Receita de testosterona: como conseguir e renovar a prescrição

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de julho de 2023
Receita de testosterona

Quer saber mais sobre a receita de testosterona? Então, preparei este artigo para você.

Conhecida pelo desenvolvimento de características masculinas, a testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelos homens e, em menor quantidade, pelas mulheres.

No entanto, diferentes fatores podem diminuir sua presença no organismo, causando problemas de saúde que podem ser corrigidos através da reposição hormonal.

Nesses casos, é fundamental seguir a recomendação médica e conhecer as regras de prescrição da testosterona.

Falo mais sobre elas nas próximas linhas. Acompanhe!

Qual é a receita de testosterona?

Para comprar fármacos com testosterona é preciso apresentar a receita branca C5.

Isso porque a substância faz parte de um dos grupos de remédios controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), constando na lista C5 (anabolizantes).

A fim de coibir o uso indiscriminado do medicamento, o órgão exige sua prescrição através da receita de controle especial tipo C5.

O documento é emitido em duas vias, sendo que a primeira via fica retida na farmácia para permitir o monitoramento pelas autoridades de saúde.

A segunda permanece com o paciente para orientar o tratamento correto, com detalhes sobre a dosagem, horários de administração do fármaco e outros cuidados.

A receita branca tem validade de 30 dias, contados a partir da data seguinte à prescrição.

Como conseguir receita de testosterona

A receita de testosterona só pode ser emitida por um médico, como forma de tratamento para deficiência desse hormônio.

Geralmente, a prescrição encerra a consulta com endocrinologista, que é o especialista em metabolismo e secreção dos hormônios.

O atendimento pode ser online ou presencial, conforme determina a Resolução CFM 2.299/21, do Conselho Federal de Medicina.

Tudo começa pela anamnese médica, uma entrevista roteirizada em que o profissional coleta informações sobre a queixa atual, histórico do paciente, hábitos diários e outros pontos que influenciam a saúde.

Em seguida, o médico prossegue para o exame físico, utilizando técnicas como a observação do paciente para verificar se há anormalidades.

Na suspeita de alterações nas taxas hormonais, ele pode solicitar exames laboratoriais como a dosagem de testosterona total e livre.

Uma vez que o índice esteja abaixo do normal, pode ser indicada a administração de testosterona, levando o especialista a emitir uma receita de controle especial.

Como renovar receita de testosterona pela internet

Quem precisa apenas trocar uma prescrição que está perdendo ou acabou de perder a validade pode aproveitar a agilidade da telemedicina.

Optando pela renovação online de receitas, dá para receber um novo documento em poucos cliques, sem ter de passar em nova consulta.

Veja como o processo é simples na plataforma Morsch:

  • Acesse a página de renovação de receitas
  • Caso seja seu primeiro acesso, escolha “Criar conta” e preencha os campos solicitados para se cadastrar
  • Prossiga selecionando a renovação de receita
  • Confirme o pagamento.

Pronto: você vai receber a receita digital com QR Code por e-mail em minutos.

Conclusão

Agora que apresentei detalhes sobre a receita de testosterona, você sabe como usar a substância de maneira segura e obter a prescrição eletrônica com comodidade por meio da telemedicina.

Para dar continuidade ao seu tratamento, conte com a Morsch e renove sua receita médica de um jeito fácil e muito mais barato.

Lembrando que a tecnologia também facilita a avaliação médica, graças à teleconsulta.

É só clicar aqui e usar o filtro de especialidades para agendar seu atendimento por videoconferência em instantes.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin