Equidade no acesso aos serviços de saúde, já que permite que cidadãos da zona rural e de comunidades afastadas, tenham pleno acesso aos serviços de saúde e a laudos médicos. Também é de extrema utilidade nas periferias de metrópoles e em cidades medianas.
Apesar de já existir a mais de quatro décadas, a telessaúde só começou a ser implementada no Brasil em 2007, através de um projeto chamado Programa Telessaúde Brasil. Seu maior alvo é a atenção básica que visa, dentre outras coisas, a informatização e integração das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Agilidade no atendimento, locação de profissionais em locais de difícil acesso, otimização de tempo e de recursos financeiros, maior qualidade de atendimento na atenção básica e melhoria do sistema como um todo.
Nas últimas décadas, profissionais e estabelecimentos de saúde acompanharam avanços significativos no campo da medicina. Uma grande variedade de tecnologias foram criadas beneficiando os pacientes tanto na etapa de prevenção, quanto na área de tratamento e acompanhamento de doenças.
Doenças que antes apresentavam altas taxas de mortalidade, como febre amarela e HIV, hoje apresentam-se controladas (apesar do aumento no número de casos registrados) e seguimos buscando tratamentos para essas e as novas ameaças que surgem.
Sendo assim, é natural que as diversas esferas do sistema saúde invistam em tecnologia, principalmente no que tange aos serviços.
Uma das maiores revoluções no atendimento em saúde é, sem nenhuma dúvida, a Telessaúde! Nesse material, buscaremos explicar com detalhes esse conceito, as vantagens e estratégias dessa modalidade. Acesse o conteúdo completo no link a seguir: