Chip da beleza: entenda o que é, como funciona e o que diz a Anvisa
Já ouviu falar em chip da beleza?
Geralmente, esse termo se refere a itens produzidos em farmácias de manipulação, proibidos pela Anvisa para fins estéticos, esportivos ou de ganho de massa muscular.
Continue a leitura para conhecer as indicações e riscos do chip, além de conferir dicas para utilizar implantes hormonais de forma segura.
Uma delas é buscar por orientação médica para a colocação e acompanhamento durante o uso, o que fica mais simples através da consulta de telemedicina.
Agende uma teleconsulta sem burocracia aqui!
O que é o chip da beleza?
Chip da beleza é o nome popular de implantes hormonais à base de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos.
Como adiantei na abertura do artigo, muitos são elaborados em farmácias de manipulação, podendo conter diversas substâncias.
Entre elas, destacam-se estradiol, testosterona, gestrinona, oxandrolona e outros esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA).
São usados comumente em combinações de doses e vias que não foram testadas.
Por isso, não contam com garantia de segurança e eficácia, colocando a saúde em perigo.

Os chips são inseridos por via subcutânea, permanecendo na camada abaixo da pele por longos períodos
Para que serve o chip da beleza?
Quando utilizado em doses terapêuticas, como as recomendadas na bula de remédio, um implante hormonal possui indicações claras.
É o caso do implante subdérmico liberador de etonogestrel, vendido sob o nome comercial Implanon, cuja bula informa que serve para evitar a gravidez.
Substâncias anabolizantes, como a testosterona, são indicadas para a terapia de reposição hormonal, tendo por objetivo tratar doenças como:
- Hipogonadismo, caracterizado pelo mau funcionamento de testículos ou ovários
- Puberdade atrasada ou tardia, que ocorre após os 13 anos, nas meninas, ou depois dos 14 anos, nos meninos
- Micropênis neonatal, condição em que o pênis é acentuadamente menor que o padrão para um recém-nascido
- Caquexia, que se manifesta pelo emagrecimento exagerado e perda acentuada de massa muscular.
A seguir, explico como esse tipo de implante funciona.
Como funciona o chip da beleza?
Os chips são inseridos por via subcutânea, permanecendo na camada abaixo da pele por longos períodos, durante os quais os hormônios contidos neles são liberados.
O Implanon, por exemplo, é um pequeno bastão de plástico, macio, flexível, com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, que contém 68 mg da substância ativa etonogestrel.
Sua embalagem possui um aplicador que permite que um profissional de saúde habilitado insira o implante diretamente sob a pele do braço da paciente.
Em seguida, há liberação contínua de pequenas quantidades do hormônio feminino sintético etonogestrel, semelhante à progesterona, na corrente sanguínea.
Chips da beleza manipulados seguem essa lógica, dispensando hormônios anabolizantes na corrente sanguínea durante meses ou até anos.
O chip da beleza dura quanto tempo?
A duração depende das substâncias e dosagens presentes no chip.
Implantes com gestrinona, um hormônio sintético da progesterona, podem durar até um ano.
Já o chip contraceptivo à base de etonogestrel dura até 3 anos.
Quais os benefícios do chip da beleza?
Os benefícios estão associados à ação anabólica dos hormônios contidos no chip, que estimula o aumento da massa muscular e pode diminuir a proporção de gordura subcutânea.
Entretanto, o efeito também exige a adoção de hábitos saudáveis, como dieta balanceada e prática regular de exercício físico, combinados ao monitoramento médico para prevenir complicações de saúde.
O que a Anvisa diz sobre o chip da beleza?
A Anvisa proíbe a manipulação, comercialização e uso para fins estéticos, esportivos ou de ganho de massa muscular, de implantes hormonais à base de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos.
De acordo com a Resolução RE 4.353/2024, também é vedada a propaganda dos chips da beleza ou de qualquer outro produto manipulado para o público em geral.
O uso de formulações manipuladas deve ser feito somente sob responsabilidade e prescrição médica, quando o profissional avalia que nenhum medicamento disponível no mercado atende à necessidade específica de um paciente.
Nesses casos, o profissional emite a receita de controle especial, que tem a primeira via retida pela farmácia de manipulação e informa o código CID da condição clínica a ser tratada.
A receita ainda deve ser acompanhada de um Termo de Responsabilidade/Esclarecimento assinado pelo médico, pelo paciente e pelo responsável da farmácia de manipulação, e anexado ao prontuário do paciente.
Quais os efeitos colaterais do chip da beleza?
Segundo alertam o CFM (Conselho Federal de Medicina) e outras entidades médicas, as reações adversas ao uso de anabolizantes incluem:
- Eventos e doenças cardiovasculares como a hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial (pressão alta), infarto do coração, aterosclerose, estado de hipercoagulabilidade, aumento da trombogênese e vasoespasmo
- Doenças do fígado como hepatite medicamentosa, insuficiência hepática aguda e carcinoma hepatocelular (câncer)
- Doenças mentais e transtornos de comportamento, a exemplo de depressão e dependência
- Distúrbios endócrinos, como infertilidade, disfunção erétil e diminuição de libido.
Mesmo o Implanon pode causar efeitos indesejáveis, como espinhas (acne), dor de cabeça, aumento de peso corporal, sensibilidade e dor nos seios, infecções vaginais, menstruação irregular.
Em casos raros, podem surgir reações alérgicas graves, pressão alta, hematomas ou desmaio.

O efeito também exige a adoção de hábitos saudáveis, como dieta balanceada e prática regular de exercícios
Quem pode colocar o chip da beleza?
Apenas médicos habilitados e treinados podem inserir o chip com segurança, por meio de um procedimento realizado no consultório ou clínica.
O ideal é que o profissional seja certificado em implantes hormonais, a fim de evitar reações adversas durante a inserção.
Um pequeno curativo adesivo será colocado sobre o local após a inserção, e um enfaixamento compressivo por 4 horas poderá ser feito para minimizar o risco de formação de hematoma.
Em caso de dúvidas, dá para falar com um médico online sem sair de casa, com toda a rapidez e comodidade.
Basta usar um dispositivo conectado à internet para passar em teleconsulta na plataforma Morsch.
Acesse agora a página de agendamentos e selecione o profissional, data e horários mais adequados para o atendimento!
Conclusão
Ao final deste texto, você agora já sabe que um implante hormonal (popularmente chamado de chip da beleza) só deve ser usado conforme a recomendação médica.
Evite sempre a automedicação e a compra de formulações através de propagandas em sites ou redes sociais, pois qualquer produto manipulado deve ser receitado considerando suas necessidades específicas.
Gostou do artigo? Compartilhe!
Fique por dentro das novidades sobre saúde e bem-estar navegando em nosso blog.