Aprecie algumas tecnologias médicas que mudarão a medicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de novembro de 2017
tecnologias medicas

Os avanços nas tecnologias médicas  têm provocado mudanças grandiosas nos mais variados setores da sociedade.

É a medicina buscando sua excelência no atendimento do ser humano.

 10 tecnologias médicas que mudarão a medicina

 

1- Inteligência artificial

A inteligência artificial se destaca principalmente pela sua capacidade extraordinária na interpretação de lesões de pele, lâminas de patologias, retinas e raios-X de modo geral.

Uma pesquisa conduzida recentemente pela Universidade da Carolina do Norte mostrou que a inteligência artificial é capaz de diagnosticar evidências 30% mais significativas em pacientes com câncer do que seus próprios médicos.

2- Biópsia líquida para o cancro

A biópsia líquida será capaz de diagnosticar o câncer com precisão mesmo em pacientes assintomáticos.

3- Sensores avançados

Sensores para o rastreamento de questões químicas, fisiológicas e do próprio ambiente em relação ao indivíduo também se qualificam como uma das principais tecnologias médicas que mudarão a medicina.

4- A ascensão da telemedicina

A ascensão da telemedicina é reforçada principalmente pela criação do Bedless Hospital, que nada mais é do que um centro médico virtual responsável pelo monitoramento remoto de pacientes (especialmente pacientes crônicos).

5- Diagnóstico ‘no bolso’

Os alunos da Imperial College, uma das maiores e mais renomadas faculdades de medicina de todo o mundo, criaram um pendrive (USB descartável) capaz de determinar com precisão o vírus HIV no organismo do indivíduo pela análise de uma única gota de sangue.

Além disso, demais doenças infecciosas e seus graus também serão, em breve, analisadas por tais dispositivos.

6- Ensaios clínicos

Os ensaios clínicos, que podem levar a uma série de avanços com tecnologias médicas na medicina, também vêm surgindo de modo cada vez mais expressivo.

Eles podem auxiliar tanto no tratamento de câncer como no de doenças como a anemia falciforme, doenças cardiovasculares e outras.

7- Ecocardiograma via Smartphone

Já imaginou se uma sonda cardíaca introduzida no smartphone fosse capaz de gerar um ultrassom com imagens nítidas e de alta qualidade do coração do paciente?

Isso já é realidade, pois três aparelhos foram criados com esse objetivo pela Healcerion no ano de 2016.

Em breve, eles serão produzidos em grande escala.

8- Novas formas de detectar a predisposição ao cancro

Ainda sabemos muito pouco sobre as razões que levam ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Mas as tecnologias médicas n medicina trabalham de modo a detectar, o quanto antes, a predisposição ao cancro em diferentes faixas demográficas.

9- Chips microfluídicos para laboratórios por meio de uma gota de sangue

Exames de sangue com altíssima precisão, baixo custo, e obtidos a partir de uma única gota de sangue também estão prestes a surgir no universo das tecnologias médicas.

10-Realidade virtual

As consultas virtuais prometem se tornar realidade em breve, inicialmente concentradas em diagnósticos e tratamento de fobias e dores em geral.

O uso da realidade virtual para fins de tratamento e reabilitação tem se tornado cada vez mais frequente nos consultórios.

Juntamente com a gameterapia, este método de reabilitação tem aumentado o engajamento dos pacientes com o tratamento e diminuído o índice de evasão das consultas, chamando a atenção dos profissionais da saúde.

Benefícios da telemedicina como uma das tecnologias médicas da telessaúde

O atendimento de vários profissionais da saúde para um mesmo caso, possibilidade de consultas médicas à distância, videoconferências, monitoramento de pacientes crônicos domiciliares e atendimento a comunidades remotas/afastadas são algumas das possibilidades da telessaúde.

A telessaúde é uma especialidade que visa atender a todos os públicos – o que diz respeito não só aos pacientes como também médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde.

Hoje a telessaúde é vista como uma especialidade de atendimento global. Ela auxilia médicos, paramédicos, demais profissionais da área de saúde e pacientes em geral na promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

O cuidado a distância (conhecido como telecuidado) se destaca como uma das áreas de atuação mais honrosas neste sentido.

Entrando agora no campo da telemedicina, devemos destacá-la como uma ferramenta da telessaúde que pode ser utilizada para os mais variados fins, sendo o principal deles o recebimento de exames e liberação de laudos (sobre os quais conheceremos melhor no decorrer deste artigo).

Se encarregar dos exames – que vai desde sua realização até a liberação do resultado com agilidade e qualidade – é, nos dias de hoje, a principal aplicação da telemedicina em todo o Brasil.

Por que apostar na telemedicina uma das tecnologias médicas mais inovadoras?

Há quem afirme que a telemedicina é o futuro da medicina. Para descobrir se esta afirmação é verdadeira, vamos analisar os fatos que temos em mãos.

Atualmente a telemedicina já se livrou do mito de que é restrita, visto que ela aparece no campo da telecardiografia, teleoncologia, teleneurologia, telerradiologia, teleoftalmologia e inúmeras outras áreas da medicina.

Ela pode ser utilizada para a interpretação de laudos de mapas de pressão arterial, análise de eletrocardiogramas ou eletroencefalogramas, interpretação de mapeamentos cerebrais, exames de mamografia, raios-X em geral e assim por diante.

Além disso, a telemedicina também se manifesta na gestão de clínicas e hospitais e na educação (por meio da tele-educação, promovida principalmente por meio de videoconferências que podem ser assistidas por estudantes, curiosos e profissionais de todo o mundo).

A telemedicina, felizmente, vem sendo cada vez mais associada a um procedimento seguro e eficaz. Em adicional, ela promove mudanças significativas tanto para os médicos e profissionais da saúde como para a comunidade de pacientes.

Uso da telemedicina para envio de exames e recebimento de laudos

Um dos principais serviços oferecidos pela telemedicina diz respeito ao envio de exames e recebimento de laudos.

Vamos prosseguir com alguns exemplos: uma clínica médica, que não possui um quadro completo de médicos especialistas, pode apostar na telemedicina tanto para a realização de uma maior variedade de exames quanto para o envio dos mesmos a uma central de telemedicina equipada apropriadamente – que os retornará com laudos realizados por médicos especialistas e qualificados.

Ao apostar na telemedicina, uma clínica sem cardiologistas presentes poderá realizar exames do coração (como o eletrocardiograma ou o mapa de pressão arterial) em seu estabelecimento.

O laudo médico, em seguida, será interpretado por um médico especialista da central de telemedicina à qual a clínica é vinculada.

E as oportunidades não param por aí. Sistemas administrativos completos de gerenciamento para os clientes também são serviços oferecidos por centrais de telemedicina.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar a minha clínica médica?

Se você também está pensando em investir em melhorias para promover o crescimento gradativo de sua clínica médica, saiba que chegou ao lugar certo.

Conheça a seguir quais são as principais novidades do setor médico oferecidas pela Telemedicina Morsch.

A Telemedicina Morsch conta com os mais recentes avanços tecnológicos na área de telemedicina.

Ela auxilia em laudos para a telessaúde das mais variadas especialidades médicas, fornecendo-os em questão de minutos. Ela pode ser uma grande aliada em um momento de atualização do seu negócio.

A Telemedicina Morsch nada mais é do que uma  ferramenta da telessaúde, pioneira na oferta de serviços relacionados à tecnologia de ponta no Brasil para clínicas médicas de todos os portes e especialidades.

O principal serviço da Telemedicina Morsch é o fornecimento de laudos de exames com altíssima qualidade e agilidade – visto que o tempo médio para a geração destes é de 30 minutos.

E como isso é possível?

Por meio de uma equipe completa de médicos de todas as especialidades e demais profissionais da área da saúde, que estão sempre prontos para analisá-los.

Lembre-se: ampliar o número de exames oferecidos pela sua clínica médica também pode ser uma forma eficaz de garantir a expansão dos negócios.

E se a razão para não apostar nessa melhoria são os possíveis altos custos para compra dos equipamentos/aparelhos responsáveis pela realização dos exames, saiba que não há razão para se preocupar com isso.

Isso porque a Telemedicina Morsch oferece o aluguel de aparelhos em modalidade de comodato para que a sua clínica possa ampliar significativamente o número de exames oferecidos – tais como exames do coração, pulmão, exames neurológicos e de radiologia em geral.

Após realizados os exames, eles são automaticamente enviados para a central da Telemedicina Morsch, onde serão avaliados em questão de 30 minutos por um corpo clínico completo, competente, e composto por médicos de todas as especialidades.

Os serviços da Telemedicina Morsch vem se diferenciando cada vez mais no mercado em função da realização de laudos por médicos especializados, qualificados e experientes com agilidade, qualidade e ótima relação custo x benefício.

Como pudemos perceber no decorrer deste artigo, muitos são os avanços tecnológicos que prometem mudar, nos próximos anos, a medicina da forma como a conhecemos.

E você não vai querer presenciar esse progresso de fora, não é mesmo?

Para apostar na telessaúde e em ferramentas da telemedicina, não hesite em contar com os serviços únicos oferecidos pela Telemedicina Morsch.

Entre eles, destacamos o aluguel de aparelhos em modalidade de comodato (para que sua clínica possa realizar uma ampla variedade de exames) e o envio de laudos (para exames cardíacos, de pulmão, neurológicos e de radiologia em geral) em cerca de 30 minutos, após análise do resultado feita por um corpo clínico completo de especialistas.

E agora que você já conhece o futuro da medicina, os avanços da telemedicina como uma das tecnologias médicas mais inovadoras, não fique para trás neste mercado, não hesite em entrar em contato com a Telemedicina Morsch para realizar um orçamento de acordo com as necessidades de sua clínica.

Compartilhe nas redes!

Assine nosso blog e receba semanalmente conteúdos como esse no seu e-mail.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin