Psicoterapeuta Holístico
Renan Leitao Fernandes Monteiro
Número de registro: SP 42668
Valor: R$ 60,00
Sobre mim:
O Psicoterapeuta é o profissional que acolhe, avalia e auxilia na prevenção e tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Além disso acompanha atitude, sentimentos e mecanismos psíquicos do comportamento humano, por intermédio da análise de emoções, ideias e valores, atuando de forma terapêutica.
Quais doenças são tratadas por esse especialista?
O Psicoterapeuta atende diversos tipos de problemas relacionados à saúde mental, ao comportamento, às emoções e aos relacionamentos. Alguns exemplos são:
Ansiedade
Depressão
Tristeza
Transtornos de personalidade
Transtornos de humor
Transtornos alimentares
Transtornos do sono
Síndrome de burnout
Dependência química
Problemas de relacionamento
Perdas e luto
Mudanças de vida
Dificuldades sexuais
Dificuldades financeiras, etc.
É importante lembrar que, para passar em consulta com um Psicoterapeuta, não é necessário possuir alguma doença ou problema específico. A psicoterapia é indicada para todas as pessoas, de todas as idades, que buscam um espaço de escuta, compreensão, acolhimento e apoio, para promover o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e profissional, a saúde mental e o bem-estar.
Quando devo procurar um Psicoterapeuta?
Procurar a ajuda de um Psicoterapeuta é uma decisão pessoal, que depende de vários fatores, como o seu nível de sofrimento, a sua disponibilidade, a sua motivação e a sua expectativa.
Não existe uma regra geral que determine quando você deve ou não buscar um acompanhamento com Psicoterapeuta, mas existem alguns sinais que indicam que essa é uma boa opção para você. Alguns deles são:
Se você sente que está com dificuldades para lidar com suas emoções, pensamentos ou comportamentos, e isso afeta a sua qualidade de vida, o seu desempenho, o seu bem-estar ou o seu relacionamento com as outras pessoas.
Se você passou por uma situação traumática, uma perda, uma mudança ou uma crise, e não consegue se adaptar ou superar o que aconteceu.
Se você tem sintomas de algum transtorno mental que causam sofrimento e interferem na sua rotina.
Se você tem problemas de autoestima, autoconfiança, autoconhecimento ou autoaceitação, e isso prejudica a sua imagem, a sua identidade ou o seu propósito de vida.
Se você tem conflitos ou dificuldades nos seus relacionamentos afetivos, familiares, sociais ou profissionais, e não sabe como resolvê-los ou melhorá-los.
Se você tem dúvidas, angústias, medos ou insatisfações existenciais, e não encontra sentido ou significado para a sua vida.
Entenda que esses são apenas alguns exemplos de situações que motivam alguém a procurar o profissional, mas não são os únicos. Busque ajuda com Psicoterapeuta sempre que sentir que precisa de um apoio, de uma orientação, de um espaço para se expressar ou de um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Quais são os benefícios da psicoterapia?
Alguns dos principais benefícios de se fazer Psicoterapia com um Psicoterapeuta são:
Autoconhecimento: se conhecer melhor e identificar seus pontos fortes e fracos, seus valores, seus objetivos e suas necessidades.
Desenvolver inteligência emocional: reconhecer, expressar, regular e lidar com suas emoções, tanto as positivas, quanto as negativas.
Melhorar relacionamentos: aprimorar a sua comunicação, sua empatia, seu respeito e sua cooperação com as outras pessoas.
Superar traumas do passado: enfrentar e superar situações traumáticas, como abusos, violências, perdas e separações, que causam sofrimento, medo, culpa, raiva, tristeza ou ansiedade.
Aumentar o autocontrole: controlar seus impulsos, seus vícios, seus hábitos nocivos ou seus comportamentos disfuncionais, que prejudicam sua saúde, sua segurança ou sua integridade.
Potencializar as habilidades: descobrir, desenvolver e utilizar suas habilidades, seus talentos, seus recursos e suas potencialidades, que favorecem seu crescimento, sua realização, sua satisfação e sua felicidade.
Existem muitos outros benefícios, dependendo da abordagem, do objetivo, do problema e do perfil de cada paciente.
Formação:
Psicanálise, Psicoterapia, Psicologia Positiva, Psicopedagogo, Terapia Compotamento-cognitivo (TCC), Neurociência-cognitiva, Parapsicologia, Psicossomática e Terapia Psicodinâmica.