Entenda como funciona a Telemedicina na pneumologia

Por Dr. José Aldair Morsch, 12 de julho de 2021
Telemedicina na pneumologia: reduza o tempo do laudo

A telemedicina na pneumologia permite a oferta de laudos a distância e segunda opinião médica, ampliando o acesso a diagnósticos de qualidade.

Por viabilizar a interpretação remota de exames como a espirometria, essa especialidade vem se popularizando em clínicas, consultórios e hospitais de todo o Brasil.

Se você deseja saber mais sobre as aplicações, testes atendidos e como o seu negócio pode se beneficiar com a telepneumologia, continue lendo este artigo.

Infográfico sobre telepneumologia

A partir de agora, vou trazer as principais informações sobre a telemedicina e falar sobre os principais conceitos que norteiam essa disciplina, favorecendo a identificação e acompanhamento de males respiratórios crônicos.

O que é telemedicina na pneumologia?

Telemedicina na pneumologia é uma especialidade que emprega tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o compartilhamento de dados pneumológicos com segurança.

Também chamada de telepneumologia, essa disciplina dá base a serviços como a interpretação de testes de diagnóstico em pneumologia a distância, utilizando sistemas validados junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) – as plataformas de telemedicina.

Graças a esses portais, pneumologistas também podem orientar outros profissionais de saúde remotamente, emitindo uma segunda opinião sobre casos complexos.

Versátil, a telemedicina pneumológica dá suporte diagnóstico a exames com finalidade clínica (para a investigação de patologias) e ocupacional (para o acompanhamento exigido nas normas de Medicina do Trabalho).

Qual a importância da telemedicina na pneumologia?

A telemedicina na pneumologia é uma opção inteligente para suprir a carência de especialistas que afeta diversas cidades brasileiras, especialmente aquelas afastadas dos grandes centros urbanos.

Isso porque a especialidade cobre a ausência de pneumologistas, que são os especialistas autorizados pelo Conselho Federal de Medicina a elaborar e assinar laudos de exames do trato respiratório.

Contando com o auxílio da telemedicina na pneumologia, pequenas clínicas e hospitais podem incluir a espirometria em seu portfólio, bastando que invistam em um aparelho digital e treinamento de um técnico de enfermagem para conduzir o teste.

Sua interpretação e resultados são emitidos a distância por uma parceira de telemedicina.

Conforme ressalta o estudo publicado na Revista Portuguesa de Pneumologia, a especialidade também representa redução de custos e maior produtividade para as unidades de saúde.

Telemedicina na pneumologia: vários médicos já utilizam o serviço de laudos

Por se tratar de uma área muito importante e delicada da medicina, a pneumologia requer resultados e diagnósticos de forma rápida, precisa e confiável.

Daí a relevância de contratar um serviço de telemedicina, que elimina a barreira geográfica e conecta clínicas, consultórios e hospitais a especialistas.

Toda a comunicação é feita através de uma plataforma moderna, que protege as informações e agrega agilidade à dinâmica de emissão de laudos.

Embora envolva inovações tecnológicas, a telemedicina já existe há décadas, atendendo a diferentes especialidades com toda a comodidade.

Tanto que os sistemas mais estruturados, como o da Morsch, atendem a exames cardiológicos, neurológicos e radiológicos, além da espirometria.

Exames contemplados pela telemedicina na pneumologia

Exames contemplados pela telemedicina na pneumologia

Exames contemplados pela telemedicina na pneumologia

Mencionei, nos tópicos acima, que a espirometria é o principal exame pneumológico contemplado pela telemedicina.

Ele pode ser feito por um médico generalista, enfermeiro ou técnico de enfermagem com o devido treinamento, que compartilha seus registros na plataforma de telemedicina.

Em seguida, um pneumologista logado no sistema analisa e interpreta os arquivos do exame, elaborando o laudo médico online.

Após receber a assinatura digital, o documento é liberado no portal, podendo ser salvo, impresso ou enviado ao médico solicitante.

Esse processo serve tanto para a espirometria clínica quanto para a ocupacional, que estão detalhadas a seguir.

Espirometria Clínica

É um teste que mede a capacidade respiratória de forma completa, incluindo uma etapa para a prova de função pulmonar.

Para tanto, o paciente deve seguir as recomendações do técnico que realiza o exame, soprando no bocal do espirômetro com toda a força.

A espirometria clínica costuma ser indicada diante da suspeita de doenças respiratórias, como asma (inflamação das vias aéreas) ou enfisema pulmonar, que causa a degeneração do tecido pulmonar.

Espirometria Ocupacional

A modalidade ocupacional é mais simples que clínica, e serve para acompanhar trabalhadores expostos a agentes como amianto, sílica e outras poeiras minerais.

Ao serem inalados, esses agentes podem desencadear doenças ocupacionais a exemplo das pneumoconioses, que levam à formação de tecidos que dificultam a expansão dos pulmões e a respiração.

Quais são as vantagens telemedicina na pneumologia?

A telemedicina na pneumologia oferece vantagens para pacientes, unidades e equipes de saúde.

Neste tópico, trago detalhes sobre os benefícios mais notórios.

Vantagens da telemedicina na pneumologia para as empresas

A telemedicina otimiza o serviço de entrega de laudos, proporcionando vantagens como:

1. Laudos pneumológicos 24 horas por dia e sem interrupções

O portal de telemedicina da Morsch funciona de forma ininterrupta, garantindo a interpretação de exames a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive durante feriados e finais de semana.

2. Laudos realizados por médicos especialistas a distância

A telepneumologia supre a falta ou ausência de pneumologistas locais, viabilizando a emissão de laudos a distância assinados por especialistas.

3. Armazenamento na nuvem de laudos da telemedicina na pneumologia

A plataforma de telemedicina é um sistema integrado hospedado na nuvem, ou seja, no local de armazenamento da internet.

Por isso, ela pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo que se conecte à web, além de arquivar os laudos digitais na nuvem de modo automático.

No portal, eles ficam disponíveis para consulta e protegidos de invasões e pessoas não autorizadas, por meio de mecanismos como criptografia e senhas.

4. Redução de custos em clínicas e hospitais

Apostar na telemedicina gera economia com a compra de papel, tinta e impressões, já que ela trabalha com laudos digitais.

Também não será preciso manter um local físico de arquivamento, pois os resultados ficam salvos na nuvem.

Por não incluírem o valor das horas de trabalho dos especialistas, os laudos a distância acabam custando menos que aqueles emitidos localmente.

5. Comodato de espirômetros para clínicas que solicitarem

O comodato de aparelhos médicos é um tipo de empréstimo aos clientes que contratam pacotes mensais de laudos para espirometria.

Ao optar pelo comodato, a clínica, consultório ou hospital não paga nada mais para utilizar espirômetros modernos, e ainda recebe suporte remoto quando necessário.

Vantagens da telemedicina na pneumologia para os pacientes

Os pacientes ganham em comodidade com a telemedicina pneumológica, que possibilita o acompanhamento de males respiratórios crônicos.

Listo, abaixo, os benefícios para eles e seus acompanhantes.

1. Acesso aos laudos de exames pneumológicos em localidades remotas

Citei, mais acima, a importância da telemedicina na pneumologia, que entrega laudos de qualidade em locais remotos.

Dessa forma, pacientes não precisam percorrer longas distâncias para realizar a espirometria e buscar o resultado do exame.

Eles podem fazer o teste na clínica da sua cidade, economizando tempo e gastos com transporte, alimentação e hospedagem.

Essa possibilidade faz uma grande diferença, sobretudo para idosos e pessoas com restrições de mobilidade.

2. Agilidade no diagnóstico de problemas pneumológicos

Pneumologistas que atuam em clínicas, hospitais e consultórios têm uma série de atividades durante sua jornada de trabalho.

Esse fator dificulta a separação de momentos em que possam se dedicar aos laudos de testes de diagnóstico, o que exige grande concentração.

Assim, é comum que os pacientes tenham de esperar dias ou até semanas para receber os resultados da espirometria.

Já os especialistas da empresa de telemedicina se mantêm focados nessa tarefa, elaborando laudos com agilidade e viabilizando sua entrega no mesmo dia do exame.

3. Opção de segunda opinião médica de especialistas quando solicitado

Em casos complexos ou que suscitem dúvidas, é possível pedir uma segunda opinião aos especialistas da empresa de telemedicina.

Desse modo, a equipe local tem mais segurança no diagnóstico e escolha do tratamento adequado, melhorando o prognóstico do paciente.

4. Garantia de especialista qualificado em resultados de exames

Empresas de telemedicina idôneas, como a Morsch, mantêm apenas especialistas com CRM e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) ativo em seu quadro de funcionários.

Portanto, pacientes têm a garantia de que seus exames serão avaliados com todo o rigor e zelo por pneumologistas qualificados, gerando laudos autênticos e confiáveis.

Como funciona a espirometria na Medicina Ocupacional

Basicamente, a espirometria com finalidade ocupacional atende às exigências legais de acompanhamento dos trabalhadores expostos a agentes que podem prejudicar o sistema respiratório, prevenindo o desenvolvimento e o agravo de doenças.

Para tanto, o exame se consolidou na triagem de colaboradores e verificação daqueles que não estão aptos a trabalhar em ambientes insalubres, como asmáticos e portadores de silicose pulmonar, que devem ser afastados de suas atividades ou realocados.

A espirometria também auxilia na escolha de equipamentos de proteção individual para a prevenção de doenças ocupacionais como a silicose pulmonar, que pode afetar colaboradores que trabalham em áreas de produção com poeira a base de pedras ou sílica.

Em geral, o teste integra o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), sendo realizado por ocasião da contratação do colaborador e anualmente, como exame periódico.

Durante a espirometria ou teste do sopro, o trabalhador sopra em um bocal com toda força possível, liberando o ar dos pulmões pelo máximo de tempo que conseguir.

Enquanto isso, o equipamento utilizado, chamado espirômetro, colhe dados sobre diversas variáveis, que serão compartilhados na plataforma de telemedicina para avaliação.

Em seguida, um pneumologista inicia a interpretação dos registros, sempre levando em consideração o histórico de saúde, ambiente de trabalho e tarefas desempenhadas pelo colaborador.

Por fim, o especialista compõe o laudo a distância ou atestado de saúde ocupacional (ASO), que confirma se o trabalhador está apto, ou não, para voltar à sua atividade profissional.

Contrate a Telemedicina na pneumologia com aparelho em comodato

Contrate a Telemedicina na pneumologia com aparelho em comodato

Há clínicas atuantes em Medicina do Trabalho ou que gostariam de expandir as especialidades, oferecendo a espirometria dentre os seus exames de diagnóstico.

Porém, se deparam com barreiras para a aquisição do aparelho de espirometria, que possui tecnologia de ponta e pode custar caro.

Mesmo o aluguel convencional acaba pesando no orçamento após alguns meses, pois se torna uma despesa fixa.

Para solucionar esse problema, empresas de telemedicina, como a Morsch, criaram a opção de aluguel em comodato, disponibilizando espirômetros para as unidades de saúde que não têm condições de investir na compra desses equipamentos.

Conforme comentei acima, no comodato o cliente paga uma mensalidade única por um pacote com laudos online e ganha o direito de utilizar os dispositivos enquanto durar a parceria, sem qualquer taxa adicional.

Na Morsch, quem opta pelo comodato leva um serviço completo, com suporte remoto para instalação, orientações quanto ao uso do espirômetro e substituição gratuita em períodos de manutenção.

Após assinar o contrato, o cliente precisa aguardar apenas alguns dias para receber o aparelho, que é configurado no mesmo dia e já pode começar a ser usado nos testes pneumológicos.

Dessa forma, a telemedicina na pneumologia viabiliza toda a estruturação do seu serviço de espirometria, exigindo baixo investimento para que funcione.

Sobre a Telemedicina Morsch

Atuante no campo da telemedicina desde 2005, a Morsch já atendeu mais de 700 clínicas, consultórios e hospitais no país, entregando mais de um milhão de laudos remotos.

Isso foi possível graças à combinação entre uma equipe de 20 especialistas e um portal totalmente intuitivo, que pode ser integrado a outros sistemas médicos, a exemplo do prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Além dos resultados de exames a distância e comodato de aparelhos médicos, a empresa oferece segunda opinião qualificada e treinamento para o técnico de enfermagem que vai conduzir a espirometria.

Os conteúdos ficam disponíveis na própria plataforma de telemedicina, podendo ser acessados a qualquer hora do dia ou da noite.

Completo, nosso sistema também atende a exames de outras três especialidades: cardiologia, neurologia e radiologia.

Conclusão

Ao longo deste artigo, expliquei como funciona a telemedicina na pneumologia e de que forma ela pode otimizar a entrega de laudos em clínicas, hospitais e consultórios.

Escolhendo uma parceira de telemedicina bem estruturada, é possível montar um serviço de espirometria a partir de um pequeno investimento, optando pela emissão de resultados a distância.

Conte com a Morsch para dar o suporte na modernização do seu negócio, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Teste grátis nossa plataforma e entre em contato para saber mais.

Se gostou deste texto, deixe um comentário.

Compartilhe com colegas e amigos.

Referências Bibliográficas

SBPT esclarece aspectos legais sobre laudos de espirometria – Portal da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Novas tecnologias da informação em pneumologia – Manuela Zamith e Maria João Marques Gomes

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin