Como funciona o laudo de espirometria a distância na telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 1 de julho de 2019
Laudo de espirometria a distância

O laudo de espirometria a distância é uma facilidade disponibilizada para hospitais, clínicas e serviços de medicina ocupacional em qualquer região do país.

Viabilizado através de equipamento digital e uma plataforma ou portal de telemedicina, essa é uma opção inteligente para conferir agilidade e reduzir custos na emissão de resultados da prova de função pulmonar.

Dessa forma, o laudo remoto dá suporte a diagnósticos e tratamentos assertivos das doenças respiratórias crônicas.

Neste artigo, explico melhor o que é espirometria, a sua importância e como funciona o serviço de laudos a distância para esse exame.

Lendo até o fim, você encontrará um bônus para aumentar os lucros na oferta deste teste, seja com finalidade clínica ou ocupacional.

Vamos lá?

Laudo de espirometria a distância: o que é?

O laudo de espirometria a distância é um documento produzido e emitido remotamente, que contém a avaliação e resultados do exame.

Também chamada de teste do sopro, a espirometria mede a capacidade expiratória e inspiratória do paciente, evidenciando a sua saúde pulmonar.

O procedimento dura cerca de 30 minutos, é indolor e não invasivo.

Ele permite a investigação de suspeitas de doenças pulmonares ou respiratórias, além do acompanhamento de trabalhadores por meio de avaliações ocupacionais previstas na Medicina do Trabalho.

Atualmente, a maior parte das espirometrias é realizada com aparelhos digitais, que possuem um software capaz de transformar os dados coletados em pixels.

Esses registros digitais são facilmente compartilhados em plataformas de telemedicina, o que possibilita sua interpretação remota por pneumologistas.

Depois de analisar os achados do exame, esses especialistas compõem e assinam digitalmente o laudo de espirometria a distância, que é liberado em minutos na plataforma.

Como funciona o laudo de espirometria a distância na Telemedicina?

Importância do laudo de espirometria a distância

Contar com laudos emitidos remotamente soluciona problemas como a carência de pneumologistas em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.

De acordo com determinações do Conselho Federal de Medicina, apenas esses especialistas podem produzir e assinar os laudos médicos de testes pneumológicos, a exemplo da espirometria.

Entretanto, o CFM autoriza que testes simples sejam conduzidos por técnicos em enfermagem ou médicos generalistas, desde que treinados.

Com a devida capacitação, esses profissionais realizam os exames de modo eficiente, gerando registros de qualidade que serão analisados pelos pneumologistas.

Assim, os laudos online democratizam o acesso de populações que vivem em locais remotos à prova de função pulmonar, viabilizando o rastreamento e tratamento de males respiratórios crônicos.

Bronquite, asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) são exemplos de patologias que acometem as vias respiratórias, afetando a qualidade de vida de milhões de pessoas no mundo.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 500 milhões de indivíduos que sofrem com males respiratórios crônicos vivem em países em desenvolvimento.

Para se ter uma ideia, a asma tem prevalência de 10% a 20% no Brasil, fazendo com que o país ocupe a 8ª posição mundial nesse ranking.

Para mudar esse cenário, é preciso ampliar o acesso a unidades de saúde, tratamentos, exames e resultados de qualidade – dinâmica favorecida pelos laudos a distância.

O laudo de espirometria acessível em qualquer lugar

O laudo de espirometria acessível em qualquer lugar

O laudo de espirometria acessível em qualquer lugar

Com o avanço da tecnologia e internet na saúde, foi possível disponibilizar, nas plataformas de telemedicina em nuvem, um lugar especial para a pneumologia.

Anos atrás, exames de espirometria eram exclusividade dos pneumologistas e isso fazia com que muitas pessoas esperassem meses na fila para ter acesso ao teste.

A telepneumologia – especialidades dentro da telemedicina que atende exclusivamente exames da área – proporcionou que locais distantes, sem esse especialista, pudessem ser beneficiados.

Dessa forma, é possível contratar o serviço e ter, em sua região, exames de espirometria, recebendo laudos de qualidade em poucos minutos.

Como é possível realizar a espirometria a distância?

A combinação entre tecnologia da informação e medicina possibilitou que o laudo de espirometria pudesse ser feito à distância. 

A telemedicina, que surgiu graças aos avanços das novas tecnologias e suas ferramentas, oferece o ambiente em nuvem para a transmissão e arquivamento dos exames, permitindo que sejam laudados remotamente.

De forma prática, o serviço de saúde que deseja inovar e usar a telemedicina para interpretar os exames de espirometria firma parceria com empresas habilitadas, como a Telemedicina Morsch.

O mesmo vale para outros exames de imagem, como eletrocardiograma, eletroencefalograma e diagnósticos em radiologia.

O suporte da empresa viabiliza o treinamento do técnico em enfermagem do cliente, a fim de que ele aprenda a realizar e enviar os exames pela plataforma de telemedicina.

Passo a passo: como realizar a espirometria a distância

O processo de emissão de laudos de espirometria a distância é simples e rápido.

Veja o passo a passo:

  1. Primeiro, um técnico em enfermagem treinado realiza a espirometria, conforme a orientação do médico solicitante, com um espirômetro digital.
  2. Ao final do procedimento, o aparelho envia os dados colhidos a um software que os converte em registros digitais, formados por pixels.
  3. Em seguida, o próprio técnico pode transmitir esses registros via plataforma de telemedicina, acessível mediante login e senha.
  4. Uma vez que as informações estejam disponíveis, pneumologistas logados no sistema iniciam a interpretação da espirometria, compartilhando os achados e suas conclusões no laudo médico.
  5. Os especialistas assinam esse documento digitalmente e o liberam no portal de telemedicina.
  6. A partir desse momento, o cliente pode salvar, imprimir ou compartilhar os resultados do exame com médicos e pacientes.

Toda essa dinâmica leva apenas alguns minutos.

Vantagens do laudo de espirometria a distância para sua clínica

Comentei, nos tópicos anteriores, sobre alguns benefícios do laudo remoto de espirometria.

A seguir, ressalto e detalho os principais, além de acrescentar mais vantagens que vale a pena conhecer.

1. Agilidade na entrega do laudo

O respaldo de uma plataforma acessível para clientes e especialistas dedicados apenas à avaliação da espirometria proporciona agilidade aos resultados de exames.

Os laudos ficam prontos em poucos minutos, o que permite que médico solicitante, pacientes e acompanhantes recebam os resultados no mesmo dia do teste.

2. Armazenamento em segurança na nuvem

A nuvem oferece possibilidades inúmeras na internet, com sites, sistemas e programas arquivando seus registros de forma segura.

Visando respeitar o sigilo médico-paciente e impedir alterações nos dados, plataformas como a da Telemedicina Morsch utilizam uma área própria na nuvem, protegida por mecanismos como criptografia, certificações e senhas.

Assim, os documentos médicos ficam seguros contra invasões e a deterioração, já que são preservados em formato digital.

Os laudos médicos também ficam disponíveis no portal por, no mínimo, 20 anos.

3. Exame realizado por um especialista

Os laudos a distância têm o mesmo efeito de resultados impressos e, para tanto, obedecem a regras rígidas.

Uma delas é que só podem ser elaborados por especialistas qualificados na área do exame de diagnóstico – no caso da espirometria, só podem ser produzidos por pneumologistas.

Isso significa que todos os resultados são emitidos por pneumologistas devidamente registrados em seus conselhos de classe (com CRM ativo).

Eles assinam cada documento, conferindo autenticidade e evitando fraudes nos laudos remotos.

4. Aumento na qualidade dos laudos

Analisar os achados da espirometria é uma tarefa que exige concentração e conhecimento.

Por ficarem dedicados somente a essa atividade, os especialistas da empresa de telemedicina elaboram os laudos com maior atenção.

Além disso, os registros digitais permitem o uso de recursos como zoom para melhor observação e rápida comparação com resultados de antigos exames.

Basta que o pneumologista acesse o histórico do paciente no portal de telemedicina, o que é feito a partir de alguns cliques, para ter mais informações e melhorar a qualidade do laudo médico.

5. Aumento da produtividade

Delegando a interpretação da espirometria aos especialistas da telemedicina, médicos locais ganham tempo para se dedicar a atividades como a coordenação de equipes e atendimento humanizado dos pacientes.

Logo, optar pelos laudos a distância reduz a carga de trabalho e aumenta a produtividade desses profissionais e de toda a equipe de saúde.

6. Redução de custos

Com o suporte da telemedicina, não é necessário arcar com os custos de contratação e manutenção de um time completo de especialistas locais.

Mesmo em clínicas e hospitais que tenham pneumologistas em seu quadro de funcionários, o serviço de laudos a distância é útil na cobertura de folgas, férias, e qualquer outra situação que leve à ausência desses profissionais.

Também não será necessário manter espaços físicos para arquivar documentos, nem comprar papel e tinta para a impressão dos laudos.

A Telemedicina leva a espirometria para a Medicina do Trabalho

A Telemedicina leva a espirometria para a Medicina do Trabalho

A Telemedicina leva a espirometria para a Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho nunca evoluiu tão rapidamente quanto após o advento da telemedicina.

A possibilidade de utilizar um espirômetro portátil na sua clínica e, ao mesmo tempo, levar este aparelho até as empresas, revolucionou o atendimento na área da telepneumologia.

Leve e compacto, esse dispositivo funciona conectado a um notebook, sem a necessidade de rede elétrica ou internet para transmitir os registros imediatamente.

Os dados do exame ficam salvos, e podem ser enviados posteriormente, quando houver acesso à internet rápida.

Assim, é possível avaliar os funcionários na própria empresa em que atuam, com toda a comodidade, e compartilhar os registros de uma só vez via plataforma de telemedicina.

Da mesma maneira que os resultados de testes clínicos, o laudo online da espirometria ocupacional é liberado em minutos no portal.

A Pneumologia disponível a todos com a Telemedicina

A Pneumologia disponível a todos com a Telemedicina

A Pneumologia disponível a todos com a Telemedicina

Graças aos laudos a distância, a saúde vem se tornando acessível para um número cada vez maior de pessoas.

No que se refere aos laudos de espirometria, a telemedicina já permite que o exame seja realizado à distância e transmitido em tempo real para médicos credenciados em centrais que operam com essa tecnologia.

Os pneumologistas, por sua vez, acompanham a conduta dos exames de forma simultânea, garantindo um diagnóstico muito mais rápido, prático e eficiente.

E, ao contrário do que se possa pensar, contratar essa inovação não exige altos investimentos financeiros.

O laudo remoto de espirometria custa, em média, menos de 50% dos preços praticados pelos pneumologistas em seus consultórios.

O comodato do espirômetro na Telemedicina

Quando afirmo que o suporte da telemedicina diminui gastos, também estou falando sobre os investimentos para adquirir o equipamento de espirometria.

Por vezes, o valor necessário para comprar ou alugar esse dispositivo por meses pode impactar o orçamento, principalmente em época de contenção de despesas ou em pequenos negócios.

Mas já existe uma opção vantajosa, que permite a aquisição do espirômetro sem comprometer o capital de giro: o comodato.

Ao contratar um pacote mensal de laudos a distância, clientes da Morsch podem solicitar essa modalidade de aluguel sem qualquer custo adicional.

Firmado o contrato, a clínica, hospital ou consultório recebe dispositivos modernos, calibrados e registrados na Anvisa, e pode utilizá-los enquanto durar a parceria.

Treinamento sobre como utilizar o espirômetro

Treinamento sobre como utilizar o espirômetro

Treinamento sobre como utilizar o espirômetro

Utilizar o equipamento é relativamente simples.

O espirômetro é formado por um bocal descartável, por onde o paciente sopra.

Esse bocal é ligado por cabos ao monitor do aparelho, que registra os dados e os transforma em gráficos.

Quando o paciente sopra no bocal, o monitor colhe as informações necessárias para montar os gráficos de desempenho.

Vale ressaltar que o técnico ou médico que conduzem a espirometria precisam orientar o paciente, pois o exame não terá sucesso sem sua colaboração.

Em seguida, é importante posicionar a pessoa sentada de modo confortável, e colocar um clipe no nariz para evitar que ela respire por ali.

O segundo passo é pedir para o paciente respirar normalmente pela boca junto ao bocal.

Depois, precisa encher totalmente os pulmões e soprar com o máximo de força e rapidez possível, até esvaziar os pulmões.

Para tanto, o paciente deve soprar por pelo menos seis segundos, fornecendo registros suficientes para a obtenção de três gráficos aceitáveis.

Veja mais detalhes no vídeo a seguir:

A Telemedicina é o melhor investimento para os serviços de saúde

Neste ponto, você já conhece as principais vantagens da telemedicina para as unidades que realizam testes de diagnóstico.

Essa especialidade otimiza a emissão de laudos, diminui a sobrecarga das equipes de saúde e viabiliza a oferta de novos exames a partir de um pequeno investimento.

Afinal, exames simples podem ser feitos por um técnico em enfermagem ou radiologia e laudados a distância por especialistas qualificados, proporcionando o aumento nas receitas da clínica.

Além de testes pneumológicos, os laudos remotos estão disponíveis para exames em cardiologia, neurologia e radiologia.

Sobre a Telemedicina Morsch

A Morsch atua há mais de uma década na oferta de serviços de telemedicina, com qualidade e segurança para estabelecimentos de todo o Brasil.

Sua expertise e estrutura permitem que laudos fiquem prontos em até 30 minutos.

Já no caso de pedidos urgentes – a exemplo de suspeita de AVC ou infarto do miocárdio -, eles são avaliados em tempo real por especialistas, via videoconferência.

Clientes da Morsch dispõem de suporte completo para os laudos online, comodato de equipamentos médicos e segunda opinião qualificada se houver dúvidas quanto aos resultados.

Também têm acesso a treinamentos para os técnicos em enfermagem ou radiologia, que podem ser realizados a qualquer hora do dia ou da noite na plataforma de telemedicina.

Conclusão

Neste artigo, detalhei a finalidade, relevância e benefícios do laudo de espirometria a distância para pacientes, profissionais e unidades de saúde.

Essas vantagens estão disponíveis para clínicas, hospitais e consultórios de todos os portes com o auxílio da Telemedicina Morsch.

Fale conosco para saber mais, ou, se preferir, teste gratuitamente nossa plataforma.

Se gostou deste conteúdo, deixe um comentário.

Aproveite para compartilhar com seus contatos.

Referência Bibliográfica

Cadernos de Atenção Básica: Doenças Respiratórias Crônicas – Ministério da Saúde. 2010.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin