Conheça alguns exemplos de Telemedicina e como funcionam na prática

Por Dr. José Aldair Morsch, 19 de outubro de 2017
Quais são os exemplos de telemedicina?

Com os avanços da Medicina, se torna fundamental que você conheça os exemplos de telemedicina com laudo a distância disponíveis no mercado. A especialidade pode ser entendida como única neste universo de informações disponíveis na web, porém, existem variações.

Neste artigo vamos abordar os tipos de telemedicina para divulgar de forma didática como a especialidade se posiciona em diferentes áreas da medicina.

Conceito de Telemedicina, uma ferramenta dentro da Telessaúde

Dentro da Telesaúde há uma ferramenta específica para auxiliar nos exames e laudos médicos, a Telemedicina.

Para interpretar os exames recebidos e liberar os laudos dos exames, há uma equipe de especialistas totalmente preparada e eficaz.

Então é claro que esta é uma escolha ótima para prezar por agilidade sem perder a qualidade, certo?

Porém, para entender melhor como utilizar esses recursos, é essencial aprender sobre os diferentes tipos de telemedicina.

Desta forma, você saberá qual o melhor modo de aplicar as técnicas e as tecnologias oferecidas à sua clínica de saúde.

Conceito de Telessaúde, a ferramenta completa de auxílio na saúde

É o conjunto de atividades da área de saúde oferecidas com uso de tecnologias de telecomunicação, para atendimento e oferta de serviços a distância.

É uma especialidade inovadora que atende tanto aos médicos e enfermeiros quanto aos pacientes, devido principalmente à sua praticidade.

Cada vez mais empresas médicas, clínicas de saúde e profissionais da área de todo tipo estão aderindo à novidade, tornando muito mais fácil e simples o gerenciamento dos pacientes; isso para não falar do auxílio prestado a pacientes com condições crônicas.

Qual é a diferença entre Telemedicina e Telessaúde?

Com base no que foi abordado nos itens anteriores, podemos dizer que a Telessaúde é mais ampla na área da saúde, e que a Telemedicina é um subgrupo que faz parte dela.

Embora a Telessaúde já seja comum nas clínicas e consultórios, e que a Telemedicina tenha crescido exponencialmente, especialmente nos últimos meses, ainda é comum que muitos confundam seus termos.  

A Telessaúde pode abranger qualquer área que utiliza a tecnologia em prol da saúde, como aplicativos médicos, sistemas voltados à educação dos profissionais, softwares de assistência, entre outros semelhantes.

Já os exemplos de Telemedicina são mais específicos, e dizem respeito diretamente às abordagens entre médicos e pacientes, seja em atendimentos remotos, laudos à distância e demais casos do tipo.

Como funciona a Telemedicina?

Afinal, como funciona a Telemedicina?

Não é novidade para ninguém que o avanço da tecnologia e o amplo acesso à internet transformaram não só o mercado, mas a sociedade como um todo.

Nos dias de hoje, tudo o que precisamos está na palma de nossas mãos, e muitas soluções antes inacessíveis podem ser utilizadas por qualquer pessoa no globo!

Com a medicina, isso não é diferente: por meio da Telemedicina, os médicos puderam otimizar seus trabalhos, ampliar seu contato com os pacientes e tornar a saúde muito mais acessível para todos.

Basta ter o sistema certo e uma boa conexão para se conectar com pacientes e especialistas de todo o mundo, sem impedimentos ou barreiras geográficas.  

Assim, os exemplos de Telemedicina vão desde acompanhamentos médicos à distância, até a emissão remota de laudos, teleconsultas, e assim por diante.

Telemedicina no Brasil: iniciativas, legislação e COVID-19

O primeiro exemplo de Telemedicina no Brasil surgiu nos anos de 1990, assim que os médicos passaram a utilizar laudos remotos de eletrocardiogramas.

Desde então, alguns marcos foram importantes para a área no país, até sua regulamentação atingir níveis mais amplos nos dias de hoje. Acompanhe:

  • 1997: criação de uma disciplina para estudos acadêmicos de Telemedicina na USP, que foi seguida pela UNIFIESP;
  • 2002: primeira iniciativa de regulamentação na área, que previa a exigência da devida estrutura e capacitação entre os profissionais que atuavam nela;
  • 2005: capacitação de profissionais do SUS em Telemedicina pela União;
  • 2007: criação de normas para Telessaúde pelo CFM, mas ainda com restrições às teleconsultas;
  • 2018: primeira norma oficial do CFM com a devida liberação de teleconsultas, que infelizmente foi revogada em poucos dias;
  • 2020: para combater a pandemia da COVID-19, o Ministério da Saúde e o CFM autorizaram a ampla prática da Telemedicina no Brasil.

Vale ressaltar que, por mais que a atual autorização da Telemedicina seja em caráter provisório, as autoridades já indicam a tendência de que a área ganhe regulamentação definitiva com a chegada do “novo normal”.

Isso porque, com sua ampla adesão nos últimos meses, milhares de médicos e pacientes voltaram suas atenções aos benefícios dos mais diversos exemplos de Telemedicina.

A Telerradiologia como ferramenta de Telemedicina, consulta e estoque

Aqui temos a prática mais comum nas áreas de radiologia, patologia e dermatologia, por exemplo.

É através da Telerradiologia que dados como exames de imagem podem ser enviados para a plataforma de telemedicina para o médico radiologista, patologista ou dermatologista interpretar e liberar o laudo médico correspondente.

É um meio de poupar tempo, tanto do paciente quanto do médico, e ainda fazer com que a clínica tenha como atender mais pessoas, sem perder a qualidade.

É importante, porém, que o uso deste tipo de tecnologia seja bem estruturado e cuidadoso.

Por ter se tornado uma prática bem comum, ambos os usuários devem saber que, apesar do diagnóstico apropriado poder ser feito em muitos casos apenas com imagens e outros dados externos, algumas situações podem exigir um exame físico.

Os e exemplos de Telemedicina

1. Monitoramento remoto

Esta é a técnica favorita para casos de pacientes com doenças crônicas, como asma, doenças cardiovasculares ou diabetes, por exemplo.

Ela depende da utilização de uma série de equipamentos pelo paciente, para que ele próprio proceda com o monitoramento de sua condição.

Apesar de alguns duvidarem da precisão dos resultados sejam precisos, há poucas chances de erro, desde que os dispositivos utilizados sejam de boa qualidade e procedência.

As maiores vantagens aqui são redução nos custos a longo prazo, em especial para os pacientes, e um maior conforto e satisfação dos mesmos.

Como condições crônicas acabam se tornando parte ativa da vida do paciente, é provável que cada vez mais ele se adapte ao auto monitoramento e, com isso, crie uma relação de confiança com o médico ou enfermeiro que o acompanha.

Depois que todos os envolvidos estão acostumados com o procedimento, os resultados não diferem de exames presenciais.

2. Armazenamento e encaminhamento de informações

Um dos exemplos de Telemedicina mais importantes é sua aplicação para o armazenamento e encaminhamento de informações.

Com ela, os médicos podem guardar e compartilhar dados de pacientes com toda a segurança e integridade necessárias, mas de forma muito mais rápida, prática e acessível.

Isso incluem resultados de exames, prontuários, imagens e vídeos, laudos, entre outros documentos semelhantes.

Além de viabilizar a integração e o encaminhamento entre especialistas em diferentes plantões ou pontos geográficos, esse exemplo de Telemedicina também é muito utilizado em terceirizações, principalmente de laudos á distância.

3. Consultas interativas e teleconferência

Consultas ao vivo e interativas funcionam principalmente para pacientes que residem muito longe dos locais de atendimento, ou que tem dificuldades para se locomover.

No geral, o médico pode se conectar através de equipamentos em sua própria clínica de saúde ou em um local próprio para este tipo de atendimento.

Da mesma forma, o paciente que não puder se conectar à internet diretamente de sua casa, pode encontrar essa facilidade em algumas clínicas especiais, casas de repouso ou até mesmo hospitais, se ele estiver internado e precisar da opinião de um profissional diferente.

Para que esse tipo de consulta funcione, precisa não só de um aparelho de transmissão de qualidade, como também de uma conexão segura e rápida o bastante para que o atendimento não seja prejudicado, ou que as informações compartilhadas vazem, visto que são confidenciais como em qualquer consulta médica.

A grande vantagem é a comodidade, o que pode ser bom para qualquer tipo de condição, mas o mais vital aqui é lembrar que alguns casos podem depender muito desta técnica para que o quadro evolua. É um tipo de tecnologia que, quanto mais se faz presente, mais essencial se torna.

Dentro desta especialidade, precisamos destacar algumas atividades específicas que utilizam do mesmo serviço para suas próprias finalidades. São elas:

Quais são as especialidades médicas da Telemedicina?

Entre os exemplos de Telemedicina e suas especialidades mais relevantes, destacam-se:

1- Teleneuropsicologia

Pode utilizar, além das técnicas já mencionadas, testes à distância para diagnosticar transtornos cognitivos.

Com a estrutura correta, este tipo de teste pode até mesmo ultrapassar em números os resultados positivos em relação às avaliações tradicionais.

2- Teleenfermaria

Útil principalmente em casos de condições pouco urgentes.

Enfermeiros habilitados que possam atender pacientes à distância, além de ajudarem os que tem dificuldades para ir à hospitais, ainda podem dar conselhos a respeito dos problemas apresentados e até mesmo avaliar se é realmente necessária uma visita ao hospital.

3- Telefarmacologia

Funciona de forma similar à teleenfermaria.

Conselhos e monitoramento podem ser feitos por farmacêuticos habilitados, o que diminui o risco de automedicação nos pacientes.

Dependendo dos regulamentos no local, o paciente pode até mesmo ter a vida facilitada em relação aos medicamentos constantes, através de prescrições refeitas.

Também é extremamente útil no caso de reações adversas à medicamentos, em especial quando o farmacêutico já tem conhecimento prévio da condição do paciente.

4- Telereabilitação

É parecida com o monitoramento remoto, mas é específica para casos de reabilitação, o que envolve um tempo limite e progressão médica.

Aqui, é mais comum do que em outros casos que o recurso visual seja muito utilizado (através de câmeras e monitores, por exemplo), e não apenas áudio, como pode ser provável nos outros tipos já citados.

5- Teleoftalmologia

Dos exemplos de Telemedicina, é a área que viabiliza atendimentos oftalmológicos básicos.

Geralmente, é utilizada para diagnósticos simples, como testes de acuidade visual, e tratamentos pouco complexos, como de infecções oculares.

6- Telepatologia

Trata-se de uma das áreas que mais exploram o potencial da Telemedicina e da Telessaúde nos dias de hoje.

Na Telepatologia, médicos patologistas podem compartilhar seus resultados à distância com outros especialistas.

Com esses exemplos de Telemedicina, os médicos podem comparar dados de mais pacientes, garantindo diagnósticos mais rápidos e assertivos, maior acesso a informações de pesquisa e melhores condições para o avanço da medicina!

7- Telenefrologia

A Telenefrologia é a área que presta apoio a tratamentos de doenças dos rins, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes que sofrem com esses problemas, mesmo em áreas sem acesso de nefrologistas.

Por meio dela, os especialistas podem avaliar exames à distância, orientar equipes médicas presenciais e também prestar atendimentos remotos aos pacientes.

8- Teleoncologia

Como o próprio nome indica, a Teleoncologia é o exemplo de Telemedicina voltado ao tratamento de tumores.

Seu objetivo é garantir toda a proximidade necessária entre médicos e pacientes durante o combate de qualquer tipo de câncer.

Os cuidados podem ser paliativos, voltados à garantia da qualidade de vida dos pacientes, e também complementares, para contribuir com um melhor processo de cura.

9- Teledermatologia

A Teledermatologia está entre os exemplos de Telemedicina que utilizam imagens de alta definição para o atendimento dos pacientes.

Por meio de fotos do paciente, os dermatologistas podem indicar a eventual necessidade de exames mais completos ou para a coleta de amostras presencialmente junto ao dermatologia.

Além das orientações que a especialidade presta, no caso dos exames, o diagnóstico também pode ser fornecido à distância!

10- Teleobstetrícia

A garantia de um bom pré-natal é imprescindível para orientar as gestantes, garantir a saúde do bebê que nascerá e também diminuir os índices de mortalidade infantil!

Nosso último exemplo de Telemedicina, a Teleobstetrícia permite que os médicos possam orientar as futuras mães com mais frequência e viabilidade, por meio de atendimentos à distância.

Além de tirar dúvidas e fazer recomendações, o especialista também pode avaliar exames remotamente e registrar os sinais vitais do feto.

Atendimento híbrido em telessaúde

Como o nome já diz, este atendimento é uma “mistura”; ou seja, não utiliza apenas uma das novas tecnologias, mas várias.

É o mais indicado em qualquer caso de acompanhamento médico, principalmente para que o diagnóstico e o tratamento não dependam de um único canal de comunicação.

É com o atendimento híbrido que o médico vai, ao mesmo tempo em que realiza consultas interativas, avaliar exames recebidos em consultas estilo “estocar e encaminhar”.

Isso permite um grande aumento na qualidade dos diagnósticos e uma maior interatividade com os pacientes.

Assim, o profissional de saúde não depende exclusivamente do que o paciente está falando, mas também não depende exclusivamente de exames de imagem e outros dados.

O atendimento híbrido é a melhor forma de garantir que as novas tecnologias e recursos sejam utilizadas de maneira que substitua da melhor maneira possível as consultas presenciais.

Dentre desses tipos específicos, os serviços oferecidos pela nova tecnologia são muitos.

Outros Exemplos de Telemedicina

No contexto de Telessaúde, diversas práticas podem ser feitas na medicina à distância.

Nesse sentido, os principais exemplos de Telemedicina incluem:

Teleorientação

As Teleorientações são voltadas apenas a dúvidas, indicações, recomendações e orientações gerais dos médicos aos pacientes. Nela, nenhum tratamento, medicação ou diagnóstico pode ser indicado.

Teleconsulta

Já a Teleconsulta consiste na modalidade à distância das consultas comuns, em que os médicos podem pedir exames, receitar medicamentos e efetuar tratamentos.

Isso significa que, por meio das consultas à distância, os especialistas podem fazer anamnese, analisar resultados de exames, pedir opiniões de outros médicos, entre outros recursos do tipo.

Telemonitoramento

Nesse exemplo de Telemedicina, os pacientes podem ser acompanhados de forma mais frequente à distância.

A área tem como apoio o uso de equipamentos de monitoramento, que enviam relatórios remotamente sobre as condições de saúde do indivíduo.

Trata-se de uma área especialmente indicada para aqueles com patologias crônicas, além de idosos, gestantes, entre outros casos que precisam de monitoramento.

Teleinterconsulta

Trata-se de um tipo de cuidado conjunto de saúde, em que os médicos podem utilizar informações e opiniões de diversos outros especialistas, tudo por meio de contatos remotos, integrados e práticos.

Telelaudo

Consiste na emissão remota de laudos médicos, em que o documento que traz o diagnóstico é produzido e enviado por um especialista que não está presencialmente na clínica.

Além de ampliar a disponibilidade de exames e especialidades disponíveis nos pontos de atendimento, isso também torna os procedimentos mais baratos, práticos para as clínicas e acessíveis para a população.

Telepresença

Como o termo indica, é um exemplo de Telemedicina em que o contato à distância favorece a presença de diversas especialidades médicas, mesmo que elas não sejam presenciais.

Seu intuito é viabilizar reuniões, trocas de dados, pedidos de segundas opiniões, entre outros procedimentos que tornem mais assertivos os diagnósticos, tratamentos e pesquisas feitos pelos especialistas.

Telecirurgia

Telecirurgias são aquelas feitas total ou parcialmente por robôs. São mais indicadas em casos de média complexidade, como na desobstrução de vasos sanguíneos por stent.

Tele-educação em saúde

Para aprimorar a experiência dos pacientes e facilitar a vida dos médicos até mesmo no processo de capacitação, os exemplos de Telemedicina também englobam treinamentos, cursos e aperfeiçoamentos à distância.

Quando podemos utilizar os recursos da Telemedicina?

A Telemedicina se impõe como uma novidade inevitável para a área médica em diversos campos.

Os exemplos da Telemedicina que podem ser utilizados em prol dos pacientes são diversos, e incluem situações como:

  • Gestão de caso a caso;
  • Telessaúde correcional;
  • Serviços para surdos e de audição;
  • Triagem de retinopatia diabética;
  • Serviços para diabéticos;
  • Gestão de doenças;
  • Consulta entre médicos;
  • Terapia enterostomal;
  • Serviços forenses e judiciais;
  • Aconselhamento genético;
  • Cuidados a longo prazo;
  • Gestão de terapia de medicação;
  • Unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica;
  • Gestão de dor;
  • Cuidados paliativos;
  • Cuidados pré e pós-natal;
  • Terapia de fala;
  • Terapia de espinha;
  • Tratamento de feridas;
  • Terapia Adulta, Individual e de Grupo;
  • Terapia Marital, Familiar e Sexual;
  • Psicologia de saúde e comportamental (incluindo transtornos de humor e alimentares);
  • Pós tratamento de dependência química (acompanhamento de terapia de dependência química);
  • Terapia de dependência química;
  • Consulta à escolas;
  • Aconselhamento de casais;
  • Aconselhamento de desenvolvimento de condições (vitalício);
  • Gestão da terapia de medicação psiquiátrica;
  • Avaliação Psicológica;
  • Testes psicológicos e interpretação;
  • Psicofarmacologia;
  • Gestão do stress e da saúde.

Ela ainda está sendo aplicada de formas diferentes, mas alguns campos já estão mais avançados que outros. Ao redor do mundo, essas são as especialidades médicas que já utilizam as novas tecnologias de maneira frequente:

  • Alergia e Imunologia;
  • Anestesia;
  • Cardiologia;
  • Cuidados intensivos;
  • Odontologia;
  • Dermatologia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Medicina de emergência;
  • Endocrinologia;
  • Clínica geral;
  • Gastroenterologia;
  • Doenças infecciosas;
  • Medicina Interna;
  • Medicina Maternal e Fetal;
  • Saúde Mental e Comportamental;
  • Neurologia;
  • Nefrologia;
  • Oncologia e Hematologia;
  • Oftalmologia e Optometria;
  • Ortopedia;
  • Patologia;
  • Pediatria;
  • Psiquiatria;
  • Pneumologia;
  • Medicina De Reabilitação;
  • Reumatologia;
  • Cirurgia;
  • Urologia.

Quais são as principais vantagens da Telemedicina?

Saiba quais são as principais vantagens da Telemedicina!

Ao longo de todo o artigo, é fácil perceber como a Telessaúde e os diferentes exemplos de Telemedicina podem ser vantajosos para médicos e pacientes.

Confira uma síntese dos benefícios mais marcantes da área e sua influência sobre os atendimentos:

  • Maior acessibilidade e democratização dos cuidados à saúde;
  • Melhor relacionamento e contato entre especialistas e pacientes;
  • Menores despesas médicas e gastos com saúde;
  • Eliminação de impedimentos geográficos;
  • Outras facilidades para médicos e autonomia para pacientes;
  • Amplia o acompanhamento de casos especiais, como de doenças crônicas, gestações, idosos, entre outros;
  • Possibilidade de monitoramento constante para vigilância médica;
  • Melhor capacidade de pesquisa e educação em saúde;
  • Mais velocidade e praticidade para emitir e receber documentos como laudos;
  • Disponibilização mais viável de diversas especialidades médicas aos pacientes;
  • Mais conveniência nos tratamentos e alinhamento às demandas de cada indivíduo;
  • Maiores facilidade, segurança e conformidade no armazenamento de dados médicos.

Como abordar a Telemedicina com os pacientes?

Como em qualquer área médica, o uso de qualquer exemplo de Telemedicina demanda o pleno conhecimento e total consentimento dos pacientes.

Dessa maneira, é preciso ter muita clareza e capacidade de comunicação para orientar os indivíduos que vão aderir à prática, principalmente entre aqueles com mais resistência à tecnologia.

Para isso, procure esclarecer a importância do modelo de atendimento, como ocorre sua regulamentação (com base no que foi explicado anteriormente no artigo), que trata-se de uma tendência mundial de atendimento, alguns exemplos de Telemedicina, e assim por diante.

Muito além de explicar os procedimentos, tirar dúvidas e garantir a máxima tranquilidade dos pacientes, também seja claro quanto a preços.

Lembre-se de que a segurança de informações pessoais é um tema sensível, então não se esqueça de esclarecer que todos os dados estarão devidamente protegidos, se manterão íntegros e confidenciais.

Conclusão

Para resumir o artigo, vocês conheceram hoje mais sobre o que é telessaúde e telemedicina, de que forma ela pode ser aplicada em diversos casos, e seus tipos mais comuns: consultas do tipo “estocar e encaminhar” (próprias para avaliação de exames), monitoramento remoto e consultas ao vivo e interativas.

Dentre essas últimas estão a teleneuropsicologia, a teleenfermaria, a telefarmacologia e a telereabilitação. Também contamos sobre o atendimento híbrido, que une todas essas especialidades para oferecer o melhor de todos os mundos para os pacientes e médicos.

Na Telemedicina Morsch, você utiliza os serviços de laudo a distância

Para que você conheça os tipos de telemedicina e entenda os serviços oferecidos, estes incluem a interpretação de exames online por uma equipe de especialistas certificados, além de laudos emitidos com certificação digital.

As especialidades atendidas são: cardiologia, radiologia, pneumologia e neurologia.

Os aparelhos utilizados também garantem a segurança e a qualidade dos procedimentos, são homologados pela ANVISA.

Para melhorar, ainda é oferecido treinamento e suporte permanente com a empresa.

Muita informação? Assine nossa newsletter e receba conteúdo regular e aprenda conosco!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin