Sensação de bexiga cheia: o que é, causas, diagnóstico e tratamento

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de janeiro de 2026
Sensação de bexiga cheia

A sensação de bexiga cheia pode ser bastante incômoda, atrapalhando atividades simples do dia a dia.

Isso ocorre especialmente quando ela permanece mesmo depois de urinar, o que pode ser sinal de uma inflamação, infecção nas vias urinárias ou até agravos em outros sistemas, como o neurológico.

Nos pacientes do sexo masculino, problemas na próstata também podem ocasionar o sintoma, como descrevo ao longo do artigo.

Siga com a leitura para entender melhor as origens, diagnóstico e tratamento da sensação de bexiga cheia, incluindo dicas para receber orientação médica com agilidade.

Clique aqui para falar com um médico online agora!

O que é sensação de bexiga cheia?

Sensação de bexiga cheia é o desconforto que permanece mesmo depois de urinar, mantendo a impressão de que ainda há líquido na bexiga.

Em linguagem médica, essa sensação é chamada tenesmo vesical, tratando-se de um sintoma inespecífico.

Ou seja, que pode ter relação com diversas condições de saúde.

De qualquer forma, é importante dizer que sentir a bexiga cheia após a micção não é normal.

Portanto, esse sinal deve motivar uma consulta médica para investigar e tratar a causa do problema.

Bexiga hiperativa

Sensação de bexiga cheia é o desconforto que permanece mesmo depois de urinar

O que pode ser sensação de bexiga cheia?

A sensação pode ser provocada por diferentes condições de saúde.

A seguir, confira detalhes sobre as mais comuns:

Infecção do trato urinário (ITU)

Segundo informa a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), a ITU pode acometer somente o trato urinário baixo, sendo chamada de cistite; ou afetar também o trato urinário superior (infecção urinária alta), sendo chamada de pielonefrite.

Caracterizada pela presença de um agente infeccioso na urina, essa doença é geralmente causada por uma bactéria.

Dor ao urinar, urgência para urinar, aumento da frequência do desejo de urinar e dor suprapúbica (na parte inferior do abdome) estão entre os principais sintomas.

Fatores como a extensão pequena da uretra e proximidade entre ela, vagina e ânus fazem com que as mulheres sejam mais afetadas pela infecção urinária, porém, homens também podem desenvolver a condição.

Bexiga hiperativa

Também conhecida como bexiga nervosa, é uma síndrome que se manifesta através da urgência urinária, especialmente.

O sintoma pode vir, ou não, acompanhado por incontinência urinária (perda involuntária de urina), e costuma surgir associado ao aumento da frequência das micções, inclusive durante a noite.

Alterações hormonais, neurológicas, infecções e até o uso de certos medicamentos podem desencadear quadros de bexiga hiperativa.

Pedra nos rins ou na bexiga

O cálculo vesical ou pedra na bexiga surge devido à presença de corpos estranhos nesse órgão, como fios usados em procedimentos médicos.

Ou por esvaziamento incompleto da bexiga, gerando dor e ardência ao urinar, sensação de bexiga pesada ou cheia e elevação da quantidade de micções.

Já o cálculo ou pedra renal desencadeia dor forte quando se move até um ureter (tubo que conecta rins e bexiga), junto ao aumento na frequência urinária, sangue na urina, náuseas e vômitos.

Prostatite

A inflamação da próstata pode ser decorrente da entrada de bactérias nesse órgão masculino, levando a sintomas como inchaço da próstata, ardência ao urinar, calafrios, febre e dificuldade para esvaziar a bexiga.

Nesses casos, o inchaço comprime o canal uretral, podendo provocar dor durante as micções.

Hiperplasia prostática benigna

A HPB tem como principal manifestação o aumento do tamanho da próstata, o que leva à compressão e estreitamento (estenose) do canal urinário.

Nesse contexto, o paciente com hiperplasia prostática benigna pode sentir a bexiga cheia, ter urgência para urinar, aumento do número de micções, ardência e jato de urina fraco.

Condições neurológicas ou psíquicas

Alterações como a hipotonia vesical impedem que a bexiga se contraia o bastante para que seja totalmente esvaziada, levando à sensação de que se mantém cheia.

Certas doenças mentais, como depressão e ansiedade, também podem estar por trás dessa sensação.

Como diagnosticar a causa da sensação de bexiga cheia?

Por estar relacionado a uma série de condições, o sintoma deve ser avaliado pelo médico para identificar sua causa.

Geralmente, é indicado consultar o urologista, médico especializado no aparelho urinário e sistema reprodutor masculino.

Outros especialistas, como o nefrologista (especialista em rins) e o ginecologista (especialista em saúde da mulher), ou mesmo um clínico geral (médico generalista) também podem iniciar a investigação.

Quanto mais cedo vier o diagnóstico, maiores as chances de sucesso do tratamento.

Bexiga cheia

O cálculo vesical ou pedra na bexiga surge devido à presença de corpos estranhos nesse órgão

Como aliviar a sensação de bexiga cheia?

Quadros leves podem ser aliviados com um banho morno e ingestão de água aos poucos, ao longo do dia.

Também vale diminuir o consumo de alimentos capazes de irritar a bexiga, como álcool, cafeína e comidas apimentadas.

Certos casos se beneficiam da fisioterapia pélvica, com exercícios que fortalecem os músculos do assoalho pélvico para reduzir o desconforto da sensação de bexiga cheia. 

Porém, caso o sintoma seja frequente, é preciso passar em consulta com urologista ou outro médico para receber o diagnóstico correto, como expliquei acima.

Dessa forma, o profissional poderá fazer a prescrição médica, recomendando o tratamento adequado.

Antibióticos podem ser necessários para combater infecções, por exemplo, enquanto pedras nos rins podem ter de ser removidas a laser em cirurgias minimamente invasivas.

Operações também podem tratar alguns quadros de hiperplasia prostática benigna, bem como remédios e raspagem da próstata.

Cabe ao médico neurologista ou ao psiquiatra avaliar as alterações neurológicas ou mentais, receitando fármacos e mudanças no estilo de vida.

Como funciona a teleconsulta com urologista?

A teleconsulta com urologista e outras especialidades funciona em uma sala virtual exclusiva, dentro da plataforma de telemedicina.

Para participar, basta usar um dispositivo conectado à internet, aproveitando os recursos de áudio e vídeo durante a consulta por videoconferência.

Assim, dá para contatar o médico online em poucos cliques, sem gastar tempo e dinheiro com deslocamentos ou aguardar em filas de espera.

A consulta online ainda oferece maior conforto e comodidade, principalmente para idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Acesse agora a página de agendamentos e digite a especialidade desejada no campo de busca avançada para conferir uma lista de médicos à sua disposição na plataforma Morsch.

Clique sobre o horário mais conveniente e avance para fazer o login e pagamento, confirmando o agendamento da sua teleconsulta.

Conclusão

Agora que conhece as possíveis causas da sensação de bexiga cheia, você pode ficar atento a esses sintomas e buscar ajuda médica.

Conte com a Telemedicina Morsch para reforçar os cuidados com a saúde!

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com sua rede.

Explore mais artigos sobre saúde e bem-estar em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin