Qual o melhor exame de mama? Eco mamária, ressonância?

Por Dr. José Aldair Morsch, 17 de janeiro de 2016
mamografia e ecografia

Mamografia e ecografia ou somente ressonância de mama? Qual o melhor exame para investigar câncer de mama em estágio inicial?

Para que serve a mamografia?

A mamografia possibilita a visualização da região interna das mamas, sendo um exame de rotina para rastreio de câncer.

Importante para garantir a saúde das mulheres, o exame de mamografia veio para  salvar vidas, pois ajuda com que médicos possam descobrir possíveis nódulos e tratar com antecedência o câncer de mama, doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Como é feito o exame de mamografia?

Os aparelhos de mamografia realizam na realidade, uma espécie de raio-X da região mamária.

Porém diferente dos aparelhos convencionais, utiliza raios de baixa dosagem de radiação ionizante que garantem uma sensibilidade de quase 90% de certeza em encontrar nódulos iniciais ou até mesmo o câncer, sem alto risco de complicações com a radiação.

O resultado do exame de mamografia precisa sempre ser acompanhado por um radiologista, que vai ser o responsável por coordenar o processo todo desde a geração das imagens até a interpretação dos laudos médicos.

A qualidade do diagnóstico depende diretamente da qualidade das imagens geradas e dos profissionais envolvidos, principalmente da experiência de leitura do profissional de radiologia.

Não há dúvidas de que manter uma estrutura própria para oferecer o exame de mamografia, garante uma maior confiança dos pacientes e melhora a imagem de qualquer hospital e clínica.

Mas ao mesmo tempo a dificuldade de se manter um bom profissional de radiologia o tempo todo pode diminuir a quantidade de exames oferecidos, fazendo com que o custo do aparelho não tenha o retorno desejado.

Exames alternativos: mamografia e ecografia ou Ressonância de mama?

Ecografia mamária

A realização de exames de mamografia e ecografia de mama em clínicas e hospitais por todo o país podem não ser suficientes para todos os casos.

Em casos onde são necessários exames finais mais completos para esclarecer dúvidas,  o ultrassom, também chamado de ecografia algumas vezes auxilia em determinados padrões de mamas que apresentam uma grande quantidade de gordura ou que ficou dúvidas sobre o tipo de nódulo encontrado.

Biópsia guiada de Mama

Quando mesmo com ecografia ainda não é o suficiente para um diagnóstico final, utilizamos a biópsia guiada por ultrassom para que o diagnóstico definitivo ocorra com a análise do tecido em laboratório de patologia.

Esse exame é feito no mesmo local onde realizam a ecografia, não precisa de internação.

Ressonância nuclear magnética da mama

Não há dúvidas entre os médicos que a ressonância é o exame definitivo para investigação de câncer de mama.

O obstáculo principal está no custo do exame, onde mesmo os convênios apresentam restrição em liberar para todas as pacientes. Falar em sistema público de saúde se torna ainda mais distante.

Quem pode assinar o exame de mamografia?

Um detalhe importante na hora de realizar o exame num serviço de radiologia é observar quais profissionais estão capacitados para assinar o laudo médico final com o resultado do exame.

No Brasil, além do radiologista que fez uma especialização em mama, o próprio ginecologista que se especializou em mastologia tem a qualificação para interpretar e liberar o laudo para as pacientes.

Se for pensar quem é o melhor, depende da experiência e do número de exames e doenças que cada um já teve a oportunidade de relatar.

Na teoria o mastologista estaria mais preparado por ter a experiência do acompanhamento em consultórios de todos os casos e saber na prática com foi a evolução dos principais nódulos descobertos.

A Telemedicina traz agilidade no exame de Mamografia e ecografia

A telemedicina tem sido uma excelente aliada para a interpretação rápida dos exames e entrega do laudos médicos em minutos.

É basicamente ter o especialista para interpretar os exames todos os dias, sem o custo de contratar um Radiologista e disponibilizar o seu serviço os 7 dias da semana.

Após a contratação do serviço de Telemedicina, o suporte configura o aparelho do cliente para enviar os exames automaticamente para a plataforma de Telemedicina em nuvem onde os especialistas estão logados para interpretar e liberar os laudos médicos rapidamente com agilidade e qualidade.

Podemos concluir que a Mamografia é um exame de triagem para câncer de mama, existindo outros como ecografia e ressonância e que a telemedicina possibilita  realização do exame e a disponibilização dos resultados mesmo sem a presença de um profissional de radiologia, fazendo com que a quantidade de laudos seja otimizada e cada vez mais pacientes possam ser beneficiados pelo tratamento do câncer de mama mais ágil.

Cada vez mais, a telemedicina vem se aperfeiçoando para garantir melhores resultados e uma garantia maior de proporcionar melhores serviços de saúde em todas as áreas.

Compartilhe nas redes, assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin