CID F39 – Transtorno do humor [afetivo] não especificado
O CID F39 faz referência a Transtorno do humor [afetivo] não especificado dentro da Classificação Internacional de Doenças.
Trata-se do último código descritivo desse tipo de distúrbio.
Assim, permite um enquadramento posterior a partir de uma investigação aprofundada.
Nas próximas linhas, apresento o fundamento da doença e sugestões de manejo do paciente.
Confira também opções de diagnóstico com o suporte da telemedicina.
CID F39: o que significa?
CID F39 é o código que descreve transtorno do humor [afetivo] não especificado.
De acordo com o DATASUS, essa classificação inclui a psicose afetiva SOE, sem excluir nenhum outro diagnóstico.
Isso porque o CID F39 serve para designar distúrbios de humor que ainda não apresentam características suficientes para que sejam enquadrados em outras classificações pertinentes (CIDs F30 a F39).
Segundo o próprio DATASUS, transtornos do humor ou afetivos são:
“Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma elação. A alteração do humor em geral se acompanha de uma modificação do nível global de atividade, e a maioria dos outros sintomas são quer secundários a estas alterações do humor e da atividade, quer facilmente compreensíveis no contexto destas alterações. A maioria destes transtornos tendem a ser recorrentes e a ocorrência dos episódios individuais pode frequentemente estar relacionada com situações ou fatos estressantes”.
Conduta médica para o CID F39
Geralmente, o CID F39 é usado em abordagens psiquiátricas iniciais, quando o médico ainda não tem informações suficientes para classificar o transtorno de forma específica.
Na presença de sintomas relacionados à depressão e/ou mania, esse código pode ser empregado até que seja possível fazer o enquadramento correto.
Provavelmente terá diagnóstico clínico, feito com base na anamnese e avaliação física.
Questionários e scores médicos auxiliam na classificação dos distúrbios afetivos, a exemplo da escala de Goldberg, usada no diagnóstico da depressão. Ela foi detalhada neste documento destinado a profissionais do SUS, contendo as seguintes perguntas:
- Você vem tendo pouca energia?
- Você vem tendo perda de interesse?
- Você vem tendo perda de confiança em si mesmo?
- Você tem se sentido sem esperança? (Se a resposta for sim para qualquer uma até aqui, continue para as próximas)
- Você vem tendo dificuldade para se concentrar?
- Você vem tendo perda de peso (devido ao pouco apetite)?
- Você tem acordado cedo?
- Você está se sentindo mais “devagar”?
- Você tende a se sentir pior pela manhã?
Critério diagnóstico: sim para três ou mais (sensibilidade = 85%; especificidade = 90%).
Serviços Morsch para o CID F39
O diagnóstico adequado é fundamental para iniciar o tratamento ideal em casos de CID F39, prevenindo crises para que o paciente tenha mais qualidade de vida.
Nesse cenário, vale a pena contar com a segunda opinião médica oferecida via plataforma de Telemedicina Morsch, que dispensa deslocamentos até uma unidade de saúde.
Essa comodidade ganha mais importância nos quadros de transtornos de humor, pois a consulta online possibilita o atendimento onde o paciente se sentir mais confortável e seguro.
Ainda que não seja necessário que ele passe por um especialista, sua equipe pode contar com a teleconsultoria para esclarecer dúvidas.