Curiosidades sobre a telemedicina no Mundo

Por Dr. José Aldair Morsch, 17 de novembro de 2016
a telemedicina

A telemedicina surgiu com o objetivo de revolucionar o que nós conhecemos por saúde. Atualmente, os recursos da telessaúde são capazes de chegar às comunidades mais distantes e afastadas, mesmo em cidades pequenas onde a prática de saúde não é alimentada como deveria.

Hoje a telemedicina é capaz de contribuir com os mais variados setores, como na oferta de laudos a distância e na realização de exames importantes (como cardiovasculares, neurológicos, radiológicos) com maior rapidez.

Os profissionais da área de saúde estão começando a notar os resultados e avanços proporcionados pela prática:

  • Medicina preventiva mais eficiente,
  • Queda no número de internamentos hospitalares,
  • Práticas mais rentáveis e é claro,
  • Pacientes mais felizes,
  • Principalmente pela rapidez nos procedimentos que circundam a telessaúde.
  • Mas afinal, como será que está a telemedicina atualmente?

No ano de 2015, o artigo mais elogiado pelos congressos de medicina em todo o mundo era da área de telemedicina.

O assunto foi um dos mais disseminados – e chegou-se à conclusão de que a telemedicina é o futuro da saúde do mundo, sendo ainda mais importante do que a medicina acadêmica e a medicina preventiva.

Solicite um orçamento

Pensando nisso, trouxemos algumas curiosidades sobre a telemedicina que você provavelmente não sabia. Vamos conferir?

O crescimento da telemedicina em 5 esferas.

1- Atualmente, mais de metade de todos os hospitais e clínicas médicas dos Estados Unidos já contam com um programa de telemedicina;

2- O mercado de telemedicina global foi avaliado, em 2014, em 17,8 bilhões de dólares. Entre os anos de 2014 a 2020, auge da expansão da telessaúde pelo mundo, estima-se o crescimento anual de 18,4% deste montante;

3- Mais de 90% dos empreendedores na área de saúde relatam que suas organizações já deram início ao desenvolvimento ou implementação de um programa próprio de telemedicina;

4- A Telemedicina é dona de ¼ do mercado de TI na área de saúde em todo o mundo;

5- O número de pacientes acompanhados com a  Telemedicina era de 350 mil em 2013. Em 2018, ele deverá chegar a 7 milhões.

Como os pacientes se sentem em relação a telemedicina

1- Aproximadamente 74% dos pacientes norte-americanos afirmam que já utilizaram ou utilizam os serviços de telessaúde;

2- Mais de 70% dos pacientes consideram efetiva a comunicação com os médicos mesmo que a distância;

3- Mais de 90% dos pacientes se sentem seguros com o armazenamento de seus dados em nuvem;

4- 67% dos pacientes afirmam que a telemedicina aumentou significativamente sua satisfação com os cuidados médicos;

5- Apenas 16% dos pacientes preferem ir para a sala de emergência quando podem contar com os serviços de telemedicina;

6- Aproximadamente 30% dos pacientes já utilizaram dispositivos móveis (como tablets e smartphones) para diagnósticos, informações médicas ou monitoramento da própria saúde.

3 importantes revelações sobre a telemedicina pelo mundo

1- Após o emprego da Telemedicina, as internações hospitalares norte-americanas diminuíram 51% para insuficiência cardíaca e 44% para demais doenças;

2-Um estudo com cerca de 8 mil pacientes que utilizam serviços de telemedicina determinou que, para eles, não há nenhuma diferença entre a nomeação virtual de um consultório físico;

3- 21% dos pacientes de serviços de telemedicina afirmam que a qualidade no atendimento médico foi semelhante ou até superior do que caso fosse realizado presencialmente.

Principais benefícios da Telemedicina

1- Atualmente, quase 75% dos atendimentos e cuidados médicos de emergência podem ser realizados por vídeo ou telefone;

2- Para os pacientes, as principais vantagens da telemedicina são: não precisar viajar, em 21%, e ser tratado (a) de casa, em 20% dos casos;

3- 53% dos pacientes afirmam que a telemedicina aumentou significativamente o seu envolvimento com as decisões de tratamento.

Fatos surpreendentes que indicam a redução de custos

1- Empregadores norte-americanos podem economizar até 6 bilhões de dólares anualmente ao fornecerem planos de saúde que abrangem os atendimentos em telemedicina;

2- A implementação de um programa de telemedicina gera, em média, U$ 3,3 dólares de economia a cada 1 dólar investido para a sua idealização.

4 indicadores de sucesso com atendimento de pacientes em áreas rurais

1- Cerca de 20% dos norte-americanos vivem em áreas rurais sem fácil acesso a cuidados médicos primários ou especializados;

2- Pacientes em áreas rurais têm acesso limitadíssimo a médicos especialistas: é algo como 40 especialistas para cada 100 mil habitantes;

3- Apenas 1 a cada 10 médicos praticam atividades em áreas rurais nos EUA;

4- 44% dos sistemas de saúde norte-americanos afirmam que a implantação do programa de telemedicina foi realizada para preencher as lacunas de atendimentos aos pacientes rurais.

Com base nisso, você já deve ter pensando na implantação de uma plataforma de telemedicina em sua clínica ou consultório médico, não é mesmo?

A plataforma de telemedicina é capaz de fornecer laudos a distância de exames das mais variadas especialidades médicas – cardiologia, neurologia, pneumologia, radiologia, terapia ocupacional e outras.

Como a Telemedicina Morsch atende a demanda de serviços de saúde?

Ao contar com o auxílio da Telemedicina Morsch, que atua neste segmento desde 2005 em todo o território brasileiro, a interpretação de exames em sua clínica ou consultório se tornará muito mais eficiente.

Primeiramente, devemos destacar que a clínica oferece o sistema de aluguel de equipamentos em comodato – o que visa auxiliar clínicas e consultórios que estão em início de operação, e que dado este fato, traz economia para os iniciantes.

Sendo assim, a sua clínica recebe os pacientes para a realização dos exames. Em seguida, os dados coletados são enviados para a plataforma de Telemedicina da Clínica Morsch, que disponibiliza interpretação eficaz e de alta qualidade de profissionais médicos especializados e credenciados, com resultado em 30 minutos.

Assim que o médico realiza a interpretação do resultado do exame, o laudo médico a distância é disponibilizado para a sua clínica – procedimento que costuma demorar, em média, 30 minutos. Sendo assim, o paciente tem conhecimento sobre a sua condição no mesmo dia – ou melhor, em questão de meia hora – graças à plataforma de telemedicina.

Essa rapidez, inclusive, é um dos grandes benefícios da telemedicina. Isso porque basta cerca de meia hora para que o paciente saiba qual é a próxima atitude a ser tomada em relação a sua condição de saúde: repetir o exame daqui determinado tempo, dar início a um tratamento ou medicação, visitar um especialista presencialmente sugerido no laudo disponibilizado e assim por diante.

E agora que você já conhece as principais tendências e curiosidades da telemedicina, o que está esperando para trazê-la para a sua clínica ou consultório médico? Não hesite em contar com o que há de mais novo na oferta de saúde.

Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp