Radiologia online: o que é, como funciona, exames e vantagens

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de outubro de 2019
O que é Radiologia online? Para que serve?

A radiologia online surgiu a partir da combinação entre exames radiológicos e a telemedicina.

Nesse cenário, é possível compartilhar dados e imagens via sistema PACS, dentro de um ambiente virtual seguro e intuitivo.

Utilizando essas ferramentas, clínicas e hospitais se beneficiam da agilidade, economia e praticidade dos laudos online, que contribuem para a ampliação do portfólio e expansão do negócio.

Explico tudo sobre esse assunto neste artigo.

Acompanhe até o final!

O que é radiologia online?

Radiologia online é a oferta de serviços radiológicos pela internet, que oferece espaços de armazenamento seguros dentro da nuvem.

É nesse ambiente virtual protegido que o software de telemedicina em nuvem fica hospedado, o que garante o armazenamento e troca de informações atendendo ao sigilo médico.

O local possibilita o envio de imagens geradas por exames radiológicos, como raio-X, tomografia computadorizada e densitometria óssea.

Esses registros são interpretados a distância por médicos radiologistas, responsáveis pela emissão de laudos eletrônicos.

Por unir telemedicina e radiologia, os serviços também são conhecidos como telerradiologia.

Como funciona a radiologia online

Como mencionei acima, a radiologia online funciona dentro de uma plataforma de telemedicina, um sistema robusto que permite ações de transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem.

Dessa forma, a tecnologia rompe a barreira geográfica para conectar médicos, outros profissionais de saúde e até pacientes em diferentes localidades.

Basta que disponham de login e senha para entrar no sistema de telemedicina online e utilizar os serviços.

A seguir, trago detalhes sobre a infraestrutura e o processo de troca de informações que viabilizam a telemedicina radiológica.

Como funciona a radiologia online

Radiologia online oferece importante contribuição para o diagnóstico por imagem

Aparelhos de radiologia online

O uso de radiologia online exige uma estrutura com equipamentos com tecnologia digital, protocolos de compartilhamento e um sistema que garante a segurança entre as informações trocadas.

Começando pelos aparelhos, vale mencionar os equipamentos hospitalares utilizados na realização de exames, como o aparelho de ressonância e o mamógrafo.

No entanto, mesmo que eles tenham tecnologia analógica, ainda é possível se beneficiar com a radiologia online, compartilhando PDFs ou fotos dos filmes radiológicos via portal de telemedicina.

Explico melhor essa dinâmica no tópico abaixo.

Avançando para os protocolos de compartilhamento, destaco a importância do PACS (Picture Archiving and Communication System), que permite a transmissão das imagens radiológicas de forma padronizada.

Para possibilitar que os arquivos tenham qualidade suficiente para a interpretação a distância, os registros devem ser arquivados em formatos como o DICOM (Digital Imaging Communications in Medicine).

Equipamentos mais modernos permitem a ativação remota de uma configuração específica, que transmite as imagens em DICOM para o PACS da empresa de telemedicina.

Passo a passo da radiologia online

Veja, agora, uma descrição do processo que viabiliza a entrega dos laudos online através da radiologia a distância:

Exame radiológico

Tudo começa com a condução do exame radiológico normalmente, feita por um médico ou técnico em radiologia treinado.

Dependendo da tecnologia do equipamento, as imagens são geradas de forma analógica ou digital, sendo que os registros de aparelhos analógicos precisam ser revelados.

Eles podem ser digitalizados para o envio ao software de telemedicina, conforme expliquei antes.

Compartilhamento das imagens

Imagens digitais estão prontas para a transmissão automática via PACS, bastando uma configuração simples no equipamento utilizado no exame.

Enquanto a foto ou PDF do filme radiológico deverá ser encaminhada através do portal de telemedicina.

Inserindo login e senha na página inicial, o médico ou técnico de radiologia que conduziu o exame complementar entra no sistema e envia os registros facilmente.

Interpretação e laudo a distância

Em seguida, especialistas logados na plataforma iniciam a visualização, análise e interpretação dos arquivos, usando os dados para elaborar o laudo a distância.

O documento segue a mesma estrutura do laudo médico convencional, considerando também a hipótese diagnóstica e dados prévios descritos no histórico do paciente.

O radiologista especializado na área do exame avalia cada aspecto das imagens, anotando suas impressões e conclusões no laudo digital.

Por fim, ele insere sua assinatura digital no documento e o libera no portal de telemedicina, de onde poderá ser salvo, impresso ou encaminhado ao médico solicitante.

Integração com prontuários eletrônicos

As informações geradas através da radiologia online são armazenadas no prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Mais que uma simples versão do prontuário médico impresso, o PEP fornece uma série de funcionalidades que otimizam a rotina das equipes de saúde.

Módulos individuais de especialidades, tabelas de medicamentos, prescrição eletrônica e histórico de atendimento são alguns dos recursos, que também ficam acessíveis dentro da plataforma de telemedicina.

Ou seja, é possível fazer a integração entre os diferentes softwares médicos, permitindo a atualização automática do prontuário digital a cada novo atendimento.

Principais exames da radiologia online

A telerradiologia cobre os principais exames de imagem, respeitando as exigências do Conselho Federal de Medicina.

Como os exames são simples, podem ser realizados por um técnico em radiologia treinado, que envia os registros para os especialistas da empresa de telemedicina interpretarem.

Confira, a seguir, os procedimentos laudados pela radiologia online.

Rx de tórax padrão OIT

É uma radiografia que segue padrões específicos para atender às exigências da Medicina do Trabalho, mostrando imagens internas da região torácica em tons de cinza.

O RX de tórax OIT é preconizado pela Organização Internacional do Trabalho para prevenir doenças ocupacionais que afetam os pulmões, a exemplo das pneumoconioses.

Densitometria óssea

A densitometria é como uma radiografia dos ossos, ou seja, usa radiação ionizante para mostrar detalhes desse tecido, com o auxílio da técnica DXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry).

Simples, rápido, indolor e não invasivo, o exame serve para o estudo dos ossos, sinalizando o início da perda de massa (osteopenia) antes que ela se agrave e o paciente desenvolva osteoporose.

A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela perda de 30% ou mais do tecido ósseo, deixando-o frágil e poroso.

Ressonância nuclear magnética

Emprega um potente campo magnético para gerar imagens de alta definição de órgãos e outros tecidos internos.

Cabeça, abdômen e membros são exemplos de áreas que podem ser examinadas através da ressonância magnética, mostrando lesões e outras anomalias.

Por não utilizar radiação ionizante, esse exame pode ser realizado por todos os tipos de pacientes, desde que retirem qualquer objeto metálico do corpo.

Tomografia computadorizada

Assim como o raio X, a tomografia utiliza radiação ionizante para obter imagens de áreas internas do organismo.

Porém, os registros são transversais, permitindo uma avaliação mais detalhada, partindo de centenas de imagens em diferentes posições, sem que o paciente precise se mover.

Isso é possível graças ao tubo do tomógrafo (aparelho de tomografia), que gira 360 graus ao redor da parte examinada.

Mamografia digital

Exame considerado padrão ouro no rastreamento do câncer de mama em diversos países, a mamografia segue a lógica da radiografia, com adaptações para colher boas imagens do tecido mamário.

Algumas unidades de saúde ainda usam aparelhos com tecnologia analógica para esse procedimento, mas a modalidade digital apresenta um resultado superior.

Mamógrafos digitais diminuem a dor ou incômodo para as pacientes, pois exigem uma compressão menor da mama para registrar imagens de qualidade.

Eles também permitem ajustes para reduzir a carga de radiação ionizante emitida, preservando a saúde de pacientes, médicos e técnicos de enfermagem.

Radiologia geral

A telerradiologia também atende a uma série de tipos de raio X, incluindo radiografias de diferentes partes do corpo.

A especialidade cobre desde um simples raio X do joelho, para identificar uma fratura, até exames mais específicos, que darão início à investigação de nódulos ou tumores.

Listo os mais comuns abaixo:

Aproveite para ler também: Telerradiologia: como a interpretação remota de exames está transformando o setor de saúde.

Benefícios da radiologia online para clínicas e hospitais

Apostar na radiologia online agrega muitos benefícios para serviços radiológicos de hospitais, clínicas e consultórios que ofertam exames de diagnóstico por imagem.

De acordo com a Resolução CFM Nº 2.107/14, que regula a telerradiologia, locais que ofereçam apenas radiologia geral não contrastada estão dispensados de manter um radiologista para conduzir os exames.

Nesses casos, a telemedicina substitui o especialista, entregando os laudos médicos com toda a comodidade.

No entanto, mesmo nos serviços que contam com radiologistas, contratar a radiologia online diminui a carga de trabalho desses profissionais, que executam diversas tarefas durante a jornada de trabalho.

Veja outras vantagens a seguir.

1. Laudos radiológicos 24 horas por dia e sem interrupções

Empresas de telemedicina bem estruturadas, como a Telemedicina Morsch, mantêm seu sistema funcionando sem interrupções.

Portanto, a equipe local pode solicitar laudos a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive em finais de semana e feriados, e vai receber os resultados com agilidade.

2. Laudos elaborados por médicos radiologistas a distância

Contratar uma parceira fidedigna também garante a confiabilidade dos laudos médicos, que são elaborados por radiologistas com CRM e RQE ativos.

Para confirmar a autenticidade e validade legal dos documentos, os especialistas inserem sua assinatura digital certificada pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) em cada laudo emitido.

3. Armazenamento da radiologia online na nuvem

A plataforma de telemedicina fica hospedada na nuvem, um local de armazenamento na internet com espaço infinito.

Por isso, os laudos compartilhados no portal são automaticamente salvos na nuvem, onde ficam conservados da deterioração pelo tempo e podem ser acessados facilmente em pesquisas futuras.

Além disso, o sistema mantém os documentos médicos seguros, graças a mecanismos de proteção como criptografia e senhas.

4. Redução de custos em clínicas e hospitais

Optar pela radiologia online dispensa o uso de filmes radiológicos, enxugando os custos com sua aquisição, produtos químicos para revelação dos filmes e arquivamento físico.

Tudo isso com a vantagem de preservar o meio ambiente, já que menos resíduos tóxicos serão produzidos.

Quando comparado com o documento emitido por um radiologista local, o laudo digital também representa economia para os estabelecimentos de saúde.

Isso porque os especialistas da empresa de telemedicina ficam dedicados apenas à composição de laudos, o que lhes confere maior destreza e rapidez.

Benefícios da radiologia online para empresas

A telerradiologia permite a clínicas e hospitais ampliarem a oferta de exames de imagem

Benefícios da radiologia online para pacientes

Pacientes e acompanhantes também se beneficiam ao fazer exames em clínicas que dispõem dos serviços de telemedicina radiológica.

Abaixo, saiba quais são as principais vantagens.

1. Acesso aos laudos de exames especializados em localidades remotas

A radiologia online supre a carência de especialistas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, democratizando o acesso a exames de imagem e laudos de qualidade.

Assim, pacientes e acompanhantes não precisam gastar tempo e dinheiro com deslocamentos para as capitais. Eles são atendidos em seu próprio município.

2. Agilidade no diagnóstico

A dinâmica da radiologia online permite que diferentes exames de diagnóstico sejam avaliados e interpretados em minutos.

Isso significa que os pacientes não precisam esperar dias ou até semanas para ter acesso aos resultados de exames online, pois os laudos ficam prontos no mesmo dia.

3. Garantia de especialista qualificado em resultados de exames

Como expliquei nos tópicos acima, somente radiologistas qualificados interpretam os exames compartilhados na plataforma da Telemedicina Morsch.

Por isso, os pacientes têm a segurança de uma avaliação completa e correta, apoiando um diagnóstico assertivo.

4. Opção de segunda opinião médica de especialistas quando solicitado

Há casos complexos, que deixam dúvidas mesmo após a realização de mais de um exame de imagem.

Nesses momentos, paciente, acompanhante e equipe de saúde podem pedir uma segunda opinião qualificada, disponível no próprio portal de telemedicina e sem burocracia.

Dessa forma, o médico do paciente pode tomar decisões com maior segurança e escolher o tratamento mais adequado, melhorando o prognóstico.

Segurança e privacidade na radiologia online

Plataformas de telemedicina devem ter registro junto ao CFM de sua região, garantindo que cumprem as exigências de segurança das autoridades de saúde.

De acordo com a Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta os serviços de telemedicina no Brasil, o Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES) deve atender aos padrões de representação, terminologia e interoperabilidade, bem como:

“Possibilitar a captura, o armazenamento, a apresentação, a transmissão e a impressão da informação digital e identificada em saúde e atender integralmente aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outro padrão legalmente aceito”.

Outro mecanismo de segurança é a criptografia, que impede o acesso das informações por pessoas não autorizadas.

Afinal, os dados pertencem ao paciente, e só devem ser visualizados por ele e pelos profissionais de saúde autorizados ou envolvidos em seu cuidado.

Como implementar a radiologia online em uma clínica ou hospital?

Conforme expliquei alguns tópicos acima, é preciso ter um dispositivo com acesso à internet e conexão de qualidade para utilizar os serviços de radiologia online.

Uma vez que conte com essa estrutura, a clínica ou hospital deve buscar pelas empresas de telemedicina disponíveis para firmar parceria.

Estabeleça suas necessidades e prioridades e faça uma pesquisa de mercado para conhecer as opções em sua região, atentando a fatores como:

  • Reputação da empresa fornecedora
  • Registro no Conselho Regional de Medicina
  • Atendimento a diversas especialidades, colaborando para ampliar o portfólio
  • Software em nuvem
  • Plataforma intuitiva, fácil de usar
  • Suporte para treinamento sobre o uso do sistema
  • Funcionamento 24 horas por dia
  • Possibilidade de configurar aparelhos digitais para o envio automático das imagens ao PACS da empresa de telemedicina
  • Integração do telediagnóstico com o prontuário eletrônico
  • Serviços agregados, como teleconsulta e segunda opinião médica
  • Comodato de equipamentos médicos, que permite o uso de dispositivos modernos sem custo adicional mediante a contratação de pacotes de laudos online.

Não se esqueça de analisar o custo-benefício para escolher a parceira que atenda às suas necessidades sem sacrificar o planejamento financeiro.

Sobre a Telemedicina Morsch

Combinando uma plataforma intuitiva e simples a um time completo de especialistas, a Morsch é a parceira ideal para clínicas, hospitais e consultórios que desejam otimizar seu serviço radiológico.

Em um mesmo sistema, eles dispõem de laudos médicos a distância, segunda opinião, treinamento para técnicos e suporte remoto para configuração do PACS.

Após uma consultoria rápida, é possível configurar equipamentos de raio X, mamografia digital, densitometria óssea, tomografia e ressonância magnética, a fim de que enviem as imagens dos testes diretamente ao nosso PACS.

Para disseminar boas técnicas e garantir imagens confiáveis, nosso portal reúne conteúdos diversificados, destinados ao treinamento de técnicos em radiologia.

Outra vantagem de escolher a Morsch é a facilidade de ampliação do seu portfólio ou capacidade de atendimento.

Com apenas alguns cliques, você pode solicitar laudos digitais para testes de outras três especialidades: cardiologia, neurologia e pneumologia.

Tanto exames de diagnóstico para fins clínicos quanto os de telemedicina ocupacional estão contemplados no sistema de telemedicina, simplificando a expansão do seu negócio.

É por esses e outros motivos que a Morsch já auxiliou centenas de unidades de saúde na modernização dos serviços radiológicos, entregando laudos com agilidade e segurança.

Clique aqui e comece a aproveitar as vantagens da telerradiologia!

Conclusão

Neste artigo, comentei sobre as aplicações e benefícios da radiologia online.

Essa especialidade é uma alternativa inteligente para reduzir custos com a contratação de especialistas, delegando os laudos para a empresa de telemedicina.

Deixe que a Morsch dê o suporte para otimizar os exames radiológicos na sua clínica, hospital ou consultório.

Teste nossa plataforma gratuitamente ou, se preferir, entre em contato para mais detalhes.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais.

Veja mais conteúdos sobre radiologia que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin