Importância do gerenciamento do histórico de exames do paciente

Por Dr. José Aldair Morsch, 13 de janeiro de 2016
gerenciamento do histórico de exames

Um hospital tem uma estrutura de funcionamento bastante complexa, que motiva inclusive a especialização de muitos médicos e administradores em gestão hospitalar, gerenciamento do histórico de exames e desenvolvimento de novas práticas de gerência e controle dos recursos.

Nessa estrutura complexa, não há espaço para erros ou perda de tempo.

Um paciente que chega ao hospital em estado de emergência pode sofrer fortes sequelas ou mesmo perder a vida se houver demora no acesso do seu prontuário, para verificar, por exemplo, suas doenças prévias, exames realizados, alergias e capacidade de reação a medicamentos.

Para evitar isto, o gerenciamento do histórico dos exames, através do uso de tecnologia, eleva a eficiência da prestação do serviço e aumenta a sua qualidade.

A importância do prontuário no histórico de exames

O correto gerenciamento do histórico de exames começa com um prontuário que seja completo e rapidamente acessível ao médico.

É no prontuário que estão informações fundamentais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento, como o histórico das consultas, de doenças e seus tratamentos, histórico dos próprios exames já feitos e dos medicamentos prescritos.

Tecnologia aplicada ao gerenciamento do histórico de exames

A tecnologia auxilia de forma muito importante no acesso rápido ao prontuário, e nisso reside o segredo do correto gerenciamento do histórico de exames.

Softwares específicos de gestão ajudam clínicas e consultórios a gerar, guardar e disponibilizar aos médicos informações completas sobre os pacientes, a qualquer momento e em qualquer lugar em que os médicos estejam.

Ademais, a utilização de tecnologia no gerenciamento do histórico de exames elimina a necessidade de prontuários em papel, que ocupam um espaço que pode ser aproveitado para outras finalidades.

Estes prontuários ficam, então, disponíveis em notebooks, tablets e até mesmo em celulares smartphones dos médicos e de sua equipe.

Vantagens do gerenciamento do histórico de exames

Apresentamos abaixo três grandes vantagens do gerenciamento do histórico de exames através da tecnologia.

  • Consultas emergenciais

Em caso de emergência, o acesso rápido e completo ao prontuário permite atendimento personalizado, mais eficaz.

Com o prontuário em mãos, o médico avalia melhor a situação e reação do paciente a medicamentos, seu quadro atual e evolução.

Esse procedimento agiliza a atuação do médico e dispõe a ele informações completas de forma organizada, exatamente no momento em que ele mais precisa de informação para tomar decisões.

  • Processos organizados

Com prontuários de papel, a tarefa de armazenar cronologicamente informações de exames, consultas, tratamentos etc. torna-se difícil e sujeita a erros.

Se for armazenado de forma errada, pode ocasionar perda de tempo e mesmo confundir o médico em seu diagnóstico.

Por outro lado, com o prontuário eletrônico, as informações ficam melhor organizadas e sua atualização é automática, com rápido acesso por parte do médico.

Isto elimina aquela perda de tempo da ida do médico até a sala dos prontuários, tempo este que o médico dedicará a um atendimento mais próximo e atencioso ao paciente.

  • Armazenamento seguro de informações privadas

Muitos médico têm medo de vazamento de dados e informações de seus pacientes.

Com o uso de softwares no prontuário e de gerenciamento do histórico de exames, esses dados ficam armazenados de forma completamente segura, oferecendo ao médico e sua equipe uma ferramenta a mais no acompanhamento de seus pacientes, na tomada de decisões com o máximo de informações possível, dentro e fora dos ambientes médicos.

Os Conselhos de Medicina disponibilizam regras sobre a certificação da empresa na criptografia dos dados guardados e a recomendação antes da contratação do serviço é que solicite a documentação da empresa relacionada as normas de uso de softwares para consultórios, clinicas e hospitais.

Esse texto foi útil para você planejar o correto gerenciamento de histórico de exames?

Acesse o site da Telemedicina Morsch  e veja mais dicas importantes para você tornar sua empresa de saúde ainda mais atualizada.

Compartilhe nas redes, assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin