A Telemedicina auxilia nos exames médicos para segurança do trabalho

Por Dr. José Aldair Morsch, 20 de outubro de 2016
Telemedicina e segurança do trabalho

Introdução

A Telemedicina e segurança do trabalho se tornou uma parceria e uma opção altamente lucrativa e estão em crescente desenvolvimento no mercado.

Por se tratar de um segmento que visa os cuidados e o bem estar do trabalhador, hoje em dia elas são praticamente indispensáveis, pois garante o bom funcionamento das rotinas da empresa.

Nessas empresas de engenharia e segurança, são realizadas também diversas ações voltadas à saúde do trabalhador, uma vez que ela é essencial para o desempenho de suas funções com menores riscos possíveis.

Grande parte delas trabalha com exames de saúde ocupacional, que são encaminhados para médicos e clínicas particulares.

O problema nesse método é que os serviços costumam ser pouco eficientes, com alto custo e com prazos longos de entrega dos laudos.

Isso pode ser prejudicial à empresa, que conta com os exames para a realização de tarefas de risco para o trabalhador, como trabalho em altura.

Escolhendo um serviço de telemedicina e Segurança do Trabalho

Visando um serviço complementar, as empresas de telemedicina possuem a alternativa de oferecer um orçamento detalhado sobre os serviços e quem os realiza.

Assim quem já possui um ambulatório e quer instituí-la em sua empresa, conta com mais informação e se torna apto a escolher uma empresa adequada.

No país existem empresas de telemedicina que oferecem serviços eficientes, com entregas de laudos em tempo hábil e preços justos para o mercado.

No entanto, sem a informação prévia, muitas empresas de engenharia e segurança do trabalho são submetidas a um trabalho lento e ruim.

Para prevenir que isso aconteça, é necessário que seja elaborado orçamentos detalhados para encontrar uma empresa séria que trabalhe de acordo com a necessidade do cliente.

Para escolher melhor a empresa de telemedicina, deve-se avaliar condições como o aparato tecnológico e profissional que a empresa disponibiliza.

Além disso, o tempo de mercado, o número de especialistas qualificados e a experiência com a atividade podem ser fatores determinantes para o bom funcionamento do serviço.

Sempre solicite uma demonstração dos serviços

Outra forma de garantir a eficiência da clínica é pedir uma demonstração dos serviços, onde o empreendedor poderá avaliar se a empresa está apta para desenvolver as atividades demandadas.

Além disso tudo, variáveis como um bom retorno financeiro, preços justos e prazos curtos também devem ser levados em conta.

Para a implementação de serviços de telemedicina, não é necessário um profissional específico, basta um simples treinamento, oferecido pelo suporte da empresa, para uma secretária se tornar hábil na realização dos exames.

Isso diminui os custos pois pode-se simplesmente utilizar um colaborador já contratado, já que não é necessária uma formação específica para a atividade.

Essa diminuição no custo possibilita um alto nível de atendimento, sem afetar os encargos financeiros da empresa contratante.

Escolhendo a melhor empresa de telemedicina e Segurança do Trabalho

Existem algumas recomendações indispensáveis na hora de escolher uma clínica de telemedicina para segurança do trabalho.

Uma delas é a automatização.

Clínicas preparadas possuem um ambiente tecnológico com equipamentos de última geração. Isso garante a eficiência nos testes, além de acelerar o processo de entrega de laudos aos clientes.

Opte por empresas de Telemedicina que ofereçam agilidade

Outro fator a ser considerado é a agilidade na realização de exames médicos periódicos.

Como a empresa muitas vezes necessita dos laudos para liberar ou admitir algum funcionário, a rapidez desse processo é essencial para o funcionamento da empresa.

Uma clínica de telemedicina eficiente cumpre suas demandas em prazos curtos pré-estabelecidos.

A vantagem de utilizar esse serviço é livrar a empresa dos gastos com compra de equipamentos e manutenção.

Dessa forma, é possível usufruir do serviço através do sistema de aluguel em comodato, onde o empreendedor só tem custos durante a utilização.

A telemedicina é um grande facilitador para muitas empresas que precisam de exames de qualidade rápidos e com pouco custo.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin