Como fazer marketing na área da saúde seguindo o código de ética

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de outubro de 2016
marketing na área da saúde

Que palavras vêm a sua cabeça quando você pensa em marketing na área da saúde?

Se você pensa em relacionamento, conquista de clientes, planejamento, pesquisa e divulgação está no caminho certo.

Marketing não é sinônimo de propaganda.

É muito mais do que isso: é uma ferramenta que ajuda a fortalecer o relacionamento com os pacientes e a melhorar os serviços oferecidos no estabelecimento.

Também é essencial para divulgar o nome do profissional e da clínica em que ele atua.

Muitos médicos ainda ignoram os benefícios que estratégias de marketing na área da saúde podem trazer para uma clínica.

É importante saber que o marketing ajuda a valorizar o profissional, a reter clientes e a melhorar a comunicação entre pacientes e médicos ou clínicas.

Não sabe por onde começar?

Confira algumas dicas neste post!

Como fazer marketing na área da saúde

Conheça os seus pacientes

Toda ação de marketing, para ser eficiente, precisa ser bem planejada.

Este planejamento também depende de uma boa pesquisa que deve analisar: concorrência, mercado e público-alvo.

A sua clínica também tem um público-alvo, que são os pacientes para quem os serviços são oferecidos.

Definir o perfil deste público é um passo essencial para as estratégias de marketing na área da saúde.

É só quando você conhece os seus pacientes que sabe qual é a melhor linguagem a ser utilizada, quais melhorias devem ser feitas no atendimento e quais são os principais canais de contato para dialogar com o seu público.

Crie um site na internet

Também é essencial que a sua clínica esteja na internet.

Muitos pacientes começam a procurar por médicos ou centros de saúde na web.

A Telemedicina Morsch é um exemplo. Iniciou como uma clínica médica de Cardiologia e acabou migrando para o meio digital.

Iniciou com um blog e depois lançou o seu site oficial para que todos tenham acesso a conteúdo exclusivo e de qualidade na área médica.

Se você não tem um site, não vai ser conhecido por estas pessoas.

Para aproveitar ao máximo esta estratégia de marketing na área da saúde, o ideal é desenvolver um site completo: fácil de navegar e que contenha informações importantes acerca da sua clínica ou área profissional.

Aproveite a força das redes sociais para Marketing na área da saúde

Você já pensou em usar perfis na internet para promover o seu nome (ou da clínica) e estreitar o relacionamento com os seus pacientes?

Muitas empresas e profissionais de diversas áreas já usam o Facebook, o Instagram e o Twitter como parte da estratégia de marketing.

Você pode, por exemplo, criar uma página oficial e compartilhar conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação.

A ideia é fortalecer o nome na internet para atrair novos pacientes e reter antigos.

Uma das vantagens destes canais é a possibilidade de interação entre médicos e público.

Não esqueça do marketing pessoal

Também é importante que profissionais da saúde invistam no marketing pessoal para melhorar o relacionamento com os clientes.

Médicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros e demais profissionais lidam diretamente com pessoas.

Devem, portanto, trabalhar habilidades como comunicação, empatia e sensibilidade para entender como os pacientes estão se sentindo de modo geral.

Uma boa apresentação visual e simpatia também são características necessárias.  

E você, como trabalha o marketing da sua clínica?

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin