Conheça as 11 inovações na Telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de outubro de 2017
inovações na telemedicina

Os avanços tecnológicos e inovações na telemedicina e em cuidados com a saúde aparecem de modo cada vez mais expressivo, no Brasil e em todo o mundo.

A seguir, você conhecerá as principais inovações na Telemedicina!

E nesta tendência estão interessados não só os médicos, profissionais da área da saúde e pesquisadores do segmento, como também os pacientes, estudantes e consumidores de modo geral.

E a razão é compreensível: as inovações na telemedicina terão grande impacto sobre nós nas próximas décadas.

E para que você obtenha uma visão geral das principais tendências deste segmento, confira a seguir um pouco mais sobre as tecnologias que moldarão o futuro da telemedicina e da saúde nos próximos anos.

Principais inovações na Telemedicina

A seguir, confira quais são as 11 inovações da telemedicina!

1- Empoderamento de pacientes

Um dos principais objetivos da telessaúde, usando a telemedicina é capacitar os pacientes para que eles tenham autoconhecimento sobre suas condições de saúde.

Neste sentido, eles terão consciência quando devem procurar um médico presencialmente ou até através de uma consulta virtual por smartphone.

Vale destacar que este empoderamento não defende o fato de muitos pacientes buscarem, em sites aleatórios na internet, justificativa para seus sintomas de saúde.

A medida vem para ser o contrário disso: a telemedicina busca educá-los para que eles não confiem em fontes suspeitas.

2- “Jogos” de saúde

Os jogos são onipresentes em nossos telefones e computadores – porém, a maioria deles são desenvolvidos apenas para ‘matar o tempo’.

Para mudar este cenário, a telemedicina trabalha de modo a combinar jogos, diversão e aplicativos de saúde com o objetivo de motivar o paciente a coletar dados e compreender como suas atividades diárias contribuem para a própria saúde.

O rastreamento de pacientes com doenças crônicas também é um dos objetivos dos aplicativos de saúde, principalmente para lembrá-los de tomar a medicação indicada.

3- Telemedicina e cuidados remotos

Salvar vidas e economizar tempo e dinheiro são os principais resultados dos cuidados remotos.

A conectividade entre o paciente e o médico via internet, assim como o monitoramento de pacientes crônicos, permite o atendimento remoto em casos emergenciais.

4- Robôs “humanóides” e cirúrgicos

A cirurgia assistida por robótica permite tanto a realização de procedimentos menos invasivos como também aumenta a habilidade do cirurgião em questão.

Os robôs mais avançados são capazes de realizar operações de um continente para o outro e, por vezes, possuem melhor precisão do que a mão dos cirurgiões. Porém, fique tranquilo: os robôs jamais poderão assumir completamente uma sala cirúrgica, já que não possuem a adaptabilidade e a versatilidade humana.

5- Repensando o currículo médico

As escolas e universidades médicas preparam os estudantes para um mundo de novas possibilidades, tecnologia de ponta e e-pacientes (ou seja, pacientes ‘virtuais).

O campo profissional já está em constante mudança e promete se tornar ainda mais dinâmico nos próximos anos.

6- Sensores corporais é uma das inovações na telemedicina

A medição de parâmetros críticos de saúde de modo barato e igualmente eficiente, por meio de sensores corporais, também já é uma realidade para a telemedicina.

Tais sensores atuam na coleta de dados sem interferir no cotidiano do indivíduo.

Também chamamos de wearables.

7- Medicina personalizada

A análise do DNA do paciente, antes mesmo da prescrição de medicamentos ou tratamentos, também vem se tornando uma realidade. Sendo assim, os cuidados de saúde, aos poucos, se tornarão otimizados e personalizados com base no metabolismo de cada paciente.

8- Biotecnologia “DIY” (Do It Yourself)

A DIY é uma tecnologia barata e que vem surtindo ótimos resultados para a telemedicina. A inovação, que começou no segmento da biotecnologia, atualmente conecta amadores, inventores e curiosos em experimentá-lo.

9- Diagnósticos portáteis e “tricorders médicos

Lembra-se dos tricorders do Star Trek? Pois é: muito em breve eles serão uma realidade. Da mesma forma, os diagnósticos estão prestes a serem realizados por meio de equipamentos portáteis – ou seja, no conforto da própria casa do paciente.

10- A tecnologia do “Homem de Ferro”

Trajes de exoesqueleto permitirão que indivíduos com paralisias parciais voltem a andar. Incrível, não é mesmo? Isso será possível pela criação de comunicação em tempo real entre o cérebro e a prótese.

A sensação de naturalidade e precisão serão aumentados ou diminuídos por meio de um controle motor.

11- A evolução da impressora 3D

Atualmente, as impressoras 3D podem criar próteses, equipamentos médicos e até mesmo medicações.

Além disso, também desempenham papel fundamental na medicina regenerativa, atuando no desenvolvimento de ossos, vasos sanguíneos, válvulas cardíacas, pele sintética, cartilagem de orelha e até mesmo alguns órgãos.

Benefícios da Telemedicina como ferramenta da Telessaúde

Como você já deve ter notado, muitos são os benefícios da telemedicina como ferramenta da telessaúde. Basicamente, a especialidade busca atender a todos: médicos, enfermeiros, profissionais da área da saúde e pacientes.

E como isso é possível?

or meio de atendimentos médicos à distância, realização de procedimentos com a opinião de vários profissionais especialistas, monitoramento remoto e domiciliar de pacientes crônicos, teleconferências em âmbito nacional e internacional e assim por diante.

Um dos segmentos em que a telemedicina mais se destaca, inclusive, é no setor de desenvolvimento de laudos médicos.

A seguir, vamos conhecer mais sobre este assunto.

Uso da Telemedicina para envio de exames e recebimento de laudos

O envio de exames e posterior recebimento de laudos é um dos principais serviços oferecidos pela telemedicina. Mas como ele funciona?

Simples. A clínica médica se responsabiliza pela realização do exame. Em seguida, os dados coletados pelo equipamento são enviados automaticamente para uma plataforma de telemedicina, que irá avaliá-los e retorná-los já com os laudos para a clínica. Pronto!

E quanto tempo leva esse procedimento? Depende da central de telemedicina que realizá-lo.

No caso da telemedicina Morsch (que conheceremos mais a seguir), a interpretação de exames e retorno de laudos médicos leva, em média, 30 minutos.

Conheça a seguir mais sobre a empresa e sobre como ela pode ajudar a sua clínica médica!

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar a minha clínica médica?

Hoje a Telemedicina Morsch se destaca não só como a pioneira, mas também como a maior central de telemedicina de todo o Brasil.

O principal objetivo desta ferramenta da telessaúde é fornecer laudos de exames médicos com agilidade, qualidade e com ótima relação custo x benefício.

Quais são os serviços oferecidos pela telemedicina Morsch?

O principal serviço oferecido pela central é o fornecimento de laudos de exames médicos em questão de minutos.

E como isso é possível?

Tal feito é possível porque a telemedicina Morsch conta com uma equipe completa de médicos de todas as especialidades.

Neste sentido, assim que o exame chega na plataforma ele é automaticamente interpretado por um médico especialista, retornando para a clínica em questão de 30 minutos.

Considerando tudo, se você está pensando em trazer uma novidade quente para o seu negócio, contratar uma empresa de telemedicina bem renomada e com um corpo clínico completo de especialistas para escrever os laudos dos exames de sua clínica pode ser uma ótima jogada.

Os laudos online são inovações na telemedicina

Com certeza são. E, para comprovar, vale destacar que a plataforma da telemedicina Morsch é regulamentada pela Anvisa.

Ampliar o número de exames oferecidos pela sua clínica médica também é um dos serviços realizados pela telemedicina Morsch. E como isso é possível? Simples: pelo fornecimento de aparelhos em modalidade de comodato para realização dos mesmos.

Sendo assim, sua clínica poderá oferecer uma gama muito maior de exames – sejam eles nas áreas de cardiologia, pneumologia, neurologia ou até mesmo de radiologia em geral (o que inclui mamografias, ultrassonografias e raios-x como um todo).

Neste sentido, se hoje a sua clínica médica não possui em seu corpo clínico médicos de todas as especialidades, ou caso ela não conte com recursos suficientes para manter o serviço terceirizado de interpretação de laudos médicos (pelo próprio valor praticado atualmente), saiba que seus problemas acabaram.

A telemedicina Morsch chegou para oferecer a análise de laudos médicos com qualidade, agilidade e custo x benefício que você realmente está buscando.

E se você também está querendo investir em melhorias para a sua clínica, saiba que trazer a telemedicina para a mesma pode ser uma forma extremamente vantajosa e moderna de destacá-la perante a concorrência.

Essa novidade no mercado pode ampliar tanto o número de exames oferecidos pela clínica, como também a agilidade na entrega dos laudos médicos.

Os serviços da telemedicina Morsch vem se diferenciando de modo cada vez mais expressivo em todo o Brasil – principalmente pela agilidade, qualidade e ótimo custo x benefício envolvendo o envio de exames e recebimento de laudos médicos.

E você, o que ainda está esperando para trazer esse diferencial para a sua clínica médica?

Após conhecer as 11 inovações da telemedicina, os benefícios da telemedicina como ferramenta da telessaúde e suas indicações/formas de uso, você deve ter notado o quanto este segmento deve crescer de modo exponencial nos próximos anos. E você e sua clínica médica não vão ficar de fora dessa, não é mesmo?

Com a telemedicina Morsch você pode trazer uma série de avanços para o seu negócio, ampliando o número de exames realizados e posteriormente enviando-os para análise de um corpo clínico de médicos especialistas e experientes. E com base em tantos benefícios, o que ainda está esperando para começar?

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin