Entenda como funciona o aluguel de equipamentos médicos

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de abril de 2020
aluguel de equipamentos médicos

O aluguel de equipamentos médicos é uma alternativa interessante para quem tem recursos limitados para a compra.

Seu consultório médico, clínica ou centro de serviço de saúde em geral está precisando de melhorias em estrutura e artigos hospitalares?

Nesse processo, você pode adquirir um produto por meio da compra, assim como optar pelo aluguel de equipamentos médicos ou ainda fazer um comodato.

Você sabe quais são as vantagens de cada uma dessas opções?

Hoje, vou comentar sobre as diferenças entre alugar e comodatar um aparelho médico para o seu serviço e, com a melhor escolha, reduzir consideravelmente os investimentos em aquisição de aparelhos de alto custo para o seu serviço.

Você verá que a Telemedicina torna possível e real a aquisição dos aparelhos médicos com aluguel em comodato, em que o cliente paga uma mensalidade e recebe 30 laudos médicos gratuitos todos os meses.

A estratégia adotada pela Telemedicina Morsch permite entregar melhores serviços para seus pacientes com rapidez e simplicidade — o mais importante, com lucros garantidos e com total aceitação pelos órgãos competentes.

Equipamentos médicos: quais são as possibilidades de acesso?

O mercado de aparelhos médicos disponibiliza três maneiras de acesso a equipamentos médicos. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas!

Compra

A primeira possibilidade para adquirir um equipamento médico é a compra com o fabricante, por meio da negociação direta ou financiamento bancário.

A principal vantagem de comprar seu próprio equipamento é que ele é seu: depois de quitado, você pode utilizá-lo até o fim de sua vida útil, produzindo apenas lucros — exceto no caso de consertos.

Como desvantagem, no entanto, está o valor que deve ser desembolsado inicialmente, muitas vezes inviável para clínicas e hospitais de pequeno porte.

Além disso, caso não seja especialista, você vai precisar contratar um profissional para fazer o laudo de exames, o que também demanda custos para o negócio.

Aluguel

Outra forma de ter acesso aos equipamentos médicos é o aluguel, em que é feito o pagamento de mensalidades para a empresa enquanto durar o contrato.

Assim, empresas que não têm o dinheiro necessário para fazer o investimento da compra podem usufruir do equipamento. Contudo, nessa modalidade, o cliente também fica responsável por laudar os exames.

Ademais, em longo prazo, um aluguel se torna insustentável, visto que, muitas vezes, o lucro obtido com os exames seria suficiente para arrematar o equipamento em um curto período de tempo.

Comodato

A última opção para ter um equipamento médico em sua clínica é o comodato, modalidade em que uma mensalidade é cobrada pela empresa de Telemedicina, a qual fica responsável pela emissão dos laudos a distância.

Com essa opção, você não precisa contratar um médico especialista para fazer os laudos e conta com suporte 24 horas para treinamento dos técnicos que vão realizar os exames.

Assim, você economiza em recursos humanos e ainda consegue oferecer um serviço de elevada qualidade para seus pacientes.

Aluguel de equipamentos médicos ou comodato?

É neste momento que surgem as dúvidas — qual a real diferença entre aluguel e comodato de equipamentos médicos?

De maneira resumida, no aluguel de equipamentos médicos o cliente recebe o aparelho de acordo com o contrato que fez com o fornecedor e realiza os exames em seu serviço, sem ter um apoio na interpretação dos exames com laudo a distância.

No comodato de equipamentos médicos, além de receber o aparelho médico para realizar o exame, o cliente tem todo o suporte de uma empresa de Telemedicina para ajudar com treinamento na realização dos exames e interpretação dos resultados, disponibilizando ainda uma plataforma em nuvem para emissão de laudos por especialistas em tempo integral.

Se você é médico especialista ou conta com um profissional especializado na equipe, provavelmente poderá usar somente o aluguel.

Mas, você já parou para pensar no que vai acontecer nas folgas? Nas viagens? Congressos? Férias?

Nessas situações, quem vai laudar os exames para você? Por isso, já posso afirmar: o comodato é sempre a melhor ideia.

Comodato: por que alugar equipamentos médicos nesse sistema?

Na sequência, elenquei os quatro principais motivos de optar pelo comodato na hora de adquirir um equipamento médico. Confira!

1. Elimina a necessidade de comprar equipamentos médicos e descapitalizar a clínica

Essa é uma vantagem competitiva muito interessante para quem deseja oferecer vários exames em seu serviço, não tem dinheiro para comprar equipamentos médicos e muito menos para contratar um médico especialista para interpretar os exames realizados na clínica.

2. Amplia o portfólio de sua clínica ou hospital

Imagina só o incremento de serviços que podem ser oferecidos ao fazer o aluguel de equipamentos médicos — você vai rapidamente saltar de poucos exames para uma infinidade de possibilidades, sem se preocupar com o fator humano, que é o médico presente para fazer a interpretação.

A competição é algo natural em qualquer serviço que oferecemos e, se conseguirmos superar nossos concorrentes oferecendo exames novos e um atendimento de elevada qualidade, o número de pacientes só tende a aumentar.

3. Possibilidade de suporte e treinamento 24 horas no uso dos equipamentos médicos

Ter um suporte permanente para treinar os técnicos em enfermagem responsáveis pelo serviço é imprescindível para que a sua clínica não fique parada nunca.

Sabemos que novos equipamentos implicam em treinamento e, se houver rotatividade dos funcionários, ter acesso ao suporte permanente é ainda mais importante.

Além disso, não se esqueça de que problemas no equipamento podem acontecer e, com o suporte técnico da empresa, você nunca vai ficar mão.

4. Anula a necessidade de contratação de médicos especialistas

Contratar especialistas como cardiologistas, neurologistas, pneumologistas e radiologistas para fazer parte do corpo clínico para interpretar exames de diversas áreas é uma tarefa difícil.

Primeiro, por causa de todo o custo envolvido e, segundo, porque esses profissionais não estarão 24 horas disponíveis para fazer um laudo.

Ao utilizar o aluguel de equipamentos médicos em comodato, a sua clínica já recebe, junto do aparelho médico, toda uma equipe de especialistas que trabalham em tempo integral de forma remota para interpretar os exames e com um valor muito abaixo do praticado por um especialista presencial.

Isso sem contar com o fato de não existir vínculo empregatício, feriados, madrugadas, férias e tudo o mais.

Telemedicina: como ela pode impulsionar o seu negócio?

A Telemedicina é uma área que oferece especialistas para laudar os exames de todas as especialidades médicas usando uma plataforma em nuvem.

Os clientes realizam os exames e enviam os arquivos para a nuvem e os especialistas interpretam e assinam digitalmente o laudo a distância em até 30 minutos.

Contudo, o serviço não fica só nisso. O que acha de utilizar o aluguel de equipamentos em comodato e não precisar comprar o aparelho para realizar ECG, por exemplo?

Se você está em busca de uma loja de artigos hospitalares para aquisição de um aparelho de eletrocardiograma, deve antes avaliar a locação de equipamentos hospitalares em comodato oferecida pela Telemedicina Morsch.

Afinal, a Telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço no mundo todo. Por meio dessa nova tecnologia, é possível fazer a entrega de laudos médicos sem que seja necessário a contratação de profissionais especialistas.

E o melhor de tudo isso: sua clínica jamais perderá a qualidade na realização dos exames e no produto final, que é o laudo médico que será entregue ao seu paciente.

Aliás, o seu cliente pode ficar ainda mais satisfeito, visto que você pode ampliar a gama de serviços oferecidos.

Por conta de todas essas vantagens, a Telemedicina vem crescendo de forma impressionante aqui no Brasil.

Cada vez mais clínicas e hospitais, dos mais diversos tamanhos e áreas, procuram uma opção prática e que caiba dentro do orçamento de cada empreendedor — seja ele um médico ou donos e investidores de clínicas médicas de todas as especialidades.

O aluguel de equipamentos hospitalares em comodato é, portanto, uma excelente oportunidade.

Com ele, é possível crescer de forma segura sem a preocupação constante de ter que investir muito dinheiro em compra de equipamentos caros, contratação de médicos especialistas e treinamento permanente dos técnicos que realizam os exames.

Qual é o momento certo para solicitar aluguel de equipamentos médicos?

Não importa se você tem uma clínica, consultório ou hospital: a escolha do aluguel de equipamentos médicos deve estar alinhada às principais necessidades gerenciais da sua empresa.

Por exemplo, se a sua unidade de atendimento percebe um aumento de demanda e deseja ampliar sua oferta de exames, mas não tem recursos suficientes para comprar novos aparelhos, a locação é uma ótima alternativa.

No mesmo sentido, se os gastos com manutenções ou com equipe clínica para emissão de laudos estão muito altos, o aluguel em comodato também é muito indicado para equilibrar as receitas.

Os exemplos podem ser muitos: desde a troca de máquinas que estão se tornando obsoletas após anos de utilização, até a modernização da estrutura, a reorganização de equipamentos parados que geram custos sem agregar valor, e assim por diante.

Ou seja, o ideal é avaliar a situação do seu negócio de saúde e determinar em quais pontos o aluguel de equipamentos médicos é capaz de suprir os seus gargalos!

Aluguel de equipamentos médicos hospitalares por comodato: como funciona?

aluguel de equipamentos médicos

Entenda como é o aluguel de equipamentos médicos hospitalares por comodato

O mercado de locação de equipamentos médicos hospitalares abrange a oferta de qualquer dispositivo, mobília, equipamentos médicos de diagnóstico e tratamento médico para clínicas ou hospitais.

Podemos alugar o que quisermos, porém, uma diferença importante está em empresas que alugam de tudo e outras que alugam aparelhos médicos específicos para exames e entrega junto do laudo médico assinado pelo especialista.

Essa novidade surpreendente vem mexendo de forma contundente com o planejamento financeiro de clínicas médicas e profissionais da saúde, que buscam oferecer o que há de melhor na região onde atuam.

Uma nova modalidade de contrato vai agilizar ainda mais os planos de expansão de clínicas médicas espalhadas por todo o território nacional.

Estou falando do aluguel de equipamentos médicos na modalidade de comodato, que possibilita novas oportunidades sem que seja preciso investir altas quantias de dinheiro antes de receber os lucros.

Além disso, os avanços tecnológicos no segmento da saúde estão em plena expansão e exigem rápida capacidade de adaptação entre os médicos.

A ascensão de equipamentos mais modernos e eficazes é crescente, englobando toda a área diagnóstica, com aparelhos de tomografia, radiografia, ressonância, entre muitos outros.

Porém, mesmo que a tecnologia digital favoreça a qualidade dos exames e possibilite vantagens como os supracitados telelaudos, também é fato que essa evolução é acompanhada de altos custos.

Assim, o aluguel de equipamentos médicos é perfeito para pequenas e médias clínicas que desejam evoluir e se modernizar, mas que não têm receitas suficientes para lidar com a aquisição e manutenção dos aparelhos.

Isso porque, os locatários cuidam dos equipamentos como se fossem deles, garantindo todas as condições necessárias para que eles operem com excelência.

Dessa forma, você aumenta a oferta e a qualidade dos serviços, por meio apenas do pagamento fixo de alugueis, preservando sua saúde financeira e ampliando suas oportunidades!

E como é a rotina de uso do comodato?

No comodato, é assim que funciona:

  • a clínica é capaz de garantir o acesso da população a serviços médicos especializados de qualidade, como o de um eletroencefalograma, sem precisar investir altos valores em um primeiro momento;
  • no aluguel de equipamentos médicos, o serviço é entregue para os pacientes, os pagamentos pelos exames são recebidos e, somente depois disso, paga-se a locação;
  • os equipamentos hospitalares ficam disponíveis na clínica de forma rápida, garantindo, assim, um resultado mais rápido para os clientes e a otimização dos lucros para o negócio;
  • a média de tempo de entrega do laudo pelo especialista é de, somente, 30 minutos, o qual pode atrasar nos casos de pico de envio — no entanto, para casos urgentes, o cliente entra em contato com nosso suporte via WhatsApp e o exame tem prioridade, sendo laudado imediatamente.

Neste vídeo eu mostro alguns aparelhos que são fornecidos para os clientes. Confira:

Por que muitos hospitais ainda têm dificuldade em optar pelo aluguel de equipamentos médicos?

Mesmo que as vantagens do aluguel de equipamentos médicos sejam claras, ainda é normal que muitos donos ou gestores de clínicas e hospitais não tenham certeza a respeito de sua viabilidade.

Normalmente, os mesmos consideram apenas o preço da compra em si, sem se atentar para os demais gastos envolvidos na aquisição desse tipo de aparelho.

Os casos mais comuns são aqueles em que o responsável compara o preço da locação com o valor de mercado do equipamento, concluindo que a compra poderia ser feita com os mesmos investimentos de certo número de meses de aluguel.

Porém, o que muitos se esquecem, é que na aquisição da tecnologia também estão inseridos gastos com:

  • instalação;
  • manutenções periódicas;
  • e eventuais calibragens ou reparos.

Além disso, dependendo da demanda, o equipamento pode deixar de gerar receita caso fique muito tempo parado, travar o fluxo de atendimentos caso seja danificado e precise de assistência técnica ou ainda demandar sua troca caso se torne obsoleto frente às opções mais avançadas que surgem no mercado.

Já no caso do aluguel de equipamentos médicos, toda a manutenção fica por conta do proprietário, assim como o cuidado para que ele esteja sempre em perfeitas condições de uso.

Como se não bastasse, o locatário ou comodante é responsável por repor imediatamente o aparelho caso ele estrague, pode fornecer seu uso apenas em determinados períodos sazonais e ainda garante que a tecnologia oferecida seja sempre de ponta.

Ou seja, mais que considerar os custos dos aluguéis e compará-los ao preço de determinados aparelhos, é papel dos gestores avaliar todas essas questões e reconhecer que as despesas com aluguel na verdade são excelentes investimentos na grande maioria das situações!

Telemedicina Morsch: como ocorre o comodato?

A locação de equipamentos médicos contempla a oferta do aparelho médico mediante o pagamento de mensalidade.

O aluguel em comodato oferece, além do aparelho médico, os laudos dos exames.

De forma prática, depois de escolher o aluguel de equipamentos médicos e assinar contrato entre a clínica e a empresa de Telemedicina Morsch, por exemplo, os aparelhos hospitalares escolhidos são enviados para o endereço do cliente via Sedex.

Ao receber o equipamento hospitalar, o cliente entra em contato com o suporte para que seja realizada a instalação do equipamento de forma remota e também o treinamento do funcionário que vai realizar o exame.

No contrato de aluguel de equipamentos médicos, fica estipulado que o cliente, ao pagar a mensalidade, recebe 30 laudos de cortesia todos os meses, que já estão incluídos no pagamento mensal.

Aluguel de equipamentos médicos: quais as principais vantagens?

A principal vantagem de fazer o aluguel de um equipamento médico está em receber um serviço agregado de laudos médicos assinados digitalmente por especialistas, junto ao aparelho.

Todavia, os benefícios da locação de equipamentos médicos hospitalares em comodato não ficam somente nos valores financeiros.

Essa possibilidade também melhora a imagem da clínica, já que garante uma melhor confiança dos pacientes.

Afinal, a entrega de laudos médicos ocorre diariamente, de forma rápida, com muita segurança, mesmo sem a presença de profissionais especialistas na clínica, passando mais credibilidade para todos os pacientes.

Além disso, a clínica recebe suporte permanente enquanto mantém o contrato.

Você pode entrar em contato com o nosso suporte a qualquer momento e ser auxiliado em qualquer etapa do processo de uso do equipamento.

Quando houver necessidade de reparos, o aparelho é substituído.

Nesse formato de locação de equipamentos médicos hospitalares o cliente nunca deixa de fazer os exames e manter sua produtividade.

Ou seja, essa nova forma de locação vai revolucionar de uma vez por todas o planejamento financeiro das clínicas.

E digo mais, vai possibilitar um crescimento real em um curto espaço de tempo.

Portanto, se você não pode comprar um equipamento, o que costuma demandar valores muito grandes, e não conta com uma equipe de médicos especialistas — o que é comum principalmente entre aqueles que estão em início de carreira —, essa é uma solução de saúde integral que vai permitir que sua clínica encare de igual para igual os demais concorrentes.

E o que todos esses benefícios geram?

Com todos os pontos que destaquei acima, é fácil perceber como o aluguel de equipamentos médicos pode ser vantajoso!

Porém, as características mencionadas estão ligadas a ainda mais benefícios, com impactos tão ou mais importantes sobre as rotinas clínicas e hospitalares. São eles:

  • Possibilidade de utilizar o capital poupado na compra para a aquisição de ativos capazes de gerar ainda mais receitas para a clínica ou hospital;
  • Garantia de que nenhum serviço seja paralisado em situações em que o equipamento precise de manutenções e tenha que ficar parado;
  • Chance de oferecer as tecnologias mais avançadas para o diagnóstico dos pacientes, sem que isso comprometa o caixa da unidade de atendimento;
  • Diluição dos investimentos nos aluguéis, que evita a descapitalização ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de rendimento para cobrir a locação;
  • Tranquilidade de contar com um equipamento completo e em perfeitas condições de uso, com intervenções e reparos sob responsabilidade do locatário;
  • Gestão dos aparelhos feita pelo proprietário do equipamento, que garantirá que ele esteja sempre atualizado e com as manutenções em dia, livrando a empresa dos custos ligados aos departamentos de manutenção e até daqueles voltados à atualização dos aparelhos.

Acesso aos laudos dos exames: como é feito?

aluguel de equipamentos médicos como funciona

Como tenho acesso aos laudos dos exames?

Os laudos dos exames são oferecidos para os clientes que contrataram a modalidade de comodato da mesma forma que aqueles que têm seu próprio equipamento.

Obviamente os valores dos laudos são diferentes de acordo com o tipo de serviço contratado.

A Telemedicina Morsch disponibiliza uma plataforma em nuvem que recebe os exames enviados das clínicas e os médicos especialistas logados no sistema interpretam e liberam os laudos médicos em 30 minutos.

Todos os exames e laudos são acessados em tempo real por qualquer dispositivo que navegue na internet — pode ser um smartphone, tablet, notebook ou computador.

Além disso, o cliente pode contratar somente os laudos dos exames se já adquiriu seu próprio aparelho médico e não disponibiliza de um especialista em tempo integral.

Se o cliente contratou aluguel de equipamentos médicos, automaticamente terá disponível a plataforma de Telemedicina para enviar os arquivos e receber os laudos médicos assinados pelos especialistas.

Ao acessar sua área de trabalho na internet, você poderá ver todos os relatórios de exames enviados, os resultados dos exames e direcionar para sua necessidade.

Na sequência, o cliente pode salvar o laudo no computador, imprimir ou enviar direto para o e-mail do paciente ou do próprio médico que pediu o exame.

Aparelho analógico: é possível usar a Telemedicina?

Se eu tenho um aparelho analógico, é possível usar a Telemedicina?

A resposta é SIM, os exames impressos podem ser digitalizados usando um scanner ou câmera fotográfica.

As imagens podem ser anexadas na plataforma de Telemedicina e recebem os laudos assinados digitalmente e de forma rápida.

Veja como é fácil: ao finalizar o exame que foi impresso em papel, o cliente usa um smartphone, por exemplo, com o qual tira uma fotografia por meio de um aplicativo específico e envia diretamente para a plataforma de Telemedicina.

Lembrando que o uso do sistema de Telemedicina pode ser feito com qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, o que facilita ainda mais o contato com a plataforma e profissionais que vão emitir o laudo dos exames.

Aparelhos fornecidos no aluguel de equipamentos médicos: quais são eles?

Existe uma infinidade de aparelhos médicos que podem ser alugados — praticamente tudo que se usa em um hospital ou clínica pode ser adquirido por meio do comodato.

A diferença quando o contrato é feito com uma empresa de Telemedicina é que, junto ao aparelho, o cliente recebe o laudo dos exames.

Os equipamentos médicos em comodato são:

  • eletrocardiograma;
  • eletroencefalograma, em que se pode realizar o eletroencefalograma clínico, ocupacional, mapeamento cerebral, entre outros;
  • espirometria, em que se pode realizar a espirometria clínica e ocupacional;
  • MAPA de pressão arterial;
  • holter de ECG 24 horas.

Todos esses aparelhos entregues têm suporte permanente, em que o cliente é auxiliado para instalação, treinamento de uso, treinamento para realizar o exame, para enviar para o sistema de Telemedicina e muito mais.

Lembre-se de que a rotatividade de funcionários em clínica e hospitais é grande e a qualquer momento você pode precisar de um novo treinamento.

Além do mais, a especialidade de medicina ocupacional é a área que mais se beneficia com esse formato de serviço.

Isso porque, além dos atendimentos, os exames podem ser feitos na clínica ou na própria empresa, visto que os aparelhos são portáteis e por usarem a bateria do notebook não precisam de energia elétrica.

É possível realizar todos os exames e, depois de voltar para a sua clínica, transferir para a plataforma de Telemedicina com calma a qualquer hora, pois o serviço de interpretação funciona 24 horas.

Na Telemedicina Morsch, funciona assim:

  • Você paga um valor mensal e tem à disposição os aparelhos de exames junto com 30 laudos gratuitos;
  • Depois, realiza livremente os exames e pode optar pela Telemedicina, pagando um pequeno valor por cada laudo emitido;
  • No processo, você tem à disposição treinamento, suporte e cobertura de todas as especialidades 24h por dia, 7 dias por semana!

Equipamentos para radiologia em comodato: quais são eles?

aluguel de equipamentos médicos radiologia

É possível alugar equipamentos para radiologia?

Existem empresas que disponibilizam o aluguel de todos os equipamentos médicos usados em um hospital.

O aluguel de tomografia e ressonância magnética é um dos mais caros na escala de aluguel e são poucas empresas que oferecem esse serviço.

Deixo este endereço de terceirização para quem necessita de mais informações sobre aluguel de aparelhos de radiografia, tomografia, RM entre outros.

Aluguel de equipamentos médicos ou comodato: qual escolher?

Se você é especialista e não vai precisar da Telemedicina, comprar o equipamento é a melhor saída. Afinal, você estará adquirindo um equipamento que vai durar por muitos anos e, assim, a vantagem econômica é maior.

Não há sentido em alugar um aparelho que se paga facilmente dentro do prazo de um ano, com um bom fluxo de exames.

Para os clientes que precisam dos laudos médicos assinados por especialistas, a opção do aluguel de equipamentos médicos hospitalares em comodato é uma boa alternativa, pois estará economizando na compra do equipamento médico e contratação de profissionais.

Claro que existe uma diferença no valor dos laudos cobrados acima da cota gratuita mensal para quem aluga e para quem tem seu próprio aparelho.

Se o volume de exames é baixo — menos de 100 exames por mês —, talvez não seja vantagem comprar o equipamento.

Se o volume de exames é alto, comprar o aparelho e contratar somente a interpretação dos exames com a Telemedicina Morsch poderá trazer uma economia de pelo menos 20% no custo final dos laudos.

Essa diferença acontece, pois a Telemedicina Morsch investe na compra do aparelho e, por isso, precisa ter um retorno sobre o investimento.

Como é feito o contrato de aluguel de equipamentos médicos por comodato?

Normalmente, o contrato de aluguel de equipamentos médicos por comodato contempla as seguintes questões:

  • A unidade de saúde contrata um pacote de laudos à distância junto ao comodante ou empresa de Telemedicina;
  • Por sua vez, a empresa fornecedora disponibilizará todos os equipamentos para que a clínica ou hospital realize os exames ligados aos laudos;
  • Também há a possibilidade de que o gestor contrate o equipamento de forma sazonal. Ou seja, ele ficará disponível para uso por determinado período de tempo, seguindo a demanda dos atendimentos;
  • Além dos aparelhos e dos serviços em si, os contratos junto ao comodante também preveem treinamentos da equipe clínica e tempo de adequação aos aparelhos;
  • Outra situação comum nos acordos são serviços de divulgação. Neste caso, o comodante arca com os custos de marketing ligados ao aparelho antes do primeiro pagamento de aluguel, para que a empresa tenha capital de giro para começar as operações com mais tranquilidade. 

Telemedicina Morsch: uma solução para o comodato

O aluguel de equipamentos médicos é uma prática rotineira na Telemedicina Morsch.

Acompanhamos o crescimento de diversas clínicas pelo Brasil que iniciaram com um aparelho de ECG e, hoje, têm uma estrutura completa.

Estamos no mercado desde 2005 e, assim como acompanhamos muitos crescerem, vimos também outros quebrarem por falta de investimento. Então, é preciso ter uma visão estratégica e documentada!

O modelo de atendimento da nossa empresa é muito transparente.

O cliente que optar pela locação de equipamentos médicos terá que enviar a lista de documentos para nossa rotina de avaliação.

Os dados serão analisados pelo nosso jurídico e, se estiverem corretos, sem restrições, faremos o contrato de um ano. Após a assinatura, enviaremos o aparelho via Sedex em um prazo de 5 dias úteis.

Ao receber o equipamento, o cliente entra em contato, marca um horário para a instalação e treinamento do técnico em enfermagem e, no mesmo dia, já pode realizar os exames e usar a nossa plataforma de Telemedicina em nuvem para receber os laudos assinados pelos especialistas.

Os clientes que decidirem contratar os aparelhos médicos em comodato com a Telemedicina Morsch terão uma parceria completa que vai desde a oferta do aparelho, instalação, treinamento permanente e laudos precisos fornecidos somente por especialistas registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Conclusão

Possibilidades do aluguel aparelhos médicos

Neste artigo, procurei descrever as possibilidades de acesso a aparelhos médicos e esclarecer a diferença do aluguel e do comodato desses equipamentos.

Tendo essas duas opções em mente, a sua clínica ou hospital pode competir de maneira mais confortável com os demais serviços de saúde da sua região, sem investir um valor consideravelmente alto em dinheiro na aquisição de equipamentos médicos.

Descrevi que é possível alugar qualquer recurso que necessite utilizar no seu serviço, porém, só a Telemedicina entrega o laudo a distância como alternativa para quem não tem um médico especialista em seu corpo clínico para prestar tal serviço.

Também expliquei que a Telemedicina é uma especialidade médica que disponibiliza uma plataforma em nuvem para que os clientes enviem os arquivos dos exames e, na sequência, recebam os resultados e laudos assinados digitalmente.

Com um cenário econômico sempre repleto de altos e baixos, o aluguel de equipamentos médicos em comodato com empresas de Telemedicina é uma alternativa viável de crescimento com baixo custo para os serviços de saúde.

O que achou deste conteúdo? Assine a newsletter e receba meus posts diretamente no seu e-mail. Aproveite e até o próximo artigo!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin