Para que servem os laudos de exames gráficos?

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de março de 2017
laudos de exames gráficos

Antes de definir o que são os laudos de exames gráficos, é fundamental que você saiba que exames são esses e para que eles servem.

Os principais exames gráficos são: eletroencefalograma, eletrocardiograma e espirometria.

Continue sua leitura e entenda como os exames gráficos são realizados e quais as principais doenças que podem ser diagnosticadas!

O que são exames gráficos?

Na medicina, exames gráficos são linhas descritas em papel usando correntes elétricas captadas do paciente ou mesmo ondas de movimento no caso da espirometria.

Esses sinais gráficos são resultado de vários anos de pesquisa onde cada especialista está treinado para saber quando são normais ou alterados, baseados em matemática, análise vetorial, etc.

Exemplos de exames gráficos

O eletroencefalograma é um exame do tipo neurofisiológico realizado para avaliação da função cerebral humana.

Ele analisa as correntes elétricas do cérebro, e desta forma, é indicado para o diagnóstico de condições neurológicas, tais como epilepsias, encefalopatias, infecções e até mesmo demências.

O eletroencefalograma também pode diagnosticar distúrbios do sono.

Já o eletrocardiograma é um exame que mede o potencial elétrico do sistema cardiovascular, de modo a indicar como vai a saúde do coração, de seus nervos e músculos.

O exame é indicado principalmente para o diagnóstico de perigosas condições, como é o caso de isquemia miocárdica.

Por fim, a espirometria (também conhecida popularmente como exame do sopro) é um teste realizado para analisar a função dos pulmões.

Quando o indivíduo o realiza, é possível quantificar uma série de aspectos sobre o ar soprado – como seu tipo, sua velocidade e outros.

De modo geral, ele mede quanto ar o indivíduo expira ou inspira a cada respiração.

A espirometria é indicada tanto para o diagnóstico como para o acompanhamento de condições que afetam os pulmões, tais como bronquite, fibrose, asma, doença pulmonar obstrutiva e outras.

Atletas que queiram avaliar como vai a sua capacidade respiratória também costumam realizá-lo.

O que são laudos de exames gráficos?

Atualmente, todos os exames gráficos citados acima já podem ser realizados nos moldes da telemedicina.

Mas como funcionam os exames gráficos?

Exatamente da mesma forma que o exame normal, porém, com a liberação do laudo (ou seja, resultado do exame) de modo muito mais rápido, preciso e eficaz usando uma plataforma de telemedicina na web em nuvem.

Como a Telessaúde disponibiliza laudos de exames gráficos?

A telessaúde usa a telemedicina como ferramenta, o paciente pode realizar tais exames gráficos com muito mais praticidade e rapidez no resultado.

Isso porque todos os dados e informações coletadas no exame são instantaneamente repassadas para o médico responsável pela especialidade.

Ele poderá analisá-los em tempo real, repassando o laudo que é o resultado do exame para a clínica usando a telemedicina e, consequentemente, para o paciente.

Com muito mais rapidez, o paciente já saberá qual é o próximo passo a ser tomado: tomar alguma medicação, repetir o exame, visitar o médico presencialmente, ficar de repouso, iniciar algum tratamento, entre outros.

Sendo assim, com a telemedicina, pacientes e comunidades distantes podem ser atendidas por médicos especialistas, o que garante um laudo especializado para exames gráficos.

O indivíduo que precisar realizar testes como eletroencefalogramas, eletrocardiogramas, espirometrias e outros exames gráficos já pode fazê-los em clínicas e estabelecimentos regulamentados em telemedicina.

Logo após finalizado o exame, os dados e informações serão repassadas em tempo real para o médico, que analisará a condição do paciente e devolverá com precisão e rapidez o laudo do exame gráfico.

A telemedicina é uma especialidade que veio para ficar – já que cria um ciclo de benefícios em que todos saem ganhando: a comunidade médica, os pacientes e comunidades afastadas, clínicas de telemedicina e demais profissionais da área de saúde.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! 😉

Não esqueça de assinar nosso blog para receber conteúdos como esse no seu e-mail.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin