Teleconsulta: o que é, como funciona, vantagens e como marcar

Por Dr. José Aldair Morsch, 7 de fevereiro de 2024
Teleconsulta: o que é, como funciona e limitações no Brasil

A teleconsulta surgiu para prestar um atendimento remoto ao paciente que tem dificuldade para se locomover até onde o médico atende. 

Nesse cenário, a saúde 4.0 tem promovido avanços importantes na assistência, agregando praticidade e comodidade aos cuidados de saúde.

Com a consulta a distância, a troca de informações entre médico, paciente e outros profissionais da saúde é facilitada.

Ela também pode ser especialmente útil para quem vive longe dos centros urbanos, ou mesmo em áreas remotas, como você vai descobrir ao longo deste artigo.

A partir de agora, vou falar sobre as aplicações da teleconsulta e explicar como aproveitar as vantagens dessa modalidade para receber atendimento médico online.

O que é teleconsulta?

Teleconsulta é uma modalidade de consulta médica realizada a distância, com o auxílio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs). 

Geralmente, o atendimento é prestado por videoconferência, a fim de permitir interações entre médico, paciente e outros profissionais de saúde que não se encontram no mesmo local físico.

Especialidades médicas como radiologia, dermatologia, pneumologia, psicologia e neurologia podem se beneficiar dessa modalidade.

O atendimento remoto é possível graças à utilização da internet, aplicativos e de plataformas online.

Existe um consenso, no Brasil, de que a consulta telepresencial deve ser aplicada para melhorar o atendimento na atenção básica, tanto no serviço público quanto privado.

Qual a importância da teleconsulta?

A teleconsulta oferece benefícios tanto para o profissional de saúde quanto para os pacientes, pois dispensa deslocamentos.

Assim, médicos e outros colegas da área da saúde podem atender mais clientes durante o dia, enquanto os pacientes ganham maior flexibilidade na assistência.

A modalidade também permite que os profissionais deixem de atender apenas pessoas que moram perto da clínica, consultório ou hospital.

Por ser realizada totalmente a distância, a consulta online permite que o atendimento seja oferecido inclusive para pessoas que residem em outros países.

Desse modo, o paciente passa a ter acesso a atendimento especializado mesmo morando em regiões distantes ou remotas que não contam com hospitais e clínicas com infraestrutura completa para todos.

Logo, a teleconsulta surge como uma alternativa para promover a democratização do atendimento.

Ela também agiliza os diagnósticos, evitando que os pacientes tenham que encarar filas e um longo período de espera para conversarem com um médico e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

É por essas e outras razões que, no Brasil, 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros realizaram teleconsultas em 2022, conforme dados divulgados pelo Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). 

Apenas entre 2020 e 2021, o país registrou 7,1 milhões de teleconsultas, de acordo com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

Na ocasião, metade da população brasileira passou por teleatendimento, desfrutando de um índice de resolutividade de 91%.

Como funciona a teleconsulta?

A teleconsulta funciona em uma sala virtual disponível dentro de uma plataforma de telemedicina, ou via chat.

A plataforma ou software de telemedicina em nuvem é um sistema hospedado em local seguro da internet, que oferece a garantia de sigilo médico para as informações trocadas e armazenadas ali.

A teleconsulta pode ser síncrona ou assíncrona, sendo que a forma síncrona indica um atendimento imediato, com perguntas sendo feitas e respondidas em tempo real – geralmente, por videoconferência.

Para isso, é necessário contar com um software, aplicativo ou plataforma que permita a realização de chamadas em vídeo, áudio ou a troca de mensagens instantâneas.

Já a forma assíncrona se refere ao atendimento realizado em horários diferentes, através de tecnologia que permita o envio de questões e respostas em algumas horas ou dias.

Esse formato costuma ser empregado quando não há urgência nas respostas, ou mesmo em situações que não exigem a interação direta, como na telerradiologia.

Atendimento médico telepresencial

A teleconsulta funciona em sala virtual disponível dentro de uma plataforma de telemedicina

Qual é a diferença em relação à consulta presencial?

A principal diferença entre a teleconsulta e os atendimentos tradicionais é que não há contato físico entre médico e paciente.

Essa limitação impede a assistência remota a urgências e emergências, situações que exigem socorro imediato, pois representam ameaça à vida ou à integridade da vítima

É o caso de suspeita de infarto, fratura ou uma dor aguda e incapacitante, que devem ser atendidos no pronto-socorro.

Já outros tipos de assistência se beneficiam do teleatendimento, por exemplo:

Se houver a necessidade de exame físico ou contato com o indivíduo em tempo real – desde que não haja risco para o paciente –, algumas adaptações podem ser feitas para a assistência online.

Isso pode incluir desde a solicitação prévia de exames para posterior consulta, até o apoio de equipe técnica local para a realização de procedimentos básicos durante o atendimento.

Em todo caso, a teleconsulta funciona como uma “ponte”, eliminando barreiras geográficas para permitir um contato mais próximo com diferentes tipos de médicos.

diferença entre teleconsulta, telemedicina e telessaúde

Vantagens da teleconsulta para pacientes

Ao conectar pacientes a médicos ou profissionais de saúde de maneira direta, a teleconsulta confere agilidade à assistência.

Além de reduzir gastos com deslocamentos, proporcionando comodidade.

Saiba mais sobre essas e outras vantagens a seguir.

1. Democratização do acesso à saúde

Como mencionei nos tópicos anteriores, esse é um dos benefícios mais evidentes, pois paciente e profissional de saúde podem estar geograficamente distantes durante a teleconsulta.

Dessa forma, é possível contatar especialistas de diferentes áreas da medicina sem precisar se deslocar.

2. Qualidade do atendimento a distância

Em alguns lugares, há atendimento médico, porém, com profissionais pouco especializados ou habituados a determinadas patologias de alta complexidade.

Nesses casos, há duas opções a seguir: optar pelo atendimento mais generalista ou tentar uma consulta com especialista – que, muitas vezes, está distante e exige gastos com deslocamento para ser consultado presencialmente.

Com a teleconsulta, é possível ter esse atendimento especializado sem sair de casa e sem perder qualidade, quando comparado ao atendimento presencial.

3. Garantia de segurança dos dados

Plataformas de teleconsulta devem atender aos padrões de segurança exigidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e demais autoridades de saúde para que estejam regularizadas.

Portanto, os sistemas registrados nos CRMs possuem tecnologias modernas, como a criptografia de ponta a ponta, a fim de que apenas médicos e profissionais envolvidos no atendimento recebam os dados do paciente.

Embora haja riscos de perda de dados, eles são muito pequenos – menores, inclusive, que o risco de vazamento de dados existente no atendimento físico.

4. Redução de custos 

O fato de não precisar se locomover permite a economia de recursos que seriam gastos com passagens, combustível, hospedagem e alimentação.

Sem contar o tempo de deslocamento, que pode chegar a horas caso o paciente esteja numa grande metrópole ou precise se dirigir a outro município.

5. Centralização dos dados no prontuário online

Assim como numa consulta presencial, a teleconsulta gera registros do histórico do paciente, que devem ser adicionados ao prontuário digital.

Em vez de anexar papéis, porém, o profissional de saúde dispõe de salvamento automático das informações sobre a consulta online, encaminhamentos, pedidos de exames, receita digital e demais documentos necessários.

Essa funcionalidade viabiliza o armazenamento seguro e a localização rápida dos dados para consulta posterior.

teleconsulta feita por um geriatra

A teleconsulta oferece benefícios tanto para o profissional de saúde quanto para os pacientes

Como marcar uma teleconsulta?

Marcar a consulta online é um processo simples e rápido.

Todas as etapas são feitas pela internet, bastando que você tenha um computador, notebook, tablet ou até mesmo um smartphone com acesso à rede.

Com o aparelho em mãos, siga o passo a passo para agendar sua teleconsulta na plataforma Morsch:

  • Acesse a página de agendamentos
  • Use o filtro de especialidades ou escolha o profissional de sua preferência
  • Confira os horários de agendamento ao lado da identificação do médico e clique sobre o mais adequado
  • Você será redirecionado para uma página de login. Se não tiver cadastro, escolha o botão “Criar conta
  • Preencha o formulário com informações de identificação e prossiga
  • Crie uma senha e acesse o sistema
  • Pronto! Você já pode confirmar o horário, fazer o pagamento e aproveitar a teleconsulta.

É tudo prático, rápido e seguro!

Como fazer uma teleconsulta?

Após o agendamento da teleconsulta, o sistema de telemedicina online reserva uma sala virtual.

Meia hora antes do atendimento, o paciente recebe um SMS com o link para essa sala, e deve clicar sobre ele para conversar com o médico digital por videoconferência.

Em seguida, a consulta a distância se inicia a partir da anamnese ou entrevista com o paciente, que tem como objetivo coletar dados dos sobre a queixa atual.

Quais são os sintomas, quando começaram e sua intensidade são alguns questionamentos realizados pelo profissional.

A plataforma completa da Telemedicina Morsch oferece a teleconsulta com prontuário eletrônico integrado, permitindo que o médico visualize outras informações antes do teleatendimento.

Resultados de exames, tratamentos em curso, alergias e cirurgias prévias podem ser conferidos em detalhes no software e confirmados junto ao paciente.

Eles ajudam a avaliar as manifestações clínicas e formular uma hipótese diagnóstica, que poderá ser afastada ou confirmada com o suporte de exames complementares.

O pedido é feito dentro da plataforma, que também permite a prescrição eletrônica, emissão de atestado online e qualquer outro documento médico.

Com o diagnóstico em mãos, o profissional recomenda o tratamento adequado, produzindo e compartilhando a receita médica online por e-mail ou aplicativos de mensagens.

Agende sua teleconsulta pela Telemedicina Morsch

Com duas décadas de experiência na oferta de serviços de medicina a distância, a Telemedicina Morsch oferece teleconsultas com agilidade e qualidade.

Você só precisa de um dispositivo com conexão à internet para marcar o atendimento online e receber assistência em saúde em qualquer lugar.

Nosso sistema de agendamento funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana para simplificar sua rotina de cuidados.

Colocamos todo um time de médicos generalistas e especialistas à sua disposição, junto a outros profissionais de saúde, como nutricionistas e psicólogos.

Se estiver precisando conversar com um médico agora, você também pode acionar o plantão clínico 24 horas e tirar suas dúvidas.

São poucos cliques para conseguir a orientação médica de que você precisa.

Aproveite as vantagens da teleconsulta hoje mesmo!

Conclusão

Agora que esclareci em detalhes como funciona a teleconsulta, você pode utilizar essa inovação para otimizar as tarefas do dia a dia.

Afinal, dá para receber cuidados de saúde em casa ou até mesmo durante o horário de almoço do trabalho, com todo o conforto.

Conte com o time Morsch para fornecer assistência online de qualidade!

Se gostou do conteúdo, veja mais artigos sobre saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin