 novos casos devem surgir por ano até 2022. 

Trata-se do segundo câncer que mais afeta os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma (que também atinge as mulheres). 

O problema é que muitos outros fatores ainda podem colocar em risco a saúde do homem. Para você ter ideia, indivíduos do sexo masculino vivem 7,1 anos a menos que do feminino. 

A informação é de uma publicação da UFMG. Ela também aponta que um homem de 20 anos tem chances 4,5 maiores de não completar 25 anos do que uma mulher na mesma idade.  

Isso porque, os óbitos gerados por causas externas são mais recorrentes na população masculina. 

Muito além desses fatores, como a violência e os acidentes de trânsito, também há a falta de prevenção e de cuidados gerais com a saúde do homem

A cada dez pacientes do sexo masculino, três deles não mantém o hábito de consultar um médico. 

Somado a isso, está o fato de que mais da metade dos homens só procura atendimento quando já têm doenças avançadas, o que dificulta muito o tratamento. 

A carência de cuidados individuais também é refletida em alguns dos problemas de saúde do homem mais comuns.

De acordo com dados divulgados pela Fiocruz, os principais deles incluem a obesidade, que atinge 57% dos homens, o alcoolismo, presente em 25%, e o tabagismo, com 13%. 

Ao lado destes riscos, também há uma série de doenças que atingem somente, ou com maior prevalência, a população masculina.

Antes de conhecê-las, veja abaixo os motivos que dificultam a prevenção e a atenção à saúde do homem

Por que a saúde do homem ainda é um tabu? 

A manutenção da saúde do homem ainda enfrenta certa resistência por conta de tabus enraizados em nossa sociedade.

Muitas vezes, procurar ajuda ou simplesmente cuidar de si é visto erroneamente como sinal de fraqueza. 

O motivo está em visões que você certamente já se deparou ao longo da vida, relacionadas ao “sexo forte”, “homem não tem frescura”, “homem não chora”, e assim por diante.

Mesmo quando não há uma percepção tão radical sobre o tema, a atenção à saúde do homem também não é mantida como um hábito de vida.

Por exemplo, desde a juventude, as meninas vão ao ginecologista, realizam exames de rotina e consultam outros especialistas.

Já os meninos não recebem o mesmo tipo de orientação. Geralmente, eles só fazem uma consulta médica quando estão doentes. 

Esse tipo de comportamento perdura durante toda a vida. Trata-se de algo que só pode ser alterado por meio de amplas ações de conscientização.

O próprio Novembro Azul é um exemplo bem-sucedido sobre como medidas preventivas podem ser incentivadas com o engajamento de toda a sociedade. 

Claro que o caminho ainda é longo. São necessários grandes esforços de toda a população, mas bons exemplos já existem para serem seguidos. 

Principais doenças que impactam a saúde do homem 

Principais doenças que impactam a saúde do homem

Junto dos riscos motivados por fatores externos e dos menores cuidados individuais, também existem doenças que geram mais problemas à saúde do homem.

De acordo com dados compilados pela Pfizer, as patologias exclusivas ou prevalentes no sexo masculino que mais exigem atenção incluem:

  • Condições cardiovasculares: figuram entre as principais causas de morte no país. Elas têm incidência muito maior entre os homens. As principais são infarto do miocardio, AVC e insuficiência cardíaca. Os fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo pressão alta e hábitos nocivos como o tabagismo;
  • Câncer de próstata: a altíssima incidência, que expliquei acima, representa um grande risco para a população masculina. O diagnóstico precoce, que garante chances 90% maiores de cura, é prejudicado pelo tabu que ainda existe em torno dos exames preventivos, em especial do toque retal;
  • Câncer de testículos: representa apenas 5% dos casos de cânceres nos homens. Contudo, atinge principalmente aqueles em idade reprodutiva. Pode ser detectado precocemente com o autoexame para identificar nódulos, mas ainda há pouca conscientização sobre o tema;
  • Câncer de pênis: apesar de representar apenas 2% dos casos de cânceres masculinos, é causado majoritariamente pela falta de higiene no órgão sexual. Portanto, também é um tema que exige grande conscientização. Isso é ainda mais importante em áreas carentes e com condições sanitárias precárias;
  • Câncer de pulmão: é duas vezes mais comum nos homens. 90% dos casos é gerado pelo tabagismo. Os sinais que mais levam os pacientes ao médico incluem dores no tórax, falta de ar, tosse e escarros com sangue. 

Saúde do homem e a importância da alimentação

Os cuidados ligados à promoção da saúde do homem podem ser diversos. Neste artigo, pretendo abordar os mais importantes deles.

Para começar, é fundamental ressaltar a influência de uma alimentação saudável. Ela reduz o risco de doenças cardíacas, do colesterol alto, diabetes, entre outros riscos. 

Além disso, fortalece o sistema imune e amplia a disposição física, o que garante mais bem-estar e vitalidade.

Nesse sentido, é fundamental incluir vegetais, proteínas e fibras nas refeições. Reduzir as gorduras e os carboidratos também é indispensável, assim como equilibrar os nutrientes de acordo com o seu perfil físico.   

 Saúde do homem e a importância da alimentação

Entre os alimentos mais recomendados para a saúde do homem, destacam-se:

  • Feijão: rico em cálcio, ferro e zinco, ele fortalece os ossos, melhora as hemoglobinas e estimula a tireoide;
  • Brócolis: fonte de vitamina C, fibras e aminoácidos, ele previne o envelhecimento precoce e contribui para a produção de testosterona;
  • Peixes: opções como atum, salmão e sardinha têm ômega 3, queratina e colágeno, que previnem doenças do coração, problemas de memória e até a perda de cabelo;
  • Tomate: graças às vitaminas A e C e ao licopeno, ele fortalece o sistema imunológico e contribui na prevenção do câncer de próstata;
  • Aveia e linhaça: por ter grande quantidade de fibras, elas diminuem o índice glicêmico, ajuda, a prevenir o diabetes e evitam doenças como infarto e hipertensão;
  • Vinho tinto: com uma taça por dia, é possível controlar a pressão e evitar o envelhecimento precoce, contudo, tenha cuidado para evitar excessos.

Vacinar é o caminho para a saúde do homem

A falta de engajamento com a saúde do homem também é refletida na carência de cuidados com a vacinação. 

Todos sabem que o Brasil é referência mundial quando o assunto é a democratização e a ampla oferta de vacinas.

Entretanto, grande parcela da população masculina com mais de 30 anos sequer possui o cartão vacinal.

O pior é que, mesmo se há o cartão, ele geralmente é carente de registros sobre vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações.

Isso inclui a prevenção de doenças como caxumba, sarampo, tétano, rubéola, coqueluche, difteria, meningite, hepatite A e B, entre outras. 

Mais que um meio de proteção individual para a saúde do homem, a vacinação de cada indivíduo também é um direito dos pacientes que o rodeiam. 

Isso porque, a negligência de uma pessoa pode significar riscos enormes para os mais vulneráveis.

Por exemplo, muitos homens não têm lesões de HPV. Contudo, ao vacinar-se, eles evitam a transmissão para as mulheres, que podem apresentar formas bastante graves da patologia.

No mesmo sentido, um adulto com coqueluche pode apenas ter tosse crônica. Entretanto, em menores de 1 ano ela pode ser fatal. Assim, o pai que se vacina o faz para proteger seu filho. 

Sendo assim, podemos dizer que a conscientização sobre a saúde do homem também possui um forte aspecto social. 

Afinal, trata-se de um cuidado que não afeta apenas o paciente em si. Isso influencia todas as pessoas que estão próximas dele. 

4 dicas para cuidar da saúde da homem 

Até aqui, apresentei a você quais as doenças que mais exigem atenção para a saúde do homem. Além disso, tratei sobre a importância de uma alimentação correta e da vacinação.

Para complementar essas recomendações, confira 3 cuidados indispensáveis a serem adotados por todo indivíduo do sexo masculino em prol de sua qualidade de vida: 

1. Exercícios físicos regulares

Uma rotina ativa é fundamental para evitar a obesidade, fortalecer o organismo e prevenir-se contra uma série de doenças.

1. Exercícios físicos regulares

Além disso, os exercícios liberam hormônios como a endorfina. Eles combatem o estresse, a ansiedade e agregam muito mais bem-estar à rotina.

2. Eliminação de hábitos nocivos

Evite produtos industrializados e nocivos à saúde.

Nesse sentido, considerando que o alcoolismo e o tabagismo são mais recorrentes nos homens, esse também é um ponto que exige muito cuidado em termos de prevenção. 

3. Não recorrer à automedicação

A automedicação ainda é comum na população. Isso é ainda mais constante nos homens, que muitas vezes preferem tomar um remédio por conta própria do que ir ao médico.

Contudo, medicar-se sem orientação pode mascarar problemas sérios ou até gerar efeitos nocivos à saúde. 

4. Exames de rotina

A melhor maneira de minimizar os riscos de doenças é manter consultas regulares junto ao seu médico de confiança. A partir das orientações, faça todos os exames de rotina recomendados.

Logo abaixo, apresento alguns dos procedimentos mais indicados para cuidar da saúde do homem

Como o médico pode monitorar a saúde do homem? 

Monitorar a saúde do homem e detectar possíveis doenças precocemente com certeza está entre os cuidados mais importantes entre todos que citei neste artigo. Confira os procedimentos mais recomendados:

  • Exame de próstata: a partir dos 45 anos, tanto o PSA quanto o toque retal devem ocorrer na periodicidade definida junto ao médico. Quando há histórico na família, essa definição deve ser feita já aos 35 anos;
  • Exames do coração: os exames de rotina anuais devem incluir ecocardiogramas, eletrocardiogramas, testes ergométricos, de pressão, etc. Isso é mais importante para os mais velhos, mas o cuidado deve ser precoce se há histórico familiar;
  • Exame de colonoscopia: o câncer de reto ou do intestino grosso é comum após os 50 anos. Por isso, a colonoscopia deve ser incluída na bateria de exames anuais dos mais velhos;
  • Exames de ISTs: também enfrentam grande tabu, mas é fundamental que homens de todas as idades façam exames contra Infecções Sexualmente Transmissíveis ao menos uma vez por ano;
  • Exames de sangue em geral: os principais são colesterol total e índice glicêmico, que ajudam na prevenção contra o acúmulo de “colesterol ruim”, diabetes, hipoglicemia e outros problemas relacionados.

Vantagens de acompanhar da saúde do homem 

Como você pôde ver, acompanhar e preservar a saúde do homem ainda pode ser algo desafiador.

A boa notícia é que, aos poucos, a mentalidade ultrapassada e os velhos tabus que rodeiam o tema estão sendo superados.

Graças aos esforços de conscientização de toda a sociedade, agora é mais comum que os pacientes do sexo masculino cuidem de si.

O resultado é a garantia de mais segurança contra possíveis doenças e uma qualidade de vida muito maior para a população.

Mais que uma questão de saúde e de bem-estar, os impactos também são coletivos. Afinal, os cuidados adequados garantem mais tranquilidade e segurança também para as pessoas que amamos.  

Conclusão

Evidentemente, a conscientização sobre o câncer de próstata é fundamental. Contudo, o Novembro Azul também deve ser uma oportunidade para discutirmos a saúde do homem de maneira integral.

Afinal, o tema é repleto de particularidades e desafios. Certos tabus só podem se quebrar a partir de discussões amplas sobre a importância de cuidar-se (algo que não impacta apenas o indivíduo, mas também sua família e todos que o cercam). 

Então, se você gostou de saber mais sobre saúde do homem, não deixe de acompanhar os próximos artigos da Telemedicina Morsch.

Assine a newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão. Aproveite e compartilhe este texto com os seus amigos.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin