Receita de metadona: como conseguir e renovar a prescrição

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de julho de 2023
Receita de metadona

A receita de metadona é o documento necessário para adquirir esse medicamento opioide.

O remédio é utilizado para tratar dores crônicas graves, como no pós-operatório ou em pacientes com câncer.

Também tem um importante papel no tratamento de dependência química de narcóticos, o que ocorre sempre sob supervisão médica.

Nos próximos tópicos, explico mais sobre as regras de prescrição e como conseguir a receita médica de metadona de forma segura.

Você vai descobrir como a telemedicina facilita o seu acesso ao remédio que precisa.

Qual é a receita de metadona?

A compra de fármacos com metadona exige a receita amarela do tipo A1.

Ela é composta por uma prescrição de orientação ao paciente (normalmente, de cor branca) e uma notificação de receita (na cor amarela).

A notificação fica retida na farmácia, permitindo o rastreio do paciente, médico prescritor, fornecedor e comprador por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Esse documento serve para evitar o abuso de entorpecentes como a metadona, que oferece risco de dependência física e psíquica quando administrada de forma indevida.

Para alertar profissionais de saúde e a população, a Anvisa inseriu o medicamento no grupo A1 de remédios controlados, aplicando normas rígidas para sua prescrição e determinando a inserção da tarja preta nas embalagens do fármaco.

A receita amarela tem validade de 30 dias, contados a partir da data seguinte à emissão, podendo liberar quantidade de metadona suficiente para até um mês de tratamento.

Como conseguir receita de metadona

A receita de metadona só pode ser emitida por um médico com CRM ativo e autorização da Anvisa.

Isso porque a notificação de receita amarela é impressa e entregue pela autoridade sanitária competente do estado, município ou Distrito Federal, de forma gratuita.

Cabe ao médico retirar o talão no serviço de vigilância sanitária de sua região e fazer a prescrição somente após uma consulta online ou presencial, seguindo o previsto na Resolução CFM 2.299/21, do Conselho Federal de Medicina.

A assistência começa com a entrevista com o paciente, quando o profissional pergunta sobre sintomas, histórico de saúde e tratamentos prévios.

Depois, vem a etapa de exame físico, que serve para avaliar anormalidades por meio de técnicas como observação, percussão e palpação.

Caso seja necessário, o médico solicita exames complementares e, só então, formula o diagnóstico e indica o tratamento, que pode incluir fármacos como a metadona.

Como renovar receita de metadona pela internet

Tradicionalmente, seria necessário passar em nova consulta para trocar uma receita que acaba de perder a validade.

Esse processo ficou mais simples com a telemedicina.

Usando o serviço de renovação online de receitas, você pede um novo documento em poucos cliques.

É só seguir nosso roteiro para solicitar uma nova prescrição na plataforma Morsch:

  • Acesse a página de renovação de receitas
  • Caso seja seu primeiro acesso, escolha “Criar conta” e preencha os campos solicitados para se cadastrar
  • Prossiga selecionando a renovação de receita
  • Confirme o pagamento.

Em seguida, você receberá uma confirmação por e-mail, junto a um link de rastreamento para acompanhar o envio da receita amarela pelo correio.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre a receita de metadona?

Aproveito para lembrar que esse remédio oferece riscos em caso de automedicação e deve ser usado apenas sob prescrição médica.

Se estiver com dores intensas, marque já uma teleconsulta no sistema Morsch.

Acesse a página de agendamento e use o filtro de especialidades para encontrar o profissional de sua preferência e receber atendimento médico sem sair de casa.

E para dar continuidade ao tratamento, é ainda mais fácil: acesse agora a área de renovação de receitas da Morsch!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin