Laudo a distância: como funciona e como contratar na telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 31 de outubro de 2019
Telemedicina e laudo a distância: saiba como funciona

O laudo a distância democratiza o acesso a exames em locais distantes dos centros urbanos, onde há poucos médicos especialistas.

Além de agregar agilidade e comodidade aos profissionais de saúde e pacientes, diminuindo o tempo de entrega dos resultados de exames.

É por essas e outras vantagens que o laudo emitido via telemedicina vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

Neste artigo, vou apresentar detalhes desta tecnologia e como aproveitar seus benefícios para otimizar a rotina da sua equipe.

Se o tema interessa, leia até o final.

O que é laudo a distância na telemedicina?

Laudo a distância é o laudo médico elaborado e assinado via sistema de telemedicina.

Esse documento obedece às mesmas exigências de autoridades de saúde para o laudo emitido presencialmente.

Ou seja, só pode ser preenchido e assinado por especialistas na área do exame.

Um laudo de densitometria óssea, por exemplo, fica a cargo de um médico radiologista qualificado e é validado por meio da sua assinatura digital.

Com a vantagem de dispensar a presença física desse especialista no serviço de saúde onde o procedimento foi realizado.

Como funciona o serviço de laudos a distância

Como adiantei acima, o serviço de laudos a distância funciona dentro de um software seguro e intuitivo: a plataforma de telemedicina.

O sistema fica hospedado na nuvem (internet), em um local protegido por mecanismos como senhas e criptografia.

É nesse ambiente que acontece a troca de informações de saúde e a entrega dos laudos online.

Dependendo do tipo de equipamento utilizado para o procedimento, é possível enviar os dados de exames de forma automática.

É o caso de hospitais, clínicas e consultórios que usam aparelhos digitais, que permitem essa configuração junto ao software de telemedicina.

Mas não é necessário ter esses dispositivos para se beneficiar dos laudos a distância.

Caso seus equipamentos não possibilitem integração ao sistema, basta fazer o exame normalmente, salvando os registros em arquivos DICOM, JPEG ou PDF, de acordo com o aparelho.

E compartilhar os dados na plataforma de telemedicina.

Em seguida, um especialista da empresa de telemedicina recebe essas informações e começa sua interpretação à luz do histórico do paciente e suspeita clínica.

Ele elabora o laudo médico e o assina digitalmente para garantir a autenticidade.

O documento é enviado novamente pela plataforma de telemedicina, que pode ser acessada pela equipe de saúde, pacientes e acompanhantes, mediante login e senha.

Essa dinâmica otimizada permite a entrega de laudos digitais em minutos.

Qual é a relação entre teleorientação e laudo a distância?

O conceito de teleorientação pode ser muito beneficiado pela telemedicina com laudo à distância.

Isso porque, a facilidade de receber os exames remotamente pode ser expandida para os atendimentos em que o médico analisa os resultados dos diagnósticos.

Ou seja, a pessoa recebe seus resultados e, ao invés de se deslocar para a segunda consulta, basta que ela encaminhe ao médico via internet e receba suas orientações à distância.

Mais do que garantir uma medicina mais prática, barata e amplamente acessível para a população, esse tipo de diferencial é muito importante em momentos de crise, como na atual pandemia.

Assim, os pacientes podem continuar suas consultas, exames e tratamentos, cuidando de sua saúde normalmente, mas sem riscos e exposições.

O que diz a legislação sobre telemedicina e laudo a distância?

Atualmente, a principal legislação sobre o tema é a Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta a telemedicina no Brasil.

O texto traz exigências referentes aos serviços de telediagnóstico.

 Eles são assim definidos no artigo 8º:

“Ato médico a distância, geográfica e/ou temporal, com a transmissão de gráficos, imagens e dados para emissão de laudo ou parecer por médico com registro de qualificação de especialista (RQE) na área relacionada ao procedimento, em atenção à solicitação do médico assistente”.

Segundo a norma, as unidades de saúde onde os exames estão sendo realizados deverão contar com um responsável técnico médico.

Orientações mais específicas estão naResolução CFM 2.299/2021.

Seu texto permitiu a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para a emissão de prescrição médica, atestado, relatório, solicitação de exames, laudo e parecer técnico.

Todos esses documentos médicos devem conter, pelo menos:

  • Identificação do médico: nome, CRM e endereço
  • Registro de Qualificação de Especialista (RQE), em caso de vinculação com especialidade ou área de atuação
  • Identificação do paciente: nome e número do documento legal
  • Data e hora
  • Assinatura digital do médico, gerada por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), com Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), garantindo sua validade legal, autenticidade, confiabilidade, autoria e não repúdio.

Outra norma de interesse é a Lei 13.787/2018, sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio do prontuário de paciente.

Especialidades médicas com exames laudados a distância

A seguir, conheça algumas especialidades que se beneficiam dos laudos a distância via telemedicina:

  • Telecardiologia: eletrocardiograma, holter 24 horas e MAPA de pressão arterial estão entre os exames que podem ser laudados remotamente, permitindo a identificação de doenças cardiovasculares
  • Teleneurologia: transtornos neurológicos como a epilepsia podem ser detectados com o auxílio do laudo digital, disponível para eletroencefalograma, polissonografia, entre outros procedimentos
  • Telepneumologia: espirometria ou prova de função pulmonar é o principal exame pneumológico interpretado a distância, seja com finalidade clínica ou para detectar patologias ocupacionais
  • Telerradiologia: raio X, tomografia computadorizada e ressonância magnética com ou sem contraste são exemplos de exames que se beneficiam do laudo online.

Esses são os exames mais comuns, mas há vários outros procedimentos que se beneficiam da tecnologia, como comento a seguir.

Aparelhos para telemedicina e laudos a distância

O processo de atendimento do paciente com a telemedicina e laudo a distância permite atender todos os formatos de atenção em saúde, desde o pronto socorro, alas de hospitais, clínicas, consultórios médicos e pacientes em seus domicílios.

Para isso, é empregada uma série de aparelhos, inclusive em versões digitais, que facilitam a comunicação em rede.

Entre os mais comuns, estão:

Em muitos casos, uma solução da telemedicina para clínicas e hospitais que não contam com tais aparelhos vêm do aluguel em comodato.

Nesse caso, o equipamento é cedido sem custos a partir da contratação de um pacote de laudos a distância.

Porém, há muitos outros aparelhos que podem ser utilizados para qualificar a assistência em telemedicina.

Na figura abaixo, demonstramos o exame de fundo de olho feito por um enfermeiro ou técnico em enfermagem em uma cidade qualquer. 

Teleoftalmologia

Avaliação de fundo de olho á distância

Os resultados são recebidos pelo especialista para formular suas conclusões e orientar nas condutas necessárias para cada paciente, tudo em tempo real.

É possível configurar um pacote de serviços para determinados segmentos, por exemplo, um pequeno lugarejo que não tem médico que resida na cidade e esteja de plantão, pode receber auxílio remoto 24 horas.

Assim, basta disponibilizar um técnico em enfermagem e internet para receber auxílio a distância e se submeter a triagem e exames locais, com resultados rápidos.

Além do tradicional eletrocardiograma digital realizado com exames e laudos a distância, é possível também examinar o paciente com estetoscópio de transmissão de sons eletrônico – conectado ao computador conforme demonstrado abaixo.

Estetoscópio eletrônico

Estetoscópio para atendimento á distância

Para exames neurológicos, é possível usar toucas compactas que já estão com os eletrodos posicionados corretamente para colocar na cabeça do paciente.

Isso reduz o tempo de preparo e aumenta a eficiência do exame. Observe os modelos abaixo.

Toucas de EEG

Touca para realizar exame de EEG

Quais são os benefícios do laudo a distância na telemedicina?

A partir de todos os aspectos mencionados até aqui, é fácil perceber como a T=telemedicina com laudo à distância pode ser vantajosa, tanto para médicos, quanto para pacientes.

Dessa forma, entre seus benefícios mais marcantes, destacam-se:

  • Agilidade na entrega de laudos, já que existem especialistas totalmente dedicados à sua elaboração, que encaminham tudo o quanto antes aos pacientes
  • Qualidade na avaliação de exames, uma vez que os médicos responsáveis são devidamente qualificados, experientes e voltados apenas a essa função
  • Redução de custos operacionais, pois a clínica ou hospital não precisa estruturar suas operações para a emissão dos laudos. Basta enviar os dados e receber a documentação pronta
  • Diagnósticos precisos e confiáveis, com a qualidade, precisão e rigor próprios dos exames comuns, mas com mais praticidade e apoio amplo de especialistas
  • Armazenamento fácil e seguro, feito totalmente via web e resguardado por sólidos protocolos de proteção
  • Integração com prontuário eletrônico, para que os dados dos pacientes fiquem unificados e forneçam melhores insumos para atendimentos futuros
  • Melhora no atendimento ao paciente, já que todos os pontos mencionados até aqui refletem em mais praticidade, agilidade, acessibilidade e excelência para os indivíduos em atendimento!

A seguir, explico como você pode ter essa facilidade na sua clínica, consultório ou hospital.

Telemedicina e laudo a distância na gestão da sua clínica

Como você pôde acompanhar, a telemedicina com laudo à distância pode ser uma importante aliada para a gestão da sua clínica.

Afinal, se considerarmos todas as demandas gerenciais necessárias para prestar bons serviços diagnósticos, os desafios podem ser imensos.

Em primeiro lugar, você precisa contar com médicos especializados em cada área de exame que sua unidade pretende laudar.

Somados aos custos com o quadro interno, estão os investimentos nos equipamentos e em suas respectivas manutenções e atualizações.

Além disso, quanto maior for a demanda de exames, mais agitadas são as rotinas profissionais e mais tempo os pacientes esperam por seus resultados.

Ou seja, quanto maior é seu escopo de serviços, mais difícil e dispendiosa é a gestão. Felizmente, isso não ocorre com a emissão de laudos online.

Em primeiro lugar, a telemedicina com laudo à distância elimina a necessidade de um time próprio de especialistas. 

Com o apoio de uma central externa, você engloba qualquer especialidade sem que isso represente maiores custos e esforços gerenciais. 

Ao mesmo tempo, é possível locar ou receber os equipamentos em comodato. Isso é feito de acordo com a sua demanda e com investimentos que correspondem à sua realidade.

No sistema de laudos online, os resultados são entregues em poucos minutos (ou imediatamente em casos emergenciais). Portanto, o tempo de espera é mínimo.

Como se não bastasse, todos os dados são trocados automaticamente na plataforma. Esse é mais um ponto que otimiza toda a gestão, que se torna mais ágil e simplificada. 

Dessa forma, mais que um diferencial que melhora a qualidade, a viabilidade e a acessibilidade dos seus serviços, a telemedicina com laudo à distância é decisiva em termos gerenciais. 

Portanto, se você deseja processos mais eficientes e produtivos no seu centro de diagnósticos, ela certamente é a alternativa ideal para as suas demandas. 

Como contratar a emissão de laudos a distância

O serviço de laudos a distância está disponível para consultórios, clínicas e hospitais de todos os portes, localizados em qualquer cidade brasileira.

Sua contratação é simples, mas pede cuidados para garantir a qualidade dos laudos online.

A seguir, vou mostrar algumas boas práticas para ajudar a fazer uma escolha certeira.

Prefira sistemas fáceis de usar

Antes de selecionar um software, é importante conhecer o processo de emissão e entrega dos laudos, evitando contratar plataformas complexas.

Afinal, seu time terá de aprender a utilizar o sistema rapidamente.

Outra dica é preferir empresas que oferecem treinamento e suporte para a equipe médica.

Confira se a plataforma está cadastrada no CRM

Depois de encontrar softwares intuitivos, é hora de verificar se eles atendem à legislação vigente.

Caso contrário, os laudos emitidos podem não ter validade, arriscando a credibilidade do seu serviço de saúde e o bem-estar dos seus pacientes.

As normas atuais determinam que as plataformas de telemedicina estejam inscritas no Conselho Regional de Medicina e tenham como diretor técnico um médico inscrito no mesmo CRM.

Essa inscrição garante a regularidade do sistema perante as autoridades de saúde.

Considere os serviços agregados

Por fim, confira também quais funcionalidades além do laudo a distância estão disponíveis.

Caso a plataforma conte com comodato de equipamentos médicos, por exemplo, você poderá usar aparelhos digitais a custo zero.

Na Telemedicina Morsch, basta contratar um pacote de laudos para ter acesso a essa vantagem, disponível enquanto durar a parceria.

Melhor plataforma de telemedicina e laudo a distância

Para aprimorar a sua gestão com o apoio da telemedicina com laudo à distância, basta aderir a uma plataforma com serviços voltados a essa modalidade de exame

Uma das principais referências na área é a Telemedicina Morsch.

Para você ter ideia, são mais de 2.000 clínicas parceiras e 20.000 laudos médicos online entregues mensalmente. 

Tudo isso a partir de uma central própria e disponível em tempo integral. Ela conta com mais de 300 especialistas de todas as áreas da medicina. 

Além da velocidade de entrega, todas as informações do sistema são protegidas por sólidos protocolos de segurança. 

Inclusive, a adesão aos planos já inclui todo o suporte e treinamento necessários para você e sua equipe. Isso significa máximo retorno para seus investimentos.

O melhor é que você pode contratar a telemedicina com laudo à distância na modalidade de comodato.

Assim, os investimentos são livres dos custos com equipamentos. Basta recebê-los gratuitamente, usar o plano de laudos e utilizá-los conforme a sua demanda. 

Os benefícios gerenciais da telemedicina com laudo à distância são diversos. Você pode garantir todos eles com preços extremamente viáveis.

Faça o seu orçamento e descubra exatamente o quanto investir. No próximo item, abordo mais detalhes sobre o futuro da área e suas possibilidades. 

Conclusão

O forte da Telemedicina Morsch é oferecer uma plataforma em nuvem capaz de transmitir exames e laudos a distância, praticamente em tempo real, para todas as especialidades.

Ou seja, o paciente visita o local do serviço e após realizar o exame, espera 30 minutos. De lá, ele sai com o resultado pronto para levar até seu médico.

Quer saber ainda mais detalhes sobre o serviço de telemedicina?

Então assine nossa newsletter! Compartilhe nas suas redes sociais!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin