Os exames médicos e suas possíveis interpretações

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de novembro de 2017
exames médicos

Há quem diga que a telemedicina interpretando exames médicos e liberando os laudos em tempo real é a medicina do futuro.

Será esta afirmação uma verdade? Veja por si só. A telessaúde abrange três áreas: telemedicina, tele-educação e telediagnóstico.

O seu objetivo, em todos os casos, é oferecer cuidados de saúde acessíveis e de qualidade a distância para toda a população, incluindo interpretação de exames médicos.

Por meio de tais ferramentas, os profissionais da área de saúde podem, por exemplo, entrar em contato com os especialistas de modo a obter laudos de exames médicos a distância – evitando encaminhar o paciente para mais um lugar.

Mas, afinal, o que será que você já sabe sobre a interpretação de exames médicos e a relação entre eles e a telemedicina? A seguir neste artigo, confira mais sobre o assunto.

Exames médicos – o que são e suas interpretações

Os exames médicos, diferente dos laudos médicos, nada mais são do que um conjunto de exames comuns solicitados aos pacientes.

Eles podem ser:

  • Cardiológicos (como o eletrocardiograma, MAPA de pressão arterial e o ecocardiograma),
  • Radiológicos (como os exames de raios-X em geral, as ressonâncias magnéticas, mamografias e tomografias),
  • Pneumológicos (como os exames de espirometria clínica ou ocupacional)
  • Neurológicos (como os exames de eletroencefalogramas, mapeamentos cerebrais e as polissonografias).

Os exames médicos, após serem realizados, devem ser analisados por um médico especialista. Neste caso, um exame de espirometria ocupacional deve, obrigatoriamente, ser analisado por um médico pneumologista, enquanto um mapeamento cerebral deve ser interpretado por um profissional neurologista.

A legislação no País determina que a análise ou interpretação dos exames médicos deve ser feita exclusivamente por especialistas.

Quem é o responsável pela interpretação de exames médicos?

Os exames médicos – sejam eles gráficos ou exames de imagem – devem ser interpretados pelos especialistas naquela área em questão.

Um exame de coração (como um eletrocardiograma, por exemplo) deverá ser analisado por um médico cardiologista, uma vez que só ele saberá dizer a verdadeira condição de saúde do coração do indivíduo.

Por outro lado, uma tomografia cerebral será de responsabilidade do médico radiologista, um exame de mamografia analisado por um médico radiologista ou mastologista e assim por diante.

Benefícios dos laudos online fornecidos para exames médicos

Diante do fato de que cada exame médico deve ser interpretado pelo profissional da especialidade correspondente, você deve estar se questionando: como os laudos online de exames médicos podem ser fornecidos?

Simples – por meio dos avanços da telemedicina.

Entre os benefícios dos laudos online fornecidos para exames médicos podemos destacar:

-> O paciente, após realizar o exame médico, não precisa ser encaminhado para outro lugar;

-> O paciente recebe o laudo do exame com muito mais agilidade (e sem que a qualidade seja deixada de lado);

-> A clínica onde o indivíduo faz o exame não necessariamente precisa realizar o laudo, já que ela pode enviar o exame para uma plataforma de telemedicina para realização de tal procedimento.

A seguir, confira mais sobre o uso da telemedicina no envio de exames e posterior recebimento de laudos.

Uso da telemedicina para envio de exames e recebimento de laudos

A telemedicina vem sendo implementada de modo ainda sorrateiro no Brasil – mas seus benefícios, sem sombra de dúvidas, precisam ser destacados para que esse crescimento continue em expansão.

Um dos setores em que a telemedicina mais ganha espaço em nosso território é no fornecimento de laudos a distância com altíssima qualidade, agilidade e ótima relação custo-benefício.

Atualmente, a telemedicina permite que o exame seja realizado em um lugar e o laudo em outro – e tudo isso em questão de 30 minutos.

Mas espera: e como a qualidade é garantida na telemedicina?

Simples: a central de telemedicina, por sua vez, deve ser qualificada com um corpo clínico composto por profissionais de todas as especialidades médicas e usar assinatura digital em todos os laudos.

Assim que o exame chega, ele é analisado pelo médico especialista e retorna para a clínica médica em questão.

Ágil e prático, não é mesmo?

Além disso, os resultados/laudos dos exames médicos ficam armazenados em nuvem, o que resulta em muito mais economia e praticidade para a clínica médica em questão.

Sistemas administrativos completos de gerenciamento para os clientes também já são diferenciais oferecidos por empresas de telemedicina.

Se você também está pensando em investir em melhorias em sua cínica médica, mantendo-a atualizada com as principais novidades do mercado, que tal apostar na telemedicina?

A seguir, confira como a Telemedicina Morsch pode lhe auxiliar neste sentido.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar a minha clínica médica?

A telemedicina Morsch conta com uma variedade de serviços capazes de promover uma diferença grandiosa e significativa em sua clínica médica.

Vamos começar falando sobre o fornecimento de laudos médicos online para exames enviados.

Após a realização de exames em sua clínica (que podem ser na área de cardiologia, pneumologia, radiologia ou neurologia), eles são enviados automaticamente (por meio de uma configuração específica do aparelho) para a central de Telemedicina Morsch.

Chegando lá, os exames são analisados um a um por uma equipe completa e altamente qualificada de médicos de todas as especialidades.

Exames como:

  • Mamografia,
  • Espirometria,
  • Ressonância magnética,
  • Eletroencefalograma com mapeamento cerebral,
  • Eletrocardiograma,
  • MAPA de pressão arterial
  • e raio-X em geral

são apenas alguns dos exames médicos analisados cotidianamente pelo corpo clínico da Telemedicina Morsch.

Sendo assim, se você está pensando em ampliar o seu negócio, uma boa alternativa para escolher é na contratação de uma empresa séria, competente e que realmente entende do assunto para assumir a análise dos exames.

Os laudos médicos, além de serem interpretados e posteriormente emitidos por médicos especialistas, são liberados (e retornados para a clínica) em questão de meia hora.

“Espera aí. Laudos médicos liberados em apenas 30 minutos?”

Isso mesmo.

A tecnologia oferecida pela Telemedicina Morsch faz com que os exames sejam enviados instantaneamente assim que a coleta for finalizada.

Automaticamente ele é repassado para a equipe de especialistas médicos daquela área, em seguida analisado e por último reenviado para a clínica médica.

Neste sentido, cabe destacar que o fornecimento de laudos de exames médicos com altíssima qualidade, agilidade e baixo custo é uma realidade oferecida pela telemedicina – sendo ela no mínimo bastante atrativa.

Ampliar o número de exames oferecidos também pode ser uma ótima forma de sair na frente da concorrência. E para tal, sua clínica médica pode apostar no aluguel de aparelhos na modalidade de comodato.

Aparelhos médicos em comodato? O que é isso?

O aluguel de aparelhos em modalidade de comodato permite que a sua empresa, em vez de comprar os equipamentos necessários para realização dos exames, simplesmente os ‘pegue emprestado’ por um período determinado em contrato (que pode ser prolongado sempre que desejado).

Alugados os aparelhos, sua clínica pode realizar uma variedade muito maior de exames médicos – lembrando que, posteriormente, eles serão enviados para a telemedicinamorsch para serem interpretados/laudados.

Assim como você já deve ter percebido, a Telemedicina Morsch pode auxiliar não só no fornecimento de laudos de exames médicos a distância, como também, pode ampliar significativamente o número de exames oferecidos pela sua clínica médica.

Você perderá essa chance? Ambos os serviços também são recomendados nos seguintes casos:

-> Necessidade de rapidez na entrega dos laudos de exames médicos

Se você está demorando dias ou até mesmo semanas para enviar laudos de exames aos seus pacientes, é possível que você já tenha perdido a confiança de alguns deles no meio do caminho.

Já pensou se você pudesse não só tê-los de volta, como também, conquistar um número ainda mais significativo de pacientes?

Pois é. Com a oferta de laudos médicos com rapidez (até mesmo no mesmo dia, considerando que eles levam apenas 30 minutos para serem interpretados), você fará com que os pacientes realmente prefiram a sua clínica do que quando em comparação à concorrência.

-> Falta de profissionais especializados na cidade ou região de atuação

Se a sua cidade, região ou comunidade é carente de profissionais médicos especializados (como é o caso de cardiologistas, pneumologistas, radiologistas e neurologistas), atuar lado a lado com a Telemedicinamorsch pode ser ainda mais importante.

Isso porque a empresa analisará cada exame realizado em sua clínica em questão de 30 minutos por um médico especialista – o que só é possível graças aos avanços tecnológicos da telemedicina.

Os moradores da cidade, ao saberem desse diferencial oferecido com exclusividade pelo seu negócio, com certeza só vão querer realizar exames em sua clínica!

Como você já deve ter notado, a interpretação de exames médicos é uma das atividades realizadas pela telemedicina que mais podem gerar resultados positivos para a sua clínica médica.

Para trazer esse diferencial para o seu negócio, destacando-o quando em comparação à concorrência, nada melhor do que apostar nos serviços oferecidos pela Telemedicina Morsch.

Entre eles, você poderá alugar os aparelhos para realização dos exames em modalidade de comodato, além de enviá-los para posterior recebimento de laudos.

Os laudos são feitos por equipes médicas especializadas e completas, abrangendo as áreas de cardiologia, pneumologia, radiologia e neurologia.

Agora que você já conhece mais sobre a atuação da telemedicina na interpretação de exames médicos dos mais variados tipos, o que ainda está esperando para apostar neste diferencial com a ajuda de quem entende do assunto?

Faça um orçamento com a Telemedicina Morsch e comece o quanto antes.

Entre em contato e solicite uma consultoria, nós iremos auxiliar nos passos para montar o seu serviço!

Compartilhe com seus amigos nas redes, você pode ser o responsável em melhorar a saúde de sua região!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin