6 Ted Talks para profissionais da saúde se inspirarem

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de janeiro de 2017
ted talks

Ted Talks estão na moda, então porque não usar na saúde?

Atualmente, muitos são os recém-formados na área de saúde que pensam na abertura de um consultório médico.

E se você também tem esse objetivo:

  • O que a sua clínica trará de novo?
  • Qual será o diferencial oferecido por ela?
  • Porque os pacientes deixarão de visitar outras clínicas, escolhendo a sua no lugar?
  • Já assistiu Ted Talks para se inspirar?

Clínicas e consultórios médicos são abertos o tempo todo sem que os profissionais de saúde responsáveis prestem atenção em recursos ou diferenciais que podem ser trazidos para o ambiente, sem grandes investimentos e com altíssimo retorno.

Solicite um orçamento

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 6 ted talks de profissionais da área de saúde que poderão servir de inspiração para a abertura do seu consultório ou clínica médica. Confira quais são eles a seguir.

Ted Talks 1: A doctor’s touch

“O toque de um médico” (tradução literal para “a doctor’s touch”) é um ted talk idealizado pelo professor e médico Abraham Verghese. O profissional reuniu, ao longo de anos na profissão e na docência na Universidade de Stanford, histórias de vida e exemplos pessoais que mostram como a interação entre o médico e o paciente se torna fundamental para a promoção da cura.

Durante o seu ted talk de 18 minutos ele fala sobre as alterações que os recursos tecnológicos trazem para a medicina atual, tornando a comunicação e interação humana muito maior. E para saber como o toque de um médico pode fazer a diferença, assista ao ted talk disponível aqui!

Ted Talks 2: What doctors can learn from each other

O que será que os profissionais médicos podem aprender uns com os outros? Essa é a proposta de Stefan Larsson com o ted talk “What doctors can learn from each other”.

Em sua palestra de 12 minutos o médico defende a implantação de simples mudanças no sistema de saúde, que fariam com que os médicos pudessem aprender não só com as suas próprias experiências, como também, com as experiências de seus colegas.

Para o profissional, é fundamental que os médicos comecem a ‘trocar figurinhas’: comparando dados médicos, trocando estatísticas e avaliando os feedbacks constantemente. E para saber como isso pode se tornar uma realidade, acesse o ted talk de Larsson aqui!

Ted Talks 3: His and hers… healthcare

Sabe-se que as enfermidades se manifestam de diferentes formas no organismo feminino e masculino. Mas quais são os profissionais da área médica que realmente estão preocupados com isso?

No ted talk de 15 minutos denominado “His and hers… healthcare” a doutora Paula mostra como as doenças aparecem de diferentes formas no corpo masculino e feminino. Porém, ela atenta para o fato de que isso geralmente é ignorado pela comunidade médica, o que prejudica, especialmente, a oferta de tratamentos.

Quer saber quais são as principais diferenças? Acesse o ted talk da doutora Paula Johnson, disponível aqui!

Ted Talks 4: What your doctor won’t disclose

Será que a medicina é realmente transparente, ou será que a comunidade médica esconde alguns dados? Esse é o assunto tratado por Leana Wen em seu ted talk de 15 minutos intitulado “What your doctor won’t disclose”.

Na palestra, a doutora fala sobre a falta de clareza e transparência na área médica. Além disso, ela também discursa sobre qual foi o resultado após pedir para seus colegas médicos que tornassem a relação entre médico x paciente mais transparente.

E para saber o que o seu médico não irá lhe revelar com tanta facilidade, confira esse ted talk!

Ted Talks 5: It’s time to redesign medical data

Olhe para os dados médicos e pense: será que todos os pacientes irão entendê-los com clareza? Possivelmente, não.

Essa é a proposta de Thomas Goetz em sua palestra “It’s time to redesign medical data”, ou melhor, “hora de reformulação dos dados médicos”. O médico sugere que os dados médicos são de difícil leitura e compreensão. Não à toa, ele convida a comunidade médica a uma reformulação de dados em 16 minutos de palestra que valem a pena ser conferidos.

Para assistir, clique aqui!

Ted Talks 6: Medicine’s future? There is an app for that!

Você sabia que, atualmente, muitos são os aplicativos que andam lado a lado com a atividade médica? Pois é. No ted talk “Aplicativos para o futuro da medicina”, em inglês, “Medicine’s future? There is an app for that!”, o médico e pesquisador Daniel Kraft fala sobre o assunto em 18 minutos.

O médico sugere alguns recursos que podem ser aplicados em hospitais, clínicas e consultórios – com baixo investimento e altíssimo potencial de inovação na medicina. Ao total, são vários aplicativos e ferramentas. Que tal conferir? Acesse o ted talk aqui!

A Telemedicina como parceira nos exames

Com base nisso, você também já deve ter parado para pensar na possibilidade de apostar em uma plataforma de telemedicina. A seguir, confira como funcionam os sistemas de telemedicina e como eles podem se tornar aliados de sua clínica ou consultório médico.

A telemedicina surgiu a partir da necessidade médica de disponibilizar laudos (devidamente avaliados por médicos especialistas) e exames complexos com rapidez e facilidade – sem deixar, é claro, a qualidade de lado. Vamos para um exemplo.

Imagine um paciente com dores fortes na região torácica. Ao invés de esperar dias por uma consulta médica, ele pode realizar um exame de eletrocardiograma digital em uma clínica.

O resultado do exame será enviado em tempo real para a plataforma de telemedicina a qual essa clínica ou consultório estão vinculados.

O médico especialista em cardiologia irá receber os dados e analisá-los, enviando o laudo médico em questão de meia hora. Esse laudo médico indicará o que o paciente deve fazer: ficar em repouso em casa, tomar uma medicação ou realizar uma visita médica presencial. Sensacional, não é mesmo?

Entre os exames realizados pela telemedicina devemos destacar: eletrocardiograma, espirometria, eletroencefalograma, mamografia e outros. Sendo assim, prevenir e diagnosticar enfermidades sérias (que afetam o coração ou o cérebro, por exemplo) com precisão e rapidez é um dos grandes benefícios da telemedicina.

Com a telemedicina, os dados do paciente ficam gravados em nuvem em um sistema de altíssima segurança. Isso permite que o seu histórico e demais informações (como condição de saúde, últimos exames realizados e outros) sejam acessadas em questão de instantes.

E agora que você já conhece alguns recursos, ferramentas, e até mesmo aplicativos para medicina, o que ainda está esperando para trazê-los para a realidade da sua clínica ou consultório médico? Assista aos ted talks disponibilizados acima e inspire-se para fazer a diferença daqui para a frente.

Lembre-se da importância de adequar a sua clínica ou consultório a uma plataforma de telemedicina, que poderá auxiliar tanto na qualidade como na rapidez na oferta de laudos médicos à distância.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp