CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares

Por Dr. José Aldair Morsch, 29 de julho de 2022
CID F81

CID F81 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Neste texto, apresento o significado do CID F81 e trago informações relevantes para atendimento.

Ao final, mostro uma série de soluções que podem qualificar a assistência médica nesses casos.

Acompanhe!

CID F81: o que significa?

O CID F81 indica um transtorno que altera as modalidades habituais de aprendizado desde as primeiras etapas do desenvolvimento da criança.

Consta no CID:

“O comprometimento não é somente a consequência da falta de oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental e ele não é devido a um traumatismo ou doença cerebral”.

Este CID possui seis subcategorias:

  • F81.0: Transtorno específico de leitura
  • F81.1: Transtorno específico da soletração
  • F81.2: Transtorno específico da habilidade em aritmética
  • F81.3: Transtorno misto de habilidades escolares
  • F81.8: Outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares
  • F81.9: Transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares.

 

Conduta médica para o CID F81

Apresento aqui informações que podem ser úteis para uma conduta médica adequada a casos de CID F81.

Etapas de atendimento multidisciplinar

Em artigo publicado na Revista Psicopedagogia, Nadja Cristina Furtado Back e colaboradores afirmam que o atendimento em casos de CID F81 deve ser multidisciplinar.

A pesquisa cita as seguintes etapas de avaliação:

  • Avaliação Neuropediátrica: identifica as queixas da dificuldade escolar e suas possíveis causas clínicas e/ou neurológicas
  • Avaliação do Serviço Social: analisa o contexto familiar
  • Avaliação Neuropsicológica: investiga quadros clínicos caracterizados sobre as bases anatomofuncionais do cérebro e auxilia no entendimento do funcionamento intelectual do aluno
  • Avaliação Psicopedagógica: busca a compreensão do processo ensino-aprendizagem
  • Avaliação Fonoaudiológica: busca investigar a linguagem oral, processamento fonológico e aspectos auditivos que possam estar interferindo na aprendizagem
  • Avaliação Oftalmológica: verifica se alguma alteração da causa ocular interfere no aprendizado.

Anamnese

Integra a avaliação neuropediátrica a realização de uma anamnese, a fim de obter dados sobre:

  • Queixa principal
  • Histórico de doença atual ou pregressa
  • Histórico familiar
  • História familiar de epilepsia ou outra doença neurológica
  • Antecedentes gineco-obstétricos
  • Desenvolvimento neuropsicomotor
  • Estilo de vida
  • Medicamentos em uso
  • Período de alfabetização
  • História acadêmica atual.

 

Tratamento

O tratamento do CID F81 pode ser feito a partir de abordagens como:

  • Educacional, com programas de aprendizagem complementar e/ou aulas particulares
  • Comportamental e psicológica, com acompanhamento de profissionais como psicólogo, psicopedagogo ou fonoaudiólogo
  • Medicamentosa, apenas em casos extremos, a partir de prescrição por um psiquiatra.

 

Serviços Morsch para o CID F81

Mostrei acima informações sobre o CID F81, como o significado e dados relevantes para avaliação e tratamento.

Caso seja necessário, a Telemedicina Morsch conta com soluções sob medida.

Coordeno uma equipe com especialistas em diversas áreas médicas.

Podemos atender seu paciente em uma consulta com um especialista para ampliar a investigação.

Essa teleconsulta garante o conforto do atendimento a distância, eliminando a necessidade de deslocamento.

Também fornecemos uma segunda opinião médica.

Não sendo necessário encaminhar, minha equipe também pode tirar suas dúvidas em uma teleconsultoria.

Também emitimos laudos de exames com agilidade e segurança.

Se preferir, entre em contato e veja as vantagens de contar com a Telemedicina Morsch na sua clínica ou hospital!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin