Como a Unimed utiliza a Telemedicina para reduzir custos

Por Dr. José Aldair Morsch, 25 de julho de 2016
Unimed e telemedicina

Com o risco de muitos planos quebrarem pelos altos custos dos procedimentos, a alternativa mais  viável para redução de custos nos exames foi criar setores dentro da própria sede da Unimed e telemedicina como parceira para realizar os exames com a análise feita através da plataforma em nuvem da Telemedicina e com isso se manter no mercado.

Veremos nesta postagem como grandes convênios se reinventam para continuar a atender a população com qualidade e ainda fazem a conta fechar no final do mês, usando de parcerias que trazem agilidade na entrega dos exames e uma redução significativa nos custos.

Os exames da Unimed e telemedicina como solução para reduzir custos

Todos pensam em prevenção contra as doenças crônicas da terceira idade ou até mesmo para fazer uso dos mais revolucionários tratamentos disponíveis no mercado e isso custa caro para os planos de saúde.

Um estudo de viabilidade do setor, mostrou que o lucro líquido dos planos de saúde, quando bem administrados não passa de 2% ao mês.

A maioria das pessoas imagina que um plano de saúde é rico, que tem dinheiro de sobra, mas a verdade é bem diferente.

Administrar um plano de saúde envolve muito rebolado, muitos cortes, com escolha de alternativas que mantenham a qualidade do serviço sem colocar em risco a vida do paciente.

A solução encontrada foi utilizar uma plataforma de telemedicina em nuvem para ter acesso rápido e de baixo custos aos laudos dos exames.

Unimed e Telemedicina juntos, viram os custos dos planos de saúde caíram pela metade.

A Unimed ao acompanhar o amadurecimento das empresas de Telemedicina e sua consagração no mercado, decidiu fazer um estudo da viabilidade de agregar aos seus serviços e os resultados foram animadores.

A comparação com os custos dos exames realizados nos consultórios dos cooperados representou uma redução de mais de 50% em economia.

Estamos falando da área de maior custo dentro de um convênio – os exames médicos!

Essa tendência está se espalhando por todo Brasil, onde mensalmente as empresas de Telemedicina estão participando de licitações para contratação dos seus serviços com aparelhos da própria Unimed ou fornecidos em comodato.

Alguns exemplos de cooperativas que já possuem esse serviço:

  • Unimed Missões no RS,
  • Unimed na cidade de Filadelfia em SC
  • Unimed de Curitiba no PR
  • Unimed Nordeste no CE
  • Unimed Minas em MG

Veja a seguir, quais são os 5 tratamentos mais procurados nos Planos de saúde e saiba um pouco mais sobre cada um deles:

1-Tratamentos cardiológicos

Existe uma grande preocupação dos brasileiros, com relação à saúde do coração.

Devido a hábitos culturais de alimentação não tão saudáveis, o coração dos brasileiros pode acabar sobrecarregado.

Colesterol alto, obesidade e hipertensão arterial, levam milhares de pessoas à hospitais.

Tratamentos cardiológicos são os mais procurados por quem possui Planos de saúde.

Para suprir a grande demanda de eletrocardiogramas, esse exame foi incorporado á telemedicina para dar agilidade e economia no momento de atender aos pacientes que utilizam os serviços da Unimed.

2-Tratamentos neurológicos

Assim como ocorre com o coração, os tratamentos neurológicos usando a teleneurologia dentro da telemedicina, são amplamente procurados pelos pacientes que possuem planos de saúde, exames para detecção de AVC, Alzheimer, Parkinson e suas eventuais manutenções, não costumam ser nem um pouco baratos aos bolsos de quem possui essas e outras patologias neurológicas.

Sendo assim, nada melhor do que estar segurado por um plano de saúde e ter acesso a todos exames e suportes para realizar procedimentos e tratamentos neurológicos.

Neste contexto dispomos da tomografia computadorizada e ressonância magnética, para diagnósticos rápidos com telemedicina.

3-Tratamentos Pneumológicos

Outra área que vem sendo cada vez mais utilizada por quem possui planos de saúde como Unimed.

A manutenção da saúde dos pulmões e vias aéreas é muito importante para que o paciente tenha boa qualidade de vida.

Com o aumento da expectativa de vida e a poluição dos grandes centros, cada vez pior, o número de atendimentos por doenças respiratórias cresce exponencialmente a cada ano, dessa forma, ser segurado por um plano de saúde é a melhor forma de manter os pulmões saudáveis sem que o bolso fique vazio no final do mês.

Exames simples de acompanhamento que são realizado de forma rotineira, são o Raio-x de tórax e a espirometria, ambos oferecidos pela telemedicina.

4-Tratamentos Ortopédicos

Infelizmente ninguém está a salvo de acidentes, podem ser eles cotidianos, como simples torções, quedas, até acidentes mais graves, como acidentes de trânsito.

Ficar na fila do SUS após sofrer uma fratura não é uma das melhores experiências que alguém pode ter, assim como pagar por uma cirurgia ortopédica.

Por esses e muitos outros motivos, é que o serviço de ortopedia está dentro dos 5 tratamentos mais procurados por quem possui convênios de saúde.

Por meio da telemedicina, os diagnósticos nas área de radiografia, tomografia e ressonância, tornaram-se muito mais rápidos e eficientes pois sempre são analisados por especialistas com laudos á distância.

5-Tratamentos Oncológicos

Um dos procedimentos mais deficitários na rede pública de saúde e mais caros na rede particular, é o tratamento de câncer, que vai desde o diagnóstico até o tratamento final da doença, como quimioterapia e radioterapia, por exemplo.

O descaso das autoridades públicas do país quanto a doença, aliado aos altos preços praticados pela rede particular, levam milhares de pessoas a procurarem os convênios médicos para que possam ter acesso à um tratamento de qualidade contra o câncer.

Se você se preocupa com sua saúde, ou então com a saúde de seus familiares, é mais do que essencial ter um convênio para eventuais emergências.

A grande vantagem é que agora os exames são mais rápidos e realizados dentro da própria Unimed, sem precisar visitar uma infinidade de especialistas e atrasar o seu diagnóstico.

Unimed e telemedicina investindo em Medicina Ocupacional

O número de contratos com empresas que buscam os cuidados médicos para os seus colaboradores sinalizou para a criação de um setor específico na Unimed para o atendimento desse nicho da população.

Com a Unimed e Telemedicina como parceira, foi possível criar ambientes únicos dentro da própria cooperativa que atende especificamente os colaboradores de empresas.

Estou falando da Medicina Ocupacional.

É possível tanto os colaboradores irem até a Unimed ou os médicos do trabalho da Unimed utilizarem unidades móveis com os exames sendo realizados nas próprias empresas.

Isso é possível porque os aparelhos médicos utilizados são portáteis, usam a bateria do notebook e podem ser transferidos para a central de Telemedicina quando disponibilizar de internet.

Os exames atualmente realizados neste formato são:

  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma ocupacional
  • Espirometria ocupacional
  • Mapa de pressão arterial
  • Holter de ECG 24 horas
  • Polissonografia

Bem vindo ao futuro, bem vindo aos serviços da Telemedicina!

Compartilhe nas redes, assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin