Como fazer marketing na área da saúde?

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de outubro de 2016
marketing na área da saúde

Que palavras vêm a sua cabeça quando você pensa em marketing na área da saúde?

Se você pensa em relacionamento, conquista de clientes, planejamento, pesquisa e divulgação está no caminho certo.

Marketing não é sinônimo de propaganda. É muito mais do que isso: é uma ferramenta que ajuda a fortalecer o relacionamento com os pacientes e a melhorar os serviços oferecidos no estabelecimento. Também é essencial para divulgar o nome do profissional e da clínica em que ele atua.

Muitos médicos ainda ignoram os benefícios que estratégias de marketing na área da saúde podem trazer para uma clínica. É importante saber que o marketing ajuda a valorizar o profissional, a reter clientes e a melhorar a comunicação entre pacientes e médicos ou clínicas. Não sabe por onde começar? Confira algumas dicas neste post!

Como fazer marketing na área da saúde

Conheça os seus pacientes

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Toda ação de marketing, para ser eficiente, precisa ser bem planejada. Este planejamento também depende de uma boa pesquisa que deve analisar: concorrência, mercado e público-alvo.

A sua clínica também tem um público-alvo, que são os pacientes para quem os serviços são oferecidos. Definir o perfil deste público é um passo essencial para as estratégias de marketing na área da saúde.

É só quando você conhece os seus pacientes que sabe qual é a melhor linguagem a ser utilizada, quais melhorias devem ser feitas no atendimento e quais são os principais canais de contato para dialogar com o seu público.

Crie um site na internet

Também é essencial que a sua clínica esteja na internet. Muitos pacientes começam a procurar por médicos ou centros de saúde na web.

A Telemedicina Morsch é um exemplo. Iniciou como uma clínica médica de Cardiologia e acabou migrando para o meio digital. Iniciou com um blog e depois lançou o seu site oficial para que todos tenham acesso a conteúdo exclusivo e de qualidade na área médica.

Se você não tem um site, não vai ser conhecido por estas pessoas. Para aproveitar ao máximo esta estratégia de marketing na área da saúde, o ideal é desenvolver um site completo: fácil de navegar e que contenha informações importantes acerca da sua clínica ou área profissional.

Aproveite a força das redes sociais

Você já pensou em usar perfis na internet para promover o seu nome (ou da clínica) e estreitar o relacionamento com os seus pacientes? Muitas empresas e profissionais de diversas áreas já usam o Facebook, o Instagram e o Twitter como parte da estratégia de marketing.

Você pode, por exemplo, criar uma página oficial e compartilhar conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. A ideia é fortalecer o nome na internet para atrair novos pacientes e reter antigos. Uma das vantagens destes canais é a possibilidade de interação entre médicos e público.

Quer saber mais sobre marketing digital? Confira, neste link, uma lista com 11 blogs especializados no assunto.    

Não esqueça do marketing pessoal

Também é importante que profissionais da saúde invistam no marketing pessoal para melhorar o relacionamento com os clientes. Médicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros e demais profissionais lidam diretamente com pessoas.

Devem, portanto, trabalhar habilidades como comunicação, empatia e sensibilidade para entender como os pacientes estão se sentindo de modo geral. Uma boa apresentação visual e simpatia também são características necessárias.  

E você, como trabalha o marketing da sua clínica? Comente a sua opinião

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Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

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