A profissão do futuro: Técnico em Telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 25 de junho de 2018
tecnico em telemedicina

Atuar como Técnico em Telemedicina é praticar uma profissão do futuro auxiliando profissionais da saúde no atendimento médico, monitoramento de pacientes e estudo a distância.A evolução tecnológica está permitindo que profissionais da saúde se comuniquem a distância para realizar consultorias via teleconferências ou mesmo interpretar exames médicos com laudos a distância.

Para manter esse ambiente virtual de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, Anvisa e CFM, é necessário que os profissionais na área de telecomunicações e informática façam parte das profissões do futuro.

O que faz um Técnico em Telemedicina?

Apesar do Técnico em Telemedicina ser considerado como uma das profissões do futuro, devemos lembrar que na prática, aproveitamos as profissões atuais e ajustamos de acordo com as novas necessidades com as novas tecnologias inovadoras.

Vou dar um exemplo prático para entender,

No momento em que um médico solicita um Ecg com laudo por exemplo, o famoso eletrocardiograma de repouso, o paciente pode utilizar um consultório convencional com Cardiologista ou simplesmente fazer o exame numa clínica de qualquer área e  aguardar alguns minutos o resultado do exame que será interpretado a distância através de uma central de laudos.

Dentro das carreiras do futuro, o Técnico em Telemedicina facilita a vida dos profissionais da saúde, oferecendo ferramentas para encurtar distâncias, como é o caso da videoconferência e dos exames com laudos médicos a distância realizados em Plataformas de Telemedicina.

Os profissionais de saúde precisam de todo suporte tecnológico e de treinamento para utilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho da Telemedicina e Telessaúde. O Técnico em Telemedicina fica responsável pela manutenção desta estrutura.

Técnico em telemedicina

Monitoramento de pacientes à distância

Que formação é necessária para ser trabalhar em Telemedicina?

A realidade é que as profissões atuais são aproveitadas para se tornar um técnico em telemedicina, como a informática, telecomunicações e internet, todas voltadas para o ramo da saúde com atendimento a distância.

Ao buscar cursos do futuro, percebemos que não existe especificamente uma faculdade do futuro voltada exclusivamente para Técnico em Telemedicina.

A maioria dos empregos do futuro se destacam á partir de novas necessidades encontradas com o uso da tecnologia e principalmente dos avanços da internet.

Buscar uma faculdade do futuro não é ir atrás do novo, visto que uma faculdade futura é como a bolsa de valores onde o momento do investimento ideal é antes do grande pico de investimentos.

Percebemos que os últimos 20 anos foram explosivos em novas profissões usando a tecnologia e internet e a maioria não está com um título bonito numa faculdade, ou seja, são criadas de uma necessidade.

 

As novas profissões parceiras em Telemedicina

Para desenvolver uma plataforma de telessaúde que abrange todo o ambiente virtual de atendimento na saúde, ensino a distância, monitoramento de pacientes, é necessário que vários segmentos de profissionais do futuro se unam para que a mágica aconteça.

O que isso tem a ver comigo?

Vou te dar outro exemplo:

Para desenvolver uma Plataforma de Telemedicina é necessário a união de:

– Analista de sistemas;

– Desenvolvedores back-end;

– Desenvolvedores  front-end;

– Engenharia da computação;

– Web designer de usabilidade;

– Especialistas em internet;

– Segurança de dados;

– Analista e desenvolvedor de aplicativos mobile.

Para cada uma dessas áreas existe uma formação técnica ou superior próprias e é nesse sentido que devemos buscar a área que se adeque a nossa vocação e que tenha claro, um bom retorno financeiro.

As empresas de Telessaúde contratam um time para trabalhar em conjunto com um único objetivo, criar e manter um ambiente virtual de atenção na saúde que resolva o problema da falta especialistas em locais remotos.

TI em saúde

A área de TI está intimamente ligada á Telemedicina

O Técnico em Telemedicina pode ser considerado como uma das melhores profissões do futuro?

Acredito que a manutenção e desenvolvimento de ambientes digitais como um Portal telemedicina é uma excelente área de atuação e pode ser considerada sim uma das profissões do futuro.

Na nossa empresa, a Telemedicina Morsch, costumamos dizer que é possível desenvolver numa Plataforma de Telessaúde tudo o que precisamos e também o que ainda não percebemos como necessidade.

O que vale é pensar de forma proativa e sempre nos mantermos atualizados para auxiliar nas novas necessidades dos nossos clientes.

Neste momento é que entra o Técnico em Telemedicina para desenvolver o que precisamos.

 

Vou ler a conclusão, estou na correria

Para os interessados em buscar a formação em uma das profissões do futuro, como um Técnico em Telemedicina, saiba que o nicho de mercado é amplo, indo desde um técnico em informática que prepara os equipamentos de videoconferência, até os analistas de sistemas, engenheiros da computação capazes de desenvolver o ambiente virtual perfeito para o atendimento a distância.

Para os apaixonados por tecnologia da informação e internet, entrar no ramo médico como Técnico em Telemedicina é uma escolha perfeita, com mercado em franco crescimento e muito valorizado.

Gostou desta nova profissão?

Comente, compartilhe e divulgue nas suas redes!

Não esquece de assinar nossa newsletter para receber assuntos como esse toda semana!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin