Entenda o que é ECG online e como usufruir da Telecardiologia

Por Dr. José Aldair Morsch, 22 de abril de 2020
Eletrocardiograma online

Eletrocardiograma online é um exame cardiológico feito de forma digital no computador e enviado para uma plataforma de telemedicina para ser interpretado por cardiologistas. Recebeu a palavra online por estar disponível em nuvem para ser acessado pela internet em qualquer dispositivo.

Ele possibilita o registro dos potenciais elétricos do músculo cardíaco em repouso na forma de gráficos que podem ser comparados com outros gráficos padrões, mostrando assim os possíveis transtornos no coração.

Quer entender melhor como funciona um eletrocardiograma online? Então continue a leitura deste artigo!

Por que apostar no laudo digital?

Se você já tem interesse na telemedicina, é possível que nem tenha cogitado que seu ECG possa ser laudado online. Mas, afinal, por que optar por essa modalidade?

Quais vantagens ela pode trazer para o seu negócio? Será que você perderá o investimento que fez em equipamentos e na sua equipe física?

Essas são perguntas pertinentes, muito frequentes no primeiro contato com a tecnologia. Na verdade, o ECG online funciona como um complemento à sua infraestrutura atual.

Seu objetivo é suprir as lacunas que um serviço totalmente físico pode ter, otimizando o fluxo interno de exames.

A parte logística é uma das mais complexas no setor diagnóstico de uma clínica, e é um dos focos do eletrocardiograma online.

A seguir, falarei sobre os principais entraves que podem existir no dia a dia e explicarei como eles podem ser resolvidos com o ECG online.

1. Poucos médicos disponíveis

Na prática, são poucos os centros e as clínicas que têm um cardiologista especializado sempre à disposição. Para que essa contratação seja viável, é preciso que a demanda seja muito alta, algo que foge à realidade de muitos serviços.

Por isso, o regime de trabalho do laudo eletrocardiográfico é, muitas vezes, intermitente: o médico comparece ao serviço poucas vezes por semana, ou tem que suprir múltiplos setores de uma só vez.

Isso minimiza os gastos com profissionais, mas pode atrasar a entrega dos laudos ao paciente.

Com a plataforma certa, o ECG online coloca profissionais qualificados à sua disposição, em qualquer horário.

Essa é uma maneira eficiente de contratar médicos especializados, reduzindo os custos. Afinal, fatores como deslocamento e horário atípico não são mais acrescidos na precificação do profissional.

2. Qualidade dos laudos

O ECG é um exame minucioso: alterações milimétricas no traçado podem ter grande impacto clínico e alterar os rumos do diagnóstico.

Assim, não é incomum ver médicos debruçados nos exames, contando a amplitude e a duração de ondas e intervalos.

No entanto, não é toda clínica que dispõe de um profissional superespecializado em ECG.

Além disso, os regimes de trabalho frequentemente apressam o trabalho do profissional, que redige laudos mais resumidos e enxutos. Certamente, esse não é o cenário ideal para a clínica, nem para o paciente.

O ECG online otimiza essa qualidade de duas maneiras.

Primeiramente, ele apresenta o exame ao médico em uma tela, permitindo a ampliação e uma visualização muito mais detalhista.

Em segundo lugar, as plataformas online contam com profissionais capacitados e graduados conforme o feedback de outros clientes. Essa é uma maneira de você garantir que quem está te assistindo é um médico bem-conceituado no mercado.

3. Retrabalho

Em qualquer negócio, o retrabalho é visto com maus olhos. O termo se refere a um trabalho que é pago e precisa ser feito novamente, seja qual for o motivo. Nas clínicas, ele também está presente.

Você já deve ter se deparado com um médico que fica em dúvida com o laudo de um ECG, e isso é natural. Mesmo os profissionais mais especializados podem diferir em diagnósticos limítrofes.

Quando o médico lauda um exame que foi feito há dias e tem essa dúvida, não há escapatória: ou ele pede ajuda a um colega, ou o exame tem que ser feito novamente. Em ambos os casos, há retrabalho e atraso na entrega do laudo.

Com o laudo online, o resultado do exame sai em poucos minutos. Caso haja alguma necessidade, como a adequação de posicionamento dos eletrodos, o médico entra em contato diretamente com a enfermeira e trata o assunto.

Dúvidas sobre diagnósticos também podem ser compartilhadas com uma equipe online multidisciplinar, maximizando o poder de diagnóstico da sua clínica.

O que é um eletrocardiograma com laudo online?

O que é um eletrocardiograma com laudo online

O que é um eletrocardiograma com laudo online?

É um exame médico cardiológico realizado em um consultório, uma clínica ou um hospital, e interpretado pela internet por cardiologistas, por meio de uma plataforma de telemedicina em nuvem.

É chamado de ECG online porque fica disponível em nuvem para que todos os envolvidos no processo de realizar o eletrocardiograma tenham acesso por meio de login e senha.

Tanto a clínica quanto o médico e até o paciente podem ter acesso ao laudo de ECG online usando um smartphone, tablet ou computador.

Esse recurso traz agilidade e autonomia para os serviços de saúde que realizam exame de ECG 24 horas por dia. Qualquer serviço pode ter acesso ao laudo de ECG online, bastando, para isso, contratar uma empresa de telecardiologia.

Eletrocardiograma online: como funciona?

O serviço que contrata a telecardiologia para ter laudo de ECG online recebe treinamento à distância pelo suporte da empresa de telemedicina, por meio de um curso de eletrocardiograma online grátis.

O técnico em enfermagem que recebe treinamento de ECG, após realizar o eletrocardiograma de repouso no paciente, envia o arquivo do exame pela internet para a plataforma de telemedicina em nuvem.

Os cardiologistas logados no sistema de telemedicina acessam os arquivos enviados, interpretam os resultados e emitem o laudo à distância de ECG em poucos minutos.

O sistema é a prova de fraudes, visto que os dados são criptografados e guardados em segurança com dupla autenticação.

Ao finalizar a interpretação do ECG, o cardiologista assina digitalmente o laudo e o libera para a área de trabalho da clínica, que pode imprimir, salvar no prontuário ou enviar por e-mail ou por outras ferramentas para o médico ou o paciente.

Todo o histórico do paciente fica guardado para sempre na nuvem e pode ser acessado pela internet por meio de login e senha, sempre que necessário.

Por que oferecer o serviço de eletrocardiograma online na sua clínica?

O laudo ECG online é a revolução na medicina no que se refere a agilidade, segurança, organização de exames e laudos e proposta de valor a ser oferecida ao paciente.

Nenhum cardiologista é capaz de estar disponível 24 horas por dia para interpretar ECG, e muito menos tem disponibilidade para laudar uma quantidade crescente de exames que acompanha o envelhecimento populacional.

Ter um canal de interpretação de exames de ECG disponível em qualquer lugar que tenha internet é um sonho alcançado. Qualquer serviço de saúde pode contratar e sair usando em 5 minutos.

A função da telecardiologia com ECG online não é substituir o cardiologista, mas complementar seu trabalho nos momentos em que precisa de uma folga ou que esteja envolvido com outros atendimentos.

O laudo de um infarto agudo feito com o mínimo de tempo de espera implica em maior chance de sobrevivência para o paciente, e a telecardiologia propicia isso.

Claro que, para quem não tem especialista em sua cidade, a função da telemedicina vai muito além, pois permite que o paciente tenha acesso ao laudo de ECG online em poucos minutos, exatamente igual ao que acontece nas grandes cidades.

Qual é o papel da telemedicina no eletrocardiograma online?

Com o advento da telemedicina, realizar o exame de eletrocardiograma e disponibilizar o resultado online se tornou uma rotina.

Tal prática é rápida e eficiente, e pode substituir possíveis custos com deslocamento.

O eletrocardiograma online é uma solução em situações em que não existe a presença de um cardiologista. Além disso, o serviço de saúde pode receber sem custo o aparelho na forma de aluguel em comodato, efetuando o pagamento apenas pelos exames.

Esse é o formato de serviço oferecido pela telemedicina, chamado de comodato de equipamentos médicos. É um modelo de negócio que permite ao dono de uma clínica ter acesso ao equipamento sem ter que comprar ou alugar um aparelho de eletrocardiograma.

Quanto aos clientes que têm seu próprio aparelho de ECG, podem se cadastrar na plataforma de telemedicina e fazer um teste grátis. S

e gostarem, basta manter o envio dos arquivos dos exames e usar um sistema de pagamento pré-pago que elimina todas as burocracias de contratos.

O que são telemedicina e telecardiologia?

O que é a Telemedicina e Telecardiologia?

O que é a Telemedicina e Telecardiologia?

A telemedicina compreende uma oferta de serviços referentes à interpretação de vários exames médicos à distância, usando um sistema de telemedicina em nuvem, principalmente nos casos que envolvem distâncias significativas e muito tempo de deslocamento para centros de referência em exames.

Esses serviços são baseados em aparatos tecnológicos, como computador, internet, aparelhos médicos digitais ou analógicos e internet. Tudo isso possibilita eliminar o empecilho da distância para atender ao paciente.

No caso específico de realização de eletrocardiograma em locais remotos e o envio para a telemedicina, acabou sendo criada uma nova palavra: telecardiologia.

Além de receberem os laudos médicos na forma de eletrocardiogramas online, as clínicas têm a opção de discutir com o cardiologista o resultado do exame e optar pela melhor conduta para o paciente. Nesse cenário, a tecnologia permite a realização de teleconferências ao vivo, eletroencefalograma, espirometria e uma série de outros exames.

Também é possível fazer coleta de exames de sangue à distância e mais uma série de cuidados para o paciente crônico, como monitorização de sinais vitais e o uso de aplicativos que ajudam a lembrar a hora de tomar os medicamentos.

De forma geral, a telemedicina vem facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, permitindo que eles atendam a pacientes que moram em áreas de difícil acesso, tais como localidades da zona rural e regiões ribeirinhas.

Dentro do atual paradigma da saúde, a tecnologia agregada à telemedicina já se transformou em uma importante aliada da prática médica. E

m países com significativos avanços tecnológicos, a telemedicina já consolidou o seu espaço e está superando o atendimento presencial do médico.

Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma ampla oferta de práticas de telemedicina em hospitais e universidades.

Basicamente, a telemedicina faz uso dos aparatos tecnológicos de comunicação para a realização de exames e consultas, bem como teleconferências.

Atualmente, nos Estados Unidos já existe um órgão regulador dessa prática: a ATA (American Medicine Association, ou Associação Americana de Telemedicina).

É também pertinente destacar que a telemedicina já é reconhecida dentro do Conselho Federal de Medicina, fato esse que traz seriedade e confiabilidade para essa prática.

O ECG online é seguro?

O eletrocardiograma online visa oferecer agilidade e facilidade para o tratamento de pessoas que sofrem ou poderão vir a sofrer com doenças no coração.

É impossível disponibilizar um cardiologista ou mesmo plantão com cardiologistas em qualquer serviço de atendimento de urgência.

Ter uma plataforma de telemedicina em nuvem, que entrega os laudos de eletrocardiograma em minutos, exames esses interpretados exclusivamente por uma equipe de cardiologistas em tempo integral, representa segurança.

Para garantir a segurança, todos os laudos são assinados digitalmente, o que assegura ainda mais a fonte das informações.

Quanto ao tempo de liberação do laudo, isso significa salvar diariamente milhares de vidas, visto que até mostrar o ECG para o médico da cidade do cliente pode exigir horas de espera. Aliás, o médico poderá até estar de férias.

Por meio desse método, o médico que contrata a telemedicina recebe laudos à distância precisos acerca dos problemas que acometem o paciente. Assim, entre as vantagens do ECG online está a eliminação da distância para a realização do exame.

Isso possibilita uma melhor relação custo-benefício, visto que o paciente não gasta com eventuais meios de transporte e não enfrenta empecilhos durante o deslocamento.

Existe curso de eletrocardiograma online?

Além do suporte remoto, por meio do qual é feito o acesso ao computador do cliente para acompanhar de perto todos os passos na execução do eletrocardiograma, também disponibilizamos cursos online que podem ser acessados sempre que houver dúvidas na realização do ECG.

Em caso de emergências, o suporte online é um recurso bastante eficiente.

No momento em que o cardiologista que está interpretando os exames no sistema de telemedicina percebe que se trata de um caso grave, imediatamente ele sugere a melhor conduta.

É muito frequente interpretar exames de ECG com infarto agudo do miocárdio e arritmias.

Nesses casos, o cardiologista sugere a melhor conduta no laudo e também aciona o suporte para entrar em contato com o cliente e reduzir ao máximo o tempo de espera do laudo de ECG.

O avanço dos aparatos de informática é uma realidade que já conquistou o seu espaço em várias esferas da sociedade, e no âmbito da medicina não poderia ser diferente.

Assim, a qualquer momento em que achar necessário o cliente pode solicitar uma segunda opinião para ajudar a conduzir o tratamento do paciente da melhor forma possível.

Conclusão

Neste artigo, procurei abordar o laudo ECG online, como ele surgiu e que benefícios trouxe para áreas remotas sem cardiologistas.

A telemedicina permite que qualquer serviço com acesso à internet possa usufruir a interpretação de exames médicos por especialistas, como é o caso do eletrocardiograma online.

Ao utilizar a telemedicina para interpretar exames de ECG, o cliente está praticando a telecardiologia, uma questão de nomenclatura para se referir à cardiologia como especialidade que lauda ECG.

A utilização da telemedicina agiliza o atendimento no setor de exames de clínicas e hospitais, sem com isso colocar em risco a profissão do cardiologista, visto que complementa e supre os espaços em que ele não consegue atender em tempo integral.

Diante disso, é possível afirmar que a telemedicina já é um recurso mais do que necessário e seguro para o bem-estar da população.

Ninguém duvida que em no máximo 10 anos essa será a principal especialidade usada em todos os serviços de saúde, por ser eficiente, segura e mais barata que o médico tradicional.

Por meio dos avanços dessa área, vários tipos de exames e formas de tratamento ganham mais agilidade, precisão de resultados e eficiência.

Quem ganha com isso também, nesse caso, são os pacientes.

O eletrocardiograma online parece coisa do futuro, mas já está inserido em nossa realidade. Com ele, você é capaz de produzir exames mais rápidos, mais completos e com menor custo.

Se você quer ficar por dentro de outras novidades como as que eu trouxe neste post, não perca tempo; assine já nossa newsletter!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin