A Telemedicina é especialista em exames médicos online

Por Dr. José Aldair Morsch, 30 de abril de 2018
exames médicos online

A realização de exames médicos online é uma tendência a maioria das clínicas remotas sem especialistas para interpretar seus exames.
A disseminação da Telemedicina proporcionou que mais serviços de saúde pudessem contar com exames que antes só eram realizados em centros com a presença do especialista no local do exame.

Esse artigo trata das oportunidades presentes no mercado de serviços oferecidos na internet e que são éticos, inclusive com registro nos conselhos de Medicina.

Se trata do médico do futuro, aproveitando a tecnologia a seu favor e levando mais recursos de diagnóstico para regiões sem especialistas.

O que são exames médicos online?

Aproveitando a oportunidade de ter conexão com a internet e a informática, é possível enviar os arquivos dos exames realizados em qualquer região que que necessite de interpretação de exames feita por especialistas.

O desenvolvimento de sistemas de Telemedicina em nuvem permitiram que todos os serviços possam enviar seus arquivos para que uma equipe de especialistas logados na plataforma possam interpretar e liberar os laudos médicos praticamente em tempo real.

Essa forma de interpretação dos exames feita numa plataforma de Telemedicina em nuvem, também é chamada de exames médicos online.

Como você pode usar isso?

Otimizando os laudos dos exames através dos exames médicos online

Para clínicas que precisam expandir sua atuação na região e não possuem condições de contratar especialistas, os exames médicos online são uma alternativa ética passível de ser utilizada em qualquer lugar.

O uso da Telemedicina pode ser aproveitado tanto para exames rotineiros, quanto para exames em emergências 24 horas, como é o caso do eletrocardiograma de repouso usado em UPA 24 horas para investigação de infarto e arritmias cardíacas.

Instituir o uso de prontuário eletrônico na sua clínica é parte do processo, mas não estará completo sem interação com os exames médicos online.

Como aproveitar a Telemedicina para otimizar os laudos na minha clínica?

A empresa de Telemedicina oferece um suporte completo para os clientes que decidem usufruir dessa tecnologia.

O cliente ao contratar esse serviço de exames médicos online tem ao seu dispor suporte 24 horas para treinamento dos técnicos que realizam os exames e enviam para a plataforma de Telemedicina.

Isso não é tudo,

É comum ocorrer problemas de manutenção nos equipamentos e ficar sem exames por um período significativo de tempo é inviável em muitos serviços.

Pensando nisso, algumas empresas de Telemedicina oferecem os aparelhos médicos emprestados até que o cliente receba de volta o seu que foi para a manutenção.

Se você já usa prontuário eletrônico, o resultado do exame enviado para a Telemedicina é inserido automaticamente na pasta do seu paciente, sem intervenção humana, trazendo mais segurança no manuseio dos documentos.

exames médicos online

As opções de acesso aos exames médicos online

Os clientes podem aproveitar seus próprios equipamentos, sejam analógicos ou digitais para enviar seus exames.

Para aqueles que não disponibilizam verba suficiente para investir na compra do equipamento médico, pode contratar com a empresa de Telemedicina no regime de comodato.

O cliente ao realizar contrato com a empresa de Telemedicina recebe o aparelho e paga uma mensalidade referente aos laudos enviados mensalmente.

Esta é uma alternativa viável para o início das atividades, depois de engrenar, acaba comprando seu aparelho e continua enviando os arquivos dos exames para serem interpretados na plataforma de Telemedicina.

Utilizando a Telemedicina Morsch na otimização dos laudos dos exames médicos online

A Telemedicina Morsch disponibiliza um ambiente completo em nuvem para receber os arquivos dos exames médicos online.

Os especialistas logados no sistema, interpretam os exames e liberam os laudos médicos em 30 minutos.

Para clientes conectados e que pretendem aproveitar a tecnologia a seu favor, utilizar a Telemedicina com exames médicos online é visualizar o futuro.

Eu prefiro ler o resumo para ver se me interessa o assunto

Utilizar exames médicos online representa um avanço extraordinário na realização de exames em locais remotos sem especialistas.

A integração do prontuário eletrônico com a Telemedicina, permite que o resultado dos exames na forma de laudo médico sejam inseridos na pasta do seu paciente.

É possível realizar a maioria dos exames médicos em sua clínica sem que exista um especialista presente na sua região.

Utilizar esses recursos é ser um médico do futuro.

Nos Estados Unidos já foi reconhecida a especialidade como médico virtual, onde é possível fazer o atendimento a distância em várias especialidades da medicina.

A interação com a tecnologia médica é uma necessidade vital para que uma clínica médica permaneça no mercado e tenha prosperidade.

Seja também um médico do futuro e analise a possibilidade de utilizar os exames médicos online.

Então? Está pronto para o futuro?

Quer discutir mais sobre o assunto?

Se gostou, compartilhe nas suas redes sociais e assine nosso blog!

Abraço e até a próxima postagem!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin