Faturamento hospitalar: o que é, importância, como fazer e dicas para otimizar

Por Dr. José Aldair Morsch, 7 de março de 2024
faturamento hospitalar

Parte importante da gestão estratégica, o faturamento hospitalar responde por uma série de tarefas administrativas.

Manter essas rotinas organizadas é fundamental para cumprir o planejamento financeiro, mantendo as contas em dia e evitando prejuízos.

Desperdícios, glosas e outros problemas são mitigados quando existe investimento na área de faturamento, como você vai descobrir nas próximas linhas.

Neste texto, explico as principais tarefas, como fazer e otimizar o faturamento hospitalar

Ao final, apresento soluções de telemedicina para economizar tempo e dinheiro no hospital.

O que é faturamento hospitalar?

Faturamento hospitalar é um setor da administração hospitalar, diretamente ligado à gestão estratégica.

Ele é responsável pela análise das contas médicas que comprovam o uso dos recursos ofertados na prestação de serviços hospitalares aos pacientes que possuem planos de saúde.

Uma vez calculados, os custos com insumos, mão de obra, internação etc. são enviados para a operadora do convênio, a fim de que ela faça o devido pagamento.

Além de emitir documentos como relatórios e boletos, o faturamento hospitalar avalia a cobrança realizada aos clientes, garantindo que está de acordo com o seu contrato e com o prontuário dos pacientes.

O termo faturamento hospitalar também representa a margem de lucro da empresa no final do mês, ou seja, a diferença entre o que saiu e o que entrou no caixa. 

Qual a importância do faturamento hospitalar?

Por fazer as cobranças e recebimentos de valores pagos por operadoras de planos de saúde, o setor é responsável pela gestão da principal fonte de receitas dos hospitais.

Embora possam ganhar com pacientes particulares e investimentos, os recursos provenientes de clientes conveniados respondem por parte considerável dos rendimentos dessas unidades de saúde.

Se não houver uma gestão eficiente do setor de contas (como também é conhecido o faturamento), o hospital pode deixar de receber quantias relevantes, o que compromete o orçamento.

Principalmente porque existem prazos para os pagamentos, que costumam ser superiores a 30 dias.

Nesse cenário, investir no gerenciamento das rotinas do faturamento é fundamental para a saúde financeira do negócio – e, por consequência, para que se mantenha sustentável e lucrativo.

O faturamento hospitalar está diretamente relacionado a uma boa gestão estratégica

O faturamento hospitalar está diretamente ligado à gestão estratégica

O que faz um faturista hospitalar?

Faturista hospitalar é o profissional encarregado das rotinas de faturamento, que costumam envolver altos níveis de burocracia.

Portanto, é essencial que o faturista se mantenha atento aos detalhes e adote processos de conferência para prevenir equívocos que atrasam o recebimento das receitas.

As atividades, frequência e volume de documentos criados, conferidos e enviados podem mudar conforme as demandas do hospital.

No entanto, a emissão de certos tipos de documento é comum a qualquer hospital, como explico abaixo.

Gera boletos

Assim como em outros tipos de empresa, os hospitais têm grande quantidade de pagamentos realizados através de boletos.

Essa dinâmica costuma ser facilitada com o uso de sistemas internos que oferecem módulos financeiros e administrativos, permitindo a geração dos arquivos em poucos cliques.

Cria duplicatas

Algumas vezes, é necessário encaminhar uma duplicata à operadora do plano de saúde, que corresponde a uma ordem de pagamento.

Ela serve para confirmar os valores previstos na nota fiscal.

Revisa guias de faturamento

As guias mostram em detalhes os procedimentos realizados pelo paciente, bem como trazem uma relação de recursos utilizados e seus custos.

Por isso, costumam ser preenchidas por profissionais de saúde, deixando apenas a revisão para o faturista hospitalar.

Uma vez que a descrição esteja OK, a guia é encaminhada à operadora do convênio.

Emite notas fiscais

Indispensáveis para atender às normas fiscais, as NFs também são emitidas pelo faturamento hospitalar.

Elas possibilitam o controle dos valores a receber, impostos e taxas, sendo compartilhadas com as operadoras dos planos de saúde e outros setores do hospital.

Produz relatórios de controle de faturas emitidas e pendentes

Por fim, cabe ao faturista elaborar e manter relatórios atualizados a respeito das faturas, permitindo seu monitoramento e a organização financeira.

Afinal, o gestor hospitalar precisa conhecer o montante previsto para os próximos meses, a fim de distribuir os recursos da melhor forma possível.

Bem como investir em inovações, treinamentos, reformas e outros fatores que promovem o aprimoramento e expansão do negócio.

Um software de gestão é uma decisão valiosa para gerenciar seu hsopital

A centralização e padronização de processos de vários setores do hospital é uma das principais vantagens do ERP

Como fazer o faturamento hospitalar?

Basicamente, o faturamento engloba a geração da conta, emissão e conferência dos documentos, envio à operadora e recebimento do valor devido.

A geração da conta depende do registro dos procedimentos, medicamentos e outros itens usados para tratar o paciente.

Nesse cenário, o processo começa durante a internação hospitalar, e pode ser encerrado assim que o doente recebe alta.

Os detalhes dos serviços e produtos são anotados na guia de faturamento que, como mencionei acima, será revisada pelo faturista.

Ela dará base à confecção da nota fiscal e documento utilizado para a cobrança, como boleto ou duplicata.

Só então é que os arquivos são encaminhados à operadora, que terá um prazo pré-determinado para efetuar o pagamento.

Toda essa dinâmica deve ser gerida por meio de planilhas ou softwares médicos que permitam o acompanhamento de cada etapa.

Avalie utilizar um ERP

No ambiente competitivo em que vivemos e com uma transição constante de informações, utilizar planilhas em Excel não é um caminho eficiente.

Também não basta investir em funcionários, como o faturista e auxiliar de faturamento, pois eles precisarão adotar uma ferramenta para otimizar o trabalho.

Faz sentido, então, contar com um ERP, software de gestão financeira em saúde que substitui a planilha manual pela automatização e que agrega todas as informações que circulam entre os setores do hospital.

Essa tecnologia facilita a organização de informações e geração dos documentos e relatórios necessários para executar a cobrança.

Também padroniza os processos, unificando as informações e tornando-as mais acessíveis.

Como otimizar o faturamento hospitalar?

Agora que você conhece as etapas principais, vamos avançar para insights que ajudam a tornar os processos mais ágeis e a diminuir as chances de erros.

A seguir, trago cinco dicas para elevar a eficiência do faturamento hospitalar.

1. Invista em Business Intelligence

Business Intelligence é um processo que consiste na coleta, organização e análise de dados, visando entender a realidade da organização e, assim, tomar decisões assertivas. 

Através dele, é possível:

  • Gerenciar as informações
  • Otimizar processos
  • Identificar falhas
  • Prever oportunidades
  • Prevenir riscos
  • Adaptar-se ao mercado.

Para realizar o BI, é essencial contar com softwares modernos e robustos, que realizam esse processo automaticamente e em tempo real. 

Um exemplo de sistema é o Google Looker Studio que, além de gratuito, pode ser integrado facilmente a uma conta Google.

2. Adote ferramentas de controle financeiro

É importante que elas possam ser integradas para centralização dos dados.

Assim, em um único local, você terá acesso a todo o faturamento hospitalar, facilitando na gestão.

Alguns exemplos de ferramentas são:

Vale pesquisar no mercado para conhecer outras soluções, comparar preços e funcionalidades.

Uma boa solução para melhorar a receita hospitalar é usar novas tecnologias

Em todos os setores, a tecnologia é fundamental para auxiliar o hospital

3. Mantenha os registros completos

Não é possível comparar o progresso no faturamento hospitalar sem ter acesso a dados anteriores

Logo, é essencial entender como documentar os indicadores clínicos, operacionais e financeiros do seu hospital.

Aproveite para explicar aos seus colaboradores a importância desse registro completo e atualizado, a fim de que estejam engajados e mantenham todos os dados documentados.

4. Aposte na automatização da controladoria

Com os processos automatizados, é possível acessar seus dados e evolução de qualquer dispositivo que navegue na internet.

Haverá uma redução significativa dos custos operacionais e aumento dos lucros reais, reduzindo desperdícios de materiais e medicamentos.

Além da facilidade de acesso e clareza nos relatórios, os dados ficarão disponíveis para prospecção de novos investimentos e tomadas de decisões, como custos de contratação de pessoal, por exemplo.

Pense na facilidade na apresentação de relatórios para o setor administrativo do hospital, investidores, curadores e até para os casos de auditoria hospitalar.

5. Utilize o prontuário eletrônico em todos os setores

O prontuário eletrônico é uma ferramenta fundamental para otimização do atendimento ao paciente e pode ser integrado com os demais recursos tecnológicos.

Esse software permite guardar todos os dados relativos ao histórico do paciente, facilitando o controle da saúde, bem como as pesquisas futuras.

Além disso, elimina a necessidade de guardar durante anos os prontuários médicos de papel – que ficam sujeitos a perdas e rasuras.

Telemedicina ajuda a melhorar o faturamento hospitalar

A área de diagnósticos é muito lucrativa, porém, os custos com especialistas para laudar os exames podem pesar no orçamento.

A boa notícia é que dá para suprir a demanda por esses médicos por meio do serviço de telediagnóstico da Telemedicina Morsch.

Essa é uma forma inteligente de melhorar os indicadores, economizando com a emissão de laudos online sem perder em qualidade e agilidade.

Nossa plataforma de telemedicina disponibiliza para o seu hospital especialistas virtuais 24 horas por dia, o ano inteiro, para interpretar os exames e produzir laudos a distância em minutos!

Basta realizar exames complementares como o eletrocardiograma e raio-X normalmente e compartilhar os registros no sistema de telemedicina online, acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Em seguida, um especialista interpreta e emite o laudo, assinado digitalmente e liberado na plataforma.

Contratando um serviço de interpretação de laudos a distância, o administrador melhora não só o faturamento hospitalar, como também o atendimento ao paciente.

O software Morsch se integra ao ERP e, com isso, facilita a organização das contas hospitalares.

Sua equipe ainda terá acesso a um prontuário eletrônico completo, com armazenamento na nuvem, sob a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia.

Leve essa inovação para o seu hospital hoje mesmo!

Conclusão

O faturamento hospitalar influencia diretamente na saúde financeira da sua instituição. 

Portanto, é preciso dar atenção especial à gestão estratégica, bem como integrar a tecnologia na saúde para otimizar os processos.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes!

Acompanhe mais conteúdos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin