Fentanila: para que serve, receita e como tomar

Por Dr. José Aldair Morsch, 22 de maio de 2023
Fentanila

Fentanila é um analgésico potente, que deve ser administrado com cautela.

Isso porque o uso indiscriminado coloca o paciente em risco de tolerância, dependência e até overdose, com ameaça à vida.

Porém, o fármaco tem importante papel no tratamento de dores intensas, sendo encontrado nos formatos adesivo transdérmico de 12, 25, 50 ou 100 mcg, e solução injetável de 50 mcg/mL.

Neste texto, apresento detalhes sobre como tomar, para que serve e qual a receita médica de fentanila.

Acompanhe até o final e fique bem informado.

O que é fentanila?

Fentanila é um medicamento analgésico da classe dos opioides.

Ou seja, tem ação potente, promovendo um efeito anestésico a partir de doses baixas.

No entanto, seu impacto sobre o sistema nervoso central (SNC) pede a utilização com cuidado, seguindo a prescrição médica para evitar efeitos adversos.

Para que serve a fentanila

A fentanila serve para tratar dores crônicas e dores de difícil manejo, que não são aliviadas com outros remédios ou combinações.

Isso porque tem potência 100 vezes maior que a da morfina.

Também se destaca pela ação rápida e de curta duração, o que pede a administração de pequenas doses ao longo do dia para quem está recebendo tratamento em casa.

Esse é o mecanismo de ação dos adesivos transdérmicos, que liberam a substância aos poucos para evitar que a dor forte retorne.

Principais indicações

Segundo a bula, a fentanila pode ser prescrita para:

  • Combate a dores intensas que não cedem diante de outros fármacos, como dor pós-operatória ou provocada por câncer em estágio avançado
  • Analgesia de curta duração durante o período anestésico (pré-medicação, indução e manutenção) ou quando necessário no período pós-operatório imediato (sala de recuperação)
  • Uso como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia regional
  • Administração conjunta com neuroléptico na pré-medicação, na indução e como componente de manutenção em anestesia geral e regional
  • Uso como agente anestésico único com oxigênio em determinados pacientes de alto risco, como os submetidos a cirurgia cardíaca ou certos procedimentos neurológicos e ortopédicos difíceis
  • Administração epidural no controle da dor pós-operatória, operação cesariana ou outra cirurgia abdominal.

A seguir, esclareço como esse medicamento deve ser ingerido.

Como tomar citrato de fentanila

Sob a apresentação solução injetável de 50 mcg/mL, o medicamento deve ser administrado apenas por profissionais de saúde treinados, por via intravenosa, intramuscular ou epidural.

Portanto, neste espaço, vou explicar como usar os adesivos transdérmicos, prescritos para tratamento em casa, de maneira adequada.

Lembrando que eles estão disponíveis em diferentes dosagens: 12, 25, 50 ou 100 mcg.

Os adesivos contêm quantidade de fentanila suficiente para até três dias, devendo ser trocados depois de 72 horas.

Sempre remova o adesivo antigo antes de colocar o novo, anotando data e hora de aplicação para repetir o mesmo horário quando for trocar o adesivo novamente.

Caso esteja usando mais de uma unidade, remova e troque todas ao mesmo tempo.

Faça um revezamento entre os locais de aplicação, que devem ser superfícies planas, sadias e, de preferência, sem pelos, a exemplo do tronco ou braços.

Confira as instruções para colocar o adesivo:

  1. Escolha uma área limpa, seca e sem irritações na pele. Se precisar limpar, faça isso somente com água, sem usar sabonetes, cremes e outros cosméticos
  2. Para remover o adesivo de dentro do sachê de proteção, localize o entalhe pré-cortado (indicado por uma seta na etiqueta do sachê) ao longo da borda do lacre
  3. Dobre o sachê no entalhe, depois rasgue cuidadosamente o material do sachê
  4. Inspecione o adesivo em busca de qualquer dano. Adesivos cortados, divididos ou danificados de alguma forma não devem ser usados
  5. Abra ainda mais ao longo dos dois lados do sachê, mantendo o sachê como um livro aberto
  6. Para descolar a película removível, dobre-a ao meio e remova cada metade separadamente
  7. Aplique o adesivo transdérmico na pele com uma leve pressão no local com a palma da mão por aproximadamente 30 segundos
  8. Certifique-se que as bordas do adesivo estejam aderindo adequadamente
  9. Depois, lave as mãos com água limpa.

Para detalhes sobre o uso em crianças acima de dois anos, consulte a bula.

Receita de fentanila

Para adquirir o citrato de fentanila, você deve apresentar a receita amarela A1.

Nesse caso, o médico faz a prescrição junto à notificação de receitas – um documento que permite o rastreamento da substância por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isso porque a fentanila consta na lista de entorpecentes (marcados com tarja preta), que são monitorados pelas autoridades de saúde devido a efeitos colaterais graves.

Por agirem sobre o sistema nervoso central, essas substâncias podem causar dependência física ou psíquica, condicionando o funcionamento neuronal à sua presença.

Ou desencadear tolerância, quando doses cada vez mais altas são necessárias para alcançar o mesmo efeito, aumentando o risco de overdose.

Dúvidas frequentes sobre fentanila

Acompanhe agora as respostas para questões comuns a respeito da fentanila.

Qual a diferença entre Fentanil e Fentanila?

Na verdade, ambos os nomes descrevem o mesmo remédio: citrato de fentanila.

Fentanil® é a marca de referência para a solução injetável do fármaco, enquanto o nome fentanila identifica opções de medicamento genérico.

Qual a sensação de usar fentanila?

O efeito desejado é uma sensação de relaxamento e sedação, com alívio da dor intensa.

Por que a fentanila é perigosa?

Por se tratar de um opioide potente, a fentanila oferece diversos riscos.

Seu uso indiscriminado pode levar à depressão respiratória, desorientação, euforia, ansiedade, estado de confusão, tremores e sensação anormal como queimação ou formigamento (parestesia).

Além das já citadas tolerância, dependência e overdose, que é potencialmente fatal.

Mesmo seguindo a prescrição médica, podem surgir reações adversas comuns, por exemplo:

Outras reações durante o tratamento devem ser relatadas ao seu médico.

Conclusão

De potência elevada, a fentanila deve ser utilizada com cuidado.

Geralmente, é prescrita pelo médico que acompanha o paciente após uma cirurgia ou no tratamento de dores crônicas graves.

Se estiver sentindo desconforto intenso, você pode receber atendimento sem sair de casa por meio da teleconsulta na plataforma Morsch.

Selecione a especialidade desejada e agende sua consulta online.

Se estiver precisando apenas renovar a receita que está perdendo a validade, também dá para solicitar uma nova prescrição pela internet.

É só preencher um pequeno formulário aqui e acompanhar o envio da receita amarela pelos Correios, usando um código de rastreamento.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin