Entenda como funciona um Software de Telemedicina em nuvem

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de agosto de 2019
Software de Telemedicina em nuvem

Um software de Telemedicina em nuvem é um conjunto de processos que envolvem pessoas, tecnologia da informação, tecnologia digital, tecnologia de telecomunicações, especialistas nas diversas áreas da medicina com tecnologias exclusivas.

Estas tecnologias médicas garantem a interpretação de exames médicos por especialistas espalhados pelo mundo, onde  todos estão envolvidos no esforço permanente para gerar valor e resultados de promoção da saúde para os pacientes.

O objetivo principal é otimizar e agilizar o fluxo de exames, diagnósticos e laudos médicos, e reduzir custos para todas as partes envolvidas através da remoção de obstáculos impostos pelas variáveis “tempo” e “distância”.

Acompanhe neste artigo todos os detalhes dessa tecnologia médica inovadora.

O que é um software de Telemedicina?

É um programa de computador desenvolvido em nuvem para ajudar serviços de saúde que não tem especialistas para interpretação dos seus exames médicos.

Também chamada de plataforma de Telemedicina, tem como objetivo disponibilizar um ambiente virtual seguro na nuvem para acesso de profissionais da saúde que precisam enviar seus arquivos de exames por uma ponta e na outra os especialistas logando e interpretando esses exames com a liberação do laudo a distância assinado digitalmente.

Vantagens do software de telemedicina para sua clínica

  • Supre a falta de especialistas para interpretar os exames
  • Traz agilidade na entrega dos exames, com tempo de resposta de minutos
  • Funciona 24 horas por dia, o ano inteiro
  • Reduz os custos nos laudos médicos em 50%
  • Um técnico em enfermagem treinado pode realizar os exames e enviar para o software de Telemedicina
  • Todas as clinicas populares usam
  • É um diferencial competitivo na oferta de mais serviços
  • Centraliza todos os exames num único lugar
  • Disponibiliza prontuário eletrônico integrado

Software de Telemedicina e Telessaúde, qual a diferença?  O fator tecnológico e fator humano sempre envolvidos

A palavra chave para um software de Telemedicina é tecnologia. A Telemedicina, assim como a Telessaúde (disciplinas distintas, mas ao mesmo tempo intimamente relacionadas), é fruto da tecnologia da informação, da comunicação (TICs) e da evolução da internet.

Compreender o papel do conjunto de tecnologias envolvidas no processo da Telemedicina é fundamental para entender como funciona o software telemedicina.

Antes é preciso estabelecer uma diferença entre Telessaúde e Telemedicina, pois, mais à frente, esses conceitos irão se misturar e qualquer leitura fica mais clara com a compreensão das diferenças entre essas duas variáveis.

De um modo sucinto, confrontadas as diversas definições encontradas no âmbito da Organização Mundial de Saúde, do Conselho Federal de Medicina e outras fontes, a diferença deve ser marcada em função de duas variáveis: tecnológica e humana.

A Telemedicina

É o conjunto de variáveis tecnológicas que envolvem o processo que compreende os passos que vão da realização da consulta e exame médico até a elaboração do laudo médico referente ao exame enviado para análise.

Essas variáveis são os sofisticados aparelhos para realização de exames, o software de telemedicina em nuvem, o sistema de transferência remota de dados e os sistemas de segurança, armazenamento e acesso digital, bem como a tecnologia da informação.

Todo esse sistema é colocado a serviço da Telessaúde

A Telessaúde consiste no conjunto de práticas, recorrendo à tecnologia, para a superação da distância e do tempo no sentido de oferecer atendimento médico, tráfego de informações, geração de conhecimento e outras demandas identificáveis dentro do sistema de saúde público e privado.

Em outras palavras, a Telemedicina não existe se não houver o fator humano. A Telessaúde é a ligação da Telemedicina e outras tecnologias com o fator humano.

Tecnologia da informação e telecomunicações derivando o Software de Telemedicina

As telecomunicações são o elemento de alavancagem da Telessaúde e da Telemedicina. Os primeiros passos dados em ambas as disciplinas estão ligados ao advento do telefone.

A Telessaúde existe desde o momento que um paciente usa o telefone para marcar uma consulta. Está presente nesse ato o principal conceito que permeia todo o desenvolvimento da Telessaúde, que é encurtar distâncias.

O software de telemedicina é seguro?

A resposta é sim.

A tecnologia utilizada para desenvolver um software para Telemedicina é a mesma usada em instituições bancárias.

Os desenvolvedores utilizam camadas de senhas de proteção na nuvem, utilizando servidores internacionais como google cloud, AWS, entre outros.

O tráfego de informações é criptografado e com isso, não pode ser interceptado no meio do caminho.

As experiências em Telessaúde se confundem com a Telemedicina

Ao longo do tempo, as experiências pelo mundo foram se diversificando, com uso de telefone, satélites, fac-símiles (antigo FAX)  e, finalmente, a internet, devendo ser dado especial destaque às plataformas de call center, onde, de forma definitiva, as telecomunicações se unem à tecnologia da informação para gerar uma nova possibilidade de prestação de serviços.

O call center é uma plataforma de atendimento e relacionamento com clientes e consumidores. Ele integra profissionais, tecnologia de telecomunicação e tecnologia da informação num esforço para, de forma ágil e superando o fator distância, entregar valor ao paciente, seja através de informações, solução de problemas ou prestação de serviços.

Esse serviço só é possível se houver a integração desses fatores, o que leva à importância do papel da tecnologia da informação, que hoje tem nas ERPs, Enterprise Resource Planning, sua principal manifestação.

Não posso deixar de mencionar que o smartphone é o dispositivo principal como ferramenta nesse relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes.

Um comparativo de software de ERP com um software de telemedicina

ERP da oracle, são softwares de gestão desenvolvidos, muitas vezes, para o atendimento específico a determinada área. Essas soluções em TI atendem as diferenças entre cada atividade econômica e suas especificidades; um software que atende a uma empresa de logística de distribuição não pode ser o mesmo que irá atender a uma clínica médica, por exemplo.

O objetivo das ERPs é dar total suporte a cada atividade setorial, provendo de relatórios e visão compartilhada por todas as partes interessadas dentro da estrutura. No caso de um teleatendimento, a principal demanda é pela “visão única do atendimento”.

Esse formato de atendimento é telemedicina

Esse formato de atendimento é feito com PEP

Esse formato de atendimento é telemedicina

Em outras palavras, quer dizer que todo contato precisa ser registrado num sistema de telemedicina em nuvem e estar disponível para todos os profissionais envolvidos no atendimento, de modo que possam dar andamento ao processo de atendimento ou serviço com segurança.

O próximo profissional que dará seguimento ao atendimento, terá todo o histórico do paciente para dar continuidade de forma coerente no atendimento.

Para ilustrar a importância dessa integração entre telecomunicação e TI, bem como a finalidade desta última num teleatendimento, basta pensar naquele exemplo típico em que uma cliente liga para a operadora de um serviço – banda larga, por exemplo – pela segunda vez.

Ele já deu todas as informações, chegou a iniciar a conversa com a atendente, mas a ligação caiu.

Ao ligar novamente, tudo que ele espera, após digitar todas aquelas opções, é que o próximo atendente dê continuidade ao atendimento de onde ele parou. Isso só é possível se houver um software de gestão com módulo para registro do atendimento.

De um modo geral, ficará claro, mais à frente, que, guardadas as devidas proporções, um sistema de Telemedicina atende às mesmas premissas, mas antes disso é preciso dar um salto para a tecnologia digital, mas não sem antes consolidar o conceito de Telessaúde a partir do domínio das tecnologias da telecomunicação e da informação.

Integrando dispositivos móveis no software para Telemedicina

Voltando aos exemplos, essa relação fica clara quando o paciente de um local distante, onde não é possível a chegada de um médico em tempo satisfatório, entra em contato com uma central de Telessaúde, usando claro o seu smartphone.

O que pode estar em jogo é a vida do paciente, que é atendido por um médico que o identifica. Será bastante satisfatório que o mesmo tenha, imediatamente, acesso ao prontuário eletrônico daquele paciente caso ele tenha tido um atendimento anterior.

Inclusive, sob todos os aspectos, esse sistema deve integrar toda a rede pública de saúde e até mesmo a particular, mediante alguns critérios de segurança.

Voltando ao exemplo, esse médico que está no atendimento terá acesso ao prontuário do paciente, caso exista, e também a ferramentas de auxílio de diagnóstico oferecidas pelo software de telemedicina em nuvem.

O médico terá, ainda, acesso remoto a outros médicos especialistas com quem possa compartilhar o caso clínico de modo a receber auxílio no diagnóstico.

Tecnologia digital, da informação e internet

Ainda no âmbito das telecomunicações, a internet surge para sofisticar esse processo. No âmbito dos call centers, eles se transformam em teleatendimento.

A evolução da internet e a popularização da banda larga serviram para criar uma nova demanda e um novo estágio para o setor de serviços.

Aos poucos, é o telefone que vai sendo deixado de lado, até por ser uma ferramenta de alto custo.

As pessoas começam a resolver os problemas a partir da internet, usando somente o celular, até o ponto que o fator humano do outro lado se desloca do atendimento para a engenharia de sistemas.

Tudo isso convive em harmonia nos dias de hoje, só que a tecnologia digital viabiliza o uso sistemático de novos aparelhos móveis e portáteis; estava aberto o caminho para as plataformas digitais.

Não é que o fator humano desapareça.

Em alguma parte do processo de atendimento ele é necessário, porém, para o consumidor, o que existe é o aplicativo de Telemedicina otimizando o atendimento.

A partir das plataformas digitais e aplicativos de teleatendimento, sem precisar dar um único telefonema, o paciente pode marcar uma consulta virtual e ser atendido por um médico em minutos, em qualquer lugar que tenha internet.

O consumidor pode organizar toda uma viagem, fazer um monitoramento permanente de sua saúde na palma da mão.

O Software de Telemedicina em nuvem

Dominados todos os conceitos, fica fácil entender o funcionamento de um software de Telemedicina.

O ideal é que se recorra a um exemplo real, como a plataforma de Telemedicina Morsch, que realiza o processo completo, desde o atendimento até o laudo médico, valendo-se das ferramentas tecnológicas específicas da telemedicina.

A porta de entrada do sistema é a consulta ou atendimento emergencial, quando o profissional de saúde se depara com a necessidade de realizar exames.

A Telemedicina Morsch disponibiliza, através de sistema de comodato, aparelhos modernos para a realização de diversos tipos de exames.

Feitos os exames, o aparelho conectado a um computador portátil, que é carregado pelo técnico em enfermagem transmite os arquivos para o software de telemedicina em nuvem no momento que disponibiliza sinal de internet.

Esse computador é responsável pela conexão com a plataforma de saúde digital, um outro nome usado para software de telemedicina que serve para interpretação dos exames, para consultas, compartilhamento de informações e transmissão remota de dados dos exames.

Feita a transmissão remota, do outro lado da plataforma de telemedicina há profissionais médicos especializados nas diversas áreas para fazer a análise dos exames e emitir os laudos médicos.

Há que se reparar que em todo esse processo não há necessidade do paciente se deslocar entre a sua residência, o laboratório e o consultório médico.

O paciente visto em primeiro lugar com a Telemedicina

Esse é um exemplo genuíno de uso da Telemedicina para encurtar distâncias, reduzir custos para todas as partes, melhorar a logística do atendimento e dos exames, reduzir o fluxo de pacientes nos locais de atendimento, acelerar os diagnósticos e antecipar o início dos tratamentos.

Para concluir o funcionamento do sistema, o especialista emite o laudo, que fica disponível no sistema para ser acessado pelo profissional responsável pelo atendimento direto ao paciente e demais profissionais que possam ou devam colaborar com o processo.

Claro que esse processo é cercado de toda segurança, e os acessos a qualquer informação só ocorrem mediante login e senha.
O mais importante, todavia, é a disponibilidade da informação de forma rápida e de qualidade.

Especialidades contempladas pelo software telemedicina

Especialidades contempladas pelo plataforma de medicina em nuvem

Especialidades contempladas pelo software telemedicina

Respeitando a legislação brasileira, ANVISA e CFM, listo aqui as áreas de atuação até o presente momento:

Teleconsultoria entre médicos

Como exemplo, cálculo do risco cirúrgico pré-operatório e suporte remoto de grandes hospitais para os pequenos centros de saúde com UTI

Telecardiologia

Interpretação de eletrocardiograma, holter de ecg digital, mapa de pressão arterial sistêmica, teste ergométrico.

Telepneumologia

Interpretação de espirometria clínica, também chamada de prova de função pulmonar e espirometria ocupacional.

Teleneurologia

Interpreta eletroencefalograma (EEG) clínico, ocupacional e com mapeamento cerebral.

Também disponibiliza interpretação de polissonografia ambulatorial e domiciliar.

Teledermatologia

Interpreta imagens de lesões compartilhadas no software telemedicina para triagem de casos de câncer de pele que necessitam de atendimento maís rápido.

Telepsiquiatria

Presta atendimento para locais de difícil acesso como presídios, manicômios, hospitais psiquiátricos.

Telepatologia

Interpreta imagens digitalizadas de lâminas de amostras de tecidos preparadas em laboratórios de clínicas e hospitais com número reduzido de patologistas.

Telerradiologia

Interpreta rx, tomografia, ressonância, densitometria óssea, mamografia usando o PACS da Telemedicina Morsch.

Teleoncologia

Discute através de teleconsultoria entre médicos as melhores condutas no tratamento oncológico.

Telepsicologia

Faz teleatendimento de pacientes com até 20 sessões, liberados pelo conselho de Psicologia.

O uso do software de telemedicina na saúde ocupacional

Sem dúvidas a medicina ocupacional teve um salto de produtividade e resolutibilidade como nunca visto antes ao usar software para Telemedicina.

A saúde ocupacional consegue disponibilizar em suas clínicas todos os exames sem a presença do especialista.

Também pode fazer o atendimento empresarial sem a necessidade de deslocar os funcionários e reduzir o tempo de horas semanais do colaborador.

Isso tudo é possível graças ao uso de aparelhos portáteis que podem ser levados para qualquer lugar, mesmo sem eletricidade, visto que usam o notebook que tem sua própria bateria.

Treinamento para o uso do Software de Telemedicina

Treinamento para o uso do programa médico

Treinamento para o uso do Software de Telemedicina

Os serviços de saúde que contrata um software Telemedicina recebem treinamento permanente com acesso remoto ao seu computador e somente são validados para enviar regularmente os arquivos dos exames quando o especialista conferir que a qualidade dos exames está satisfatória.

O treinamento fica disponível em vídeos para estudo a qualquer momento e ao mesmo tempo é possível marcar horário para que um funcionário da Telemedicina Morsch faça o treinamento a distância através de videoconferência.

Sobre a Telemedicina Morsch

A Telemedicina Morsch é pioneira no mercado de software para Telemedicina. Por isso é vista como uma empresa séria e comprometida com seus clientes.

Disponibiliza todas as especialidades para interpretação dos exames a distância, incluindo fornecimento de aparelhos em comodato para aqueles clientes que estão em dúvida se o investimento compensa.

Conclusão

Neste artigo comentei sobre o que é um software para Telemedicina, suas vantagens, para quem ele é indicado, quais áreas de atuação e seus benefícios.

Destaquei as principais especialidades autorizadas pela ANVISA e CFM para atuarem no Brasil.

Comentei ainda dos avanços da medicina ocupacional com a utilização do software de Telemedicina e como o comodato de aparelhos médicos pode beneficiar quem está iniciando.

Dei uma pincelada sobre o teleatendimento e como o celular mudou a forma do paciente ter acesso ao seu médico.

Não deixei de comentar sobre os níveis de segurança para o uso do software para Telemedicina e como a Telemedicina Morsch se destaca no mercado de interpretação de exames com a liberação do laudo a distância assinado digitalmente.

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Até o próximo artigo!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin