Como aumentar a vida útil do cabo do eletrocardiograma?

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de agosto de 2015
Cabo de ECG

O cabo do eletrocardiograma é a peça mais importante e mais cara na manutenção do aparelho de ecg.

Os cuidados no seu manuseio irão garantir economia ao longo do uso.

Muitos clientes da Telemedicina Morsch chegam a gastar mais de R$ 1500,00 a cada 6 meses na troca dos seus cabos e não percebem como é possível prolongar essa troca para mais de 2 anos.

Numeramos  cuidados com o cabo do eletrocardiograma para serem seguidos para aumentar a vida útil do seu aparelho.

Guarde o cabo do ecg sem enrolar num círculo

Mesmo sabendo que existem  desgastes naturais com o uso regular do aparelho de ecg digital, devemos ter alguns cuidados para aumentar sua vida útil e evitar a troca antes do tempo e com isso economizar na manutenção, visto que é um dos componentes mais caros do aparelho.

Tudo começa com o fato de não enrolar ele para guardar.

Deve sempre deixar estendido sobre a maca que faz o exame quando não estiver em uso.

No momento que o paciente deita na maca, o cabo deve ser deixado sobre a mesa que fica o computador para realizar o exame.

Tenha um gancho de plástico na parede para pendurar o cabo do eletrocardiograma

Vale lembrar que o cabo de ecg é constituído de vários filamentos dentro do cabo principal que se quebram com muita facilidade, portanto, não deixem cair no chão, não amassem, tratem com muito carinho.

A recomendação é que também pode ficar esticado num gancho na parede perto do local onde realiza o exame, do lado do paciente.

Use delicadamente cada conector em sua posição indicada em nossos treinamentos, limpando antes a pele com algodão e álcool e depois colocando uma pequena gota de gel condutor para aumentar a condutividade.

Após o uso do cabo do eletrocardiograma, você deve limpar com papel toalha o excesso de gel que fica nas pontas das garras para não oxidar, ficando uma cor verde que diminui a condução do estímulo e altera a proteção dos elementos internos e aumento da sua vida útil.

Neste vídeo veja como guardar o cabo do eletrocardiograma

Onde posso encaminhar o cabo de ecg para conserto?

A telemedicina Morsch disponibiliza cabo extra para os clientes que necessitarem fazer o reparo dos seus cabos. Basta entrar em contato e solicitar o envio.

Para aqueles que não são nossos clientes, podem entrar em contato conosco que fornecemos os contatos de parceiros que consertam os cabos por valores muito inferiores aos cobrados pela fábrica, com a mesma garantia.

Os cabos de ecg são todos iguais?

Não.

Cada empresa desenvolve seu tipo de cabo com materiais próprios, conectores específicos, aterramento especial, etc…

Mesmo que o resultado final seja um cabo que sai do aparelho e vai no paciente com 10 terminais, um cabo de uma marca não encaixa no aparelho de outra marca.

Meu aparelho é ecg analógico, antigo, como consertar o cabo do eletrocardiograma?

Mesmo para aparelhos antigos é possível fazer um reparo adequado e com isso aumentar a vida útil do equipamento. Entre em contato conosco que lhe ajudaremos.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar os clientes com aparelhos de ecg sem Cardiologista para dar os laudos?

Nossa empresa criou uma plataforma em nuvem de telemedicina que recebe exames de várias especialidades, como eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, radiologia.

O cliente só precisa ter internet na sua Clínica para fazer o envio dos exames e receber os laudos médicos em 30 minutos, liberados por especialistas registrados nos conselhos e assinatura digital que garante a procedência dos laudos e maior segurança digital.

Nossa Clínica não tem aparelho de ecg, como podemos ter acesso ao exame?

Para clientes que necessitam do aparelho para realizar os exames e não tem recursos para comprar um aparelho digital, nossa empresa aluga na forma de comodato.

O cliente paga uma mensalidade e recebe gratuitamente todos os meses 30 laudos. Se fizer mais exames, o sistema cobra individualmente pelos laudos extras.

Temos um aparelho analógico que registra os exames em papel quadriculado, posso usar a Telemedicina?

Sim.

Nosso sistema recebe os exames de qualquer aparelho e de qualquer especialidade.

Nos casos em que o aparelho registra impresso num papel, o cliente pode fotografar com o smartphone ou escanear e anexar normalmente na nossa plataforma em nuvem e também vai receber os laudos médicos em 30 minutos.

Precisamos do ecg 24 no hospital

Sem problemas.

Nossa equipe de especialistas acessa o sistema de telemedicina 24 horas por dia.

Como isso é possível?

Temos especialistas espalhados por todos os Países.

São brasileiros que optaram em morar em outro País e que tem na telemedicina sua fonte de renda.

Colegas que moram na Austrália, Nova Zelândia, tem fuso horário contrário ao nosso.

Enquanto aqui é noite, para ele é um dia normal de trabalho, com isso fica muito prático atender esse mercado que cresce muito rapidamente.

Nosso serviço de Telemedicina atende a todas as estruturas médicas no Brasil, desde o pequeno consultório até grandes hospitais, convênios como Unimed, entre outros.

Traga sua empresa para nós, aceitamos os maiores desafios e procuramos sempre inovar.

Para a Telemedicina Morsch não existe o difícil e nosso desafio é resolver todas as necessidades com total satisfação do cliente.

Se você está insatisfeito com seu fornecedor, faça um teste conosco.

Nossa filosofia é parceria, o cliente ganha e nós ganhamos. Experimente.

Compartilhe com seus amigos, assine nosso blog e receba sempre as novidades em primeira mão sobre o mercado da saúde e Telemedicina.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin