Receita de metadona: como conseguir e renovar a prescrição
A receita de metadona é o documento necessário para adquirir esse medicamento opioide.
O remédio é utilizado para tratar dores crônicas graves, como no pós-operatório ou em pacientes com câncer.
Também tem um importante papel no tratamento de dependência química de narcóticos, o que ocorre sempre sob supervisão médica.
Nos próximos tópicos, explico mais sobre as regras de prescrição e como conseguir a receita médica de metadona de forma segura.
Você vai descobrir como a telemedicina facilita o seu acesso ao remédio que precisa.
Qual é a receita de metadona?
A compra de fármacos com metadona exige a receita amarela do tipo A1.
Ela é composta por uma prescrição de orientação ao paciente (normalmente, de cor branca) e uma notificação de receita (na cor amarela).
A notificação fica retida na farmácia, permitindo o rastreio do paciente, médico prescritor, fornecedor e comprador por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Esse documento serve para evitar o abuso de entorpecentes como a metadona, que oferece risco de dependência física e psíquica quando administrada de forma indevida.
Para alertar profissionais de saúde e a população, a Anvisa inseriu o medicamento no grupo A1 de remédios controlados, aplicando normas rígidas para sua prescrição e determinando a inserção da tarja preta nas embalagens do fármaco.
A receita amarela tem validade de 30 dias, contados a partir da data seguinte à emissão, podendo liberar quantidade de metadona suficiente para até um mês de tratamento.
Como conseguir receita de metadona
A receita de metadona só pode ser emitida por um médico com CRM ativo e autorização da Anvisa.
Isso porque a notificação de receita amarela é impressa e entregue pela autoridade sanitária competente do estado, município ou Distrito Federal, de forma gratuita.
Cabe ao médico retirar o talão no serviço de vigilância sanitária de sua região e fazer a prescrição somente após uma consulta online ou presencial, seguindo o previsto na Resolução CFM 2.299/21, do Conselho Federal de Medicina.
A assistência começa com a entrevista com o paciente, quando o profissional pergunta sobre sintomas, histórico de saúde e tratamentos prévios.
Depois, vem a etapa de exame físico, que serve para avaliar anormalidades por meio de técnicas como observação, percussão e palpação.
Caso seja necessário, o médico solicita exames complementares e, só então, formula o diagnóstico e indica o tratamento, que pode incluir fármacos como a metadona.
Como renovar receita de metadona pela internet
Tradicionalmente, seria necessário passar em nova consulta para trocar uma receita que acaba de perder a validade.
Esse processo ficou mais simples com a telemedicina.
Usando o serviço de renovação online de receitas, você pede um novo documento em poucos cliques.
É só seguir nosso roteiro para solicitar uma nova prescrição na plataforma Morsch:
- Acesse a página de renovação de receitas
- Caso seja seu primeiro acesso, escolha “Criar conta” e preencha os campos solicitados para se cadastrar
- Prossiga selecionando a renovação de receita
- Confirme o pagamento.
Em seguida, você receberá uma confirmação por e-mail, junto a um link de rastreamento para acompanhar o envio da receita amarela pelo correio.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre a receita de metadona?
Aproveito para lembrar que esse remédio oferece riscos em caso de automedicação e deve ser usado apenas sob prescrição médica.
Se estiver com dores intensas, marque já uma teleconsulta no sistema Morsch.
Acesse a página de agendamento e use o filtro de especialidades para encontrar o profissional de sua preferência e receber atendimento médico sem sair de casa.
E para dar continuidade ao tratamento, é ainda mais fácil: acesse agora a área de renovação de receitas da Morsch!