Curso de Telemedicina para enviar os arquivos para a Morsch

Por Dr. José Aldair Morsch, 22 de setembro de 2010
uma plataforma de telemedicina

Disponibilizamos esse curso de Telemedicina para enviar os exames e receber os laudos na Telemedicina para os clientes se familiarizarem com a especialidade.

Os avanços tecnológicos trouxeram uma comodidade na realização dos exames médicos em qualquer lugar do planeta. É possível o envio dos exames e laudos na telemedicina para uma plataforma onde os especialistas acessam e laudam todos os tipos de exames digitalizados.

Curso de Telemedicina – Acessando o sistema em nuvem

Para logar no sistema de envio de exames na telemedicina e receber os laudos dos especialistas, clique no ícone chamado ÁREA DO CLIENTE na parte superior direita do site Telemedicina Morsch.

Escolha no tipo de acesso a opção CLÍNICA, no usuário, digite seu e-mail e a senha inicial fornecidos para ter acesso ao sistema de telemedicina.

Veja na figura abaixo como aparece o local de acesso:

curso de telemedicina, área de acesso

Área de acesso ao sistema da Telemedicina Morsch

Ao acessar sua área de trabalho pela primeira vez,  já é possível alterar sua senha para uma pessoal e forte, se protegendo contra invasão de hackers, acessando o ícone alterar senha no painel superior direito.

Na tela abaixo observe sua área de trabalho com um ícone principal que apresenta as especialidades que foram contratadas na telemedicina. Em cima na barra preta poderá observar os itens gerais de navegação.

Plataforma de Telessaúde

Área do cliente

Como faço o cadastro do paciente no sistema?

Neste curso de Telemedicina, após clicar em enviar exame, irá abrir uma nova janela para escolha da especialidade que deseja enviar o arquivo do exame.

A janela aberta solicita que escolha a especialidade e preencha os dados do paciente.

Veja a seta indicando o local da escolha da especialidade, depois é só preencher os dados do paciente.

Cadastro de paciente

Dados cadastrais do paciente

Quanto mais informações fornecer sobre o seu paciente, mais o especialista conhecerá os detalhes clínicos para fornecer um laudo médico condizente com as queixas do seu paciente, ou mesmo um exame de rotina poderá descobrir doenças antes mesmo de se manifestarem.

Os detalhes preenchidos sobre o paciente irão ser impressos nos laudos, enriquecendo ainda mais os dados para o médico do paciente que recebe o resultado do exame solicitado.

Já cadastrei o paciente, como faço para enviar o exame na plataforma de telemedicina?

Neste curso de Telemedicina você verá que tudo é muito intuitivo, fácil de entender e navegar.

Depois de efetuar o cadastro do paciente, pode ser observado no final da página, a opção de escolha do arquivo do exame salvo no computador.

Pode acontecer de ao preencher o nome do paciente, ele já esteja cadastrado anteriormente para outro exame.

Neste caso, basta utilizar o mesmo cadastro para manter todos os exames centralizados no mesmo paciente.

Após escolher o nome correspondente do seu paciente, o sistema fornece opção de descrever detalhadamente todos os dados referentes ao exame que será enviado, como sinais vitais, sintomas do paciente, cópia de exames antigos para comparação e se é um exame de rotina ou de urgência.

Abaixo é demonstrado o local para busca do arquivo salvo previamente no seu computador e mais abaixo da figura o local para descrever os sintomas do paciente.

Anexar o arquivo do exame

Escolha o arquivo do exame no seu computador

Como escolher o registro correto do paciente para enviar para a telemedicina?

Neste momento imagino que o exame a ser enviado já tenha sido feito e que o registro esteja na sua área de trabalho do computador.

Caso ainda não realizou nenhum exame, abaixo deixo links dos cursos de Telemedicina voltados para realizar exames que dispomos para nossos clientes:

Depois de preencher os dados do paciente que realizou o exame, no final da página tem um ícone para clicar e ser direcionado para uma janela de escolha do registro na área de trabalho.

Conforme mostrado na figura acima, escolha na sua área de trabalho o registro correspondente ao seu paciente e clique em abrir.

Nesse momento o sistema irá carregar o arquivo na plataforma de telemedicina, mostrando um aviso de tempo de carregamento. Não feche essa janela até que o arquivo seja finalizado.

Continuando o curso de Telemedicina, como entregar o resultado para o meu paciente

Após ter clicado em enviar arquivo, o sistema volta para a tela inicial, assim você pode escolher como uma nova opção enviar novo exame ou clicar em outro ícone chamado VER TODOS  os exames para ter acesso  ao resultado do exame e imprimir para entregar ao paciente.

Abaixo demonstramos a janela da situação laudos para busca do laudo pronto.curso de telemedicina

Situação dos laudos

Recebi o laudo, como posso imprimir?

Observe que no lado esquerdo da tela aparece o local indicado com opção de escolha de impressão do laudo para o paciente, editar ou salvar no seu computador, ou ainda transferir para o seu prontuário eletrônico.

É importante observar na situação dos laudos as observações feitas pelos especialistas.

Muitas vezes é necessário refazer o exame por não apresentar uma qualidade possível de ser analisada.

Neste caso recomendamos que repita o exame de acordo com as sugestões dos especialistas e envie novamente.

Modelo de laudo da espirometria no curso de Telemedicina

curso de telemedicina

Laudo de espirometria com assinatura digital

Todo sistema pode ser acessado de qualquer smartphone, tablet ou dispositivo que tenha navegação na internet. Abaixo um exemplo e como aparece o registro e os relatórios para consulta.

Conclusão

O sistema de laudos na telemedicina, juntamente com integração com prontuários eletrônicos de atendimento aos clientes traz segurança e rapidez no envio dos exames e recebimento dos laudos.

O sistema de Telemedicina faz organização dos dados de todos os pacientes com banco de Exames e laudos guardados em nuvem para os clientes como médicos, clínicas e empresas de medicina do trabalho.

Vale lembrar que o tempo de envio dos registros e recebimento dos laudos também depende da velocidade de internet de cada cliente.

Em média os laudos são interpretados em 30 minutos pelos especialistas de cada área, podendo variar de acordo com picos de envio onde a fila pode determinar pequenos atrasos.

Lembramos que os exames são interpretados 24 horas por dia, o ano inteiro, podendo ser uma ótima alternativa para hospitais e pronto socorro.

Percebemos um crescimento considerável na contratação por UPA de todo Brasil, se você ainda não tem, entre em contato e faça um orçamento.

Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin