Agendamento online: como configurar a marcação de teleconsultas?

Por Dr. José Aldair Morsch, 1 de outubro de 2020
Com uma plataforma, você pode fazer agendamento online em qualquer data e horário

O agendamento online de consultas é uma das facilidades que a telemedicina trouxe para pacientes e também para profissionais de saúde.

Ao utilizar um aplicativo de agendamento online, os pacientes conseguem marcar consultas e exames 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem precisarem esperar que outra pessoa procure por disponibilidade do outro lado da linha.

Na própria plataforma, é possível acessar a agenda do especialista ou da clínica médica, proporcionando comodidade e praticidade aos usuários.

Já para os médicos, o sistema de agendamento de consultas online igualmente facilita na sua rotina, uma vez que tudo é realizado automaticamente, permitindo que ele se organize melhor – inclusive em caso de desistência.

Neste artigo, mostrarei porque é tão importante oferecer a opção de agendamento online e como de fato ele funciona.

Abordarei suas vantagens e desvantagens, principais benefícios e, ainda, criarei um passo a passo para realizar esse processo na plataforma da Telemedicina Morsch.

Boa leitura!

Qual a importância de oferecer a opção de agendamento online?

Permitir ao paciente agendar consulta online é algo que todas as clínicas devem avaliar porque trata-se de uma tendência. Portanto, elas apenas estarão acompanhando o avanço tecnológico que marca todos os segmentos de mercado.

Nesse formato, o paciente consegue visualizar a disponibilidade para o agendamento e, portanto, ele tem autonomia para selecionar o horário que for mais conveniente – sem que isso demande entrar em contato com a clínica.

Isso traz mais conforto e comodidade, algo essencial para quem está buscando um atendimento ágil.

Afinal, nem todos têm tempo para ficar telefonando e falando com profissionais da recepção, que podem estar em outra ligação ainda – elevando o tempo de espera.

Desta forma, é importante oferecer o agendamento online porque ele é benéfico para todos os envolvidos: profissionais de saúde, da recepção e o paciente que deseja conversar com um especialista.

Além disso, no momento em que o paciente pode agir com autonomia, selecionando o horário mais conveniente para ele, acaba gerando fidelização.

E paciente fiéis voltam e recomendam para amigos e parentes, proporcionando que o número de clientes e os resultados da clínica melhorem substancialmente.

Como funciona o agendamento online?

Essa novidade permite que o paciente agende sua consulta diretamente na plataforma da clínica, sem intermédios de uma atendente ou call center, por exemplo.

Ao acessar o site, ele tem acesso à agenda disponível, podendo escolher o dia e hora mais adequados, de acordo com as suas necessidades.

No momento em que ele seleciona o horário, isso automaticamente é encaminhado para a agenda online do médico, para que ele possa se organizar e otimizar seu dia.

Geralmente, o programa de agendamento online é uma das funcionalidades de um software de telemedicina em nuvem, pensado para proporcionar a gestão de clínicas médicas.

Ou seja, a ferramenta permite realizar outras tarefas automatizadas, como gestão financeira e administrativa e emissão de relatórios, além de ter acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes.

Um diferencial da plataforma de agendamento online é que as informações não ficam registradas no computador da clínica, mas sim na nuvem.

Isso facilita o compartilhamento do acesso entre médicos e demais funcionários, independentemente de onde eles estiverem.

Conheça tanto os aspectos positivos quanto negativos em uma plataforma de agendamento online

Comodidade, praticidade e disponibilidade são alguns dos aspectos positivos em agendar uma consulta online.

Aspectos positivos e negativos de uma plataforma de agendamento online

Aspectos positivos

Muitas pessoas têm dúvidas se de fato vale a pena investir em um sistema de agendamento de consultas online.

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que essa funcionalidade é importante pensando em tornar a clínica mais moderna, inteligente, prática e rápida.

Geralmente, as pessoas tem tempo para marcar uma consulta depois do horário comercial. Por isso, o fato do agendamento online funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, é um grande atrativo.

Afinal, é possível realizar o agendamento no período da noite, nos finais de semana ou mesmo em feriados – com toda a comodidade e agilidade.

Outro ponto positivo desse sistema é que é possível conferir todos os horários livres dos profissionais que atuam na clínica, tornando a decisão mais livre.

E o melhor: esse acesso pode ser feito via computador, tablet ou smartphone, o que for mais prático para o usuário.

Devido a essas funcionalidades, o índice de não comparecimento às consultas tende a cair, assim como os erros de marcação.

Além disso, no momento em que os profissionais que antes eram responsáveis por essa tarefa não precisam mais realizá-la, eles passam a ter mais tempo para executar suas demais atribuições, especialmente aquelas de cunho mais estratégico.

Aspectos negativos

Apesar do agendamento online oferecer mais vantagens que desvantagens, é preciso conhecer os aspectos negativos que podem existir, pois eles devem ser levados em consideração.

O primeiro deles é que essa modalidade é mais atraente para jovens, que são mais familiarizados com internet, aplicativos e tecnologias em geral.

Logo, se o público-alvo da clínica for idosos, o contato telefônico pode ter maior aceitabilidade.

Outro fator é que, geralmente, os sistemas de agendamento online são pagos. Mesmo que com custo baixo e diluído ao longo do ano, não deixa de ser algo que deve ser avaliado dentro do planejamento financeiro.

Além disso, para que app para agendamento online funcione, é necessário possuir internet – o que pode ser um empecilho em cidades que não possuem rede satisfatória ou oscilante.

Nestes casos, uma boa solução pode ser oferecer a modalidade de marcação online e também o por telefone, permitindo que a pessoa escolha a forma mais adequada para si.

Afinal, vale a pena investir em um sistema automatizado?

Avaliando os aspectos negativos e positivos, o agendamento online oferece mais benefícios, o que torna esse tipo de investimento útil e, ao mesmo tempo, necessário.

Logo, clínicas que desejam se modernizar e oferecer maior comodidade para seus pacientes podem adotar esse formato sem medo.

Além dos mais, a plataforma de agendamento online torna o processo como um todo mais organizado e planejado, permitindo que os próprios profissionais consigam otimizar suas horas de trabalho.

Sem falar que a tecnologia pode aperfeiçoar o funcionamento da clínica, oferecendo serviços complementares para aumentar ainda mais a satisfação.

Quer saber como oferecer a possibilidade de agendamento online? Continue a leitura que mostraremos os passos essenciais!

Passo a passo para modernizar sua clínica com a Telemedicina Morsch

1. Entenda como funciona a plataforma

A Plataforma oferece 3 serviços distintos:

  1. Telediagnóstico que é o laudo a distância
  2. Prontuário eletrônico do paciente
  3. Marketplace médico para pacientes marcarem consultas e médicos atenderem

Um dos diferenciais da plataforma da Telemedicina Morsch é o fato de permitir a realização de laudo online. Mas como ela funciona?

Os dados dos exames realizados são enviados automaticamente para a central de telemedicina ou, dependendo do equipamento, são encaminhados de forma manual, mediante login e senha.

Com os registros recebidos, os médicos especialistas analisam e interpretam os exames, disponibilizando o laudo em até 30 minutos – ou em tempo real, em casos de urgência.

Após, basta imprimir ou encaminhar para o paciente por e-mail, dando andamento ao atendimento remoto.

2. Conheça as especialidades atendidas

Para que a prática da telemedicina seja eficiente, é importante que a plataforma conte com profissionais das principais especialidades médicas, para garantir a realização dos laudos online.

A plataforma da Telemedicina Morsch conta com os seguintes especialistas:

Conheça as especialidades atendidas pela Morsch

Essas são as principais especialidades disponíveis na plataforma

3. Pense sobre o aluguel em comodato

Clínicas novas ou que desejam ampliar a gama de serviços oferecida podem optar por realizar o aluguel de equipamentos em comodato.

Com a Telemedicina Morsch, você paga um valor fixo por mês, tem a disposição um ou mais aparelhos de exames e ganha 30 laudos gratuitos por mês.

Com isso, a clínica passa a oferecer os principais exames, sem precisar realizar um grande investimento inicial e, ainda, com a garantia de contar com laudo especializado – o que elimina também a necessidade de possuir profissionais de todas as áreas no local.

Clique aqui e confira as modalidades de comodato que possuímos e os benefícios de cada um deles!

4. Faça um teste grátis

A Telemedicina Morsch oferece a possibilidade de realizar teste grátis e, assim, avaliar se a plataforma oferece as funcionalidades desejadas.

Esse teste inclui a realização de laudo à distância, para testar seus especialistas, e o uso do prontuário eletrônico do paciente com teleconsulta por 3 meses.

Gostou da ideia? Então clique aqui e teste agora mesmo!

5. Solicite um orçamento

Para contar com uma plataforma completa de telemedicina, podendo oferecer telediagnóstico, prontuário eletrônico e Marketplace médico, é possível solicitar um orçamento online.

Veja o que você vai ter à disposição ao adquirir a plataforma da Telemedicina Morsch:

É possível fazer uma solicitação online de orçamento

É possível fazer uma solicitação online de orçamento

6. Confira os planos e preços do prontuário eletrônico do paciente

Usando o prontuário eletrônico da Telemedicina Morsch, o médico tem acesso a inúmeros benefícios, como o agendamento online.

A Telemedicina Morsch oferece planos que se encaixam na necessidade de cada clínica.

Eles variam de acordo com a quantidade de profissionais que irão utilizá-lo, sendo que, quanto mais médicos a clínica possui, menor será o valor por pessoa.

Conheça os planos e valores a seguir:

Os planos variam de acordo com a quantidade de profissionais que irão utilizá-lo

Conheça os diferentes planos e preços oferecidos pela Telemedicina Morsch!

7. Pronto! É só logar e usar

Contratado o plano mais adequado a sua clínica, basta logar no sistema e começar a utilizar!

Página de entrada para o espaço do cliente

Página de entrada para o espaço do cliente

Vejas os 8 principais benefícios de contar com agendamento online

Se você ainda está em dúvida sobre oferecer ou não a possibilidade de agendamento de consulta online, confira os principais benefícios dessa modalidade para médicos e pacientes:

1.Adequação à saúde na era digital

As pessoas estão cada vez mais conectadas e, portanto, quem deseja se destacar, precisa se adequar a esse cenário.

Para se ter uma ideia, somente no Brasil há 134 milhões de usuários de internet, o que equivale a 3 em cada 4 brasileiros.

Logo, o agendamento online é uma forma de modernizar a clínica e, ao mesmo tempo, demonstrar que está acompanhando as inovações tecnológicas do setor.

Sem falar que ele aumenta a probabilidade das pessoas agendarem a consulta, uma vez que já estão com o dispositivo em mãos para efetuá-la.

2.Marcação de consultas 24 horas

O aplicativo de agendamento online permite que o paciente acesse a agenda do médico em tempo real e realize a marcação para quando quiser.

Esse tipo de sistema, que funciona 24 horas por dia, acaba sendo superior à modalidade de agendamento por telefone, que se restringe ao horário comercial.

Afinal, nunca se sabe quando as pessoas terão necessidade de consultar um médico e essa disponibilidade de garantir um horário mesmo nos finais de semana acaba sendo um dos grandes atrativos.

3.Diminuição de custos com telefone

Quem possui clínica ou consultório sabe que nem sempre é fácil contratar uma recepcionista eficiente, que atenda as ligações de forma cordial e administre o agendamento com agilidade.

Com um sistema que realize essas marcações, o profissional consegue dispor mais tempo para outras atividades, tornando-se ainda mais produtivo.

Junto a isso, os gastos com telefone tendem a reduzir consideravelmente, uma vez que não será necessário realizar as ligações de confirmação.

A maioria das plataformas de agendamento online enviam lembretes automáticos via e-mail ou SMS, o que igualmente ajuda a reduzir as faltas de pacientes em consultas.

4.Acesso ao histórico dos pacientes

Um aplicativo de agendamento online permite que você conheça o perfil dos seus pacientes, como os horários mais procurados. 

Isso ajuda no desenvolvimento de estratégias de marketing direcionado, visando, por exemplo, atrair pessoas que queiram realizar as consultas nos horários que costumam estar mais livres.

5.Redução no índice de desistências

Ao realizar o agendamento por telefone, geralmente a pessoa não têm muito tempo para pensar se, de fato, determinado horário é o mais adequado ou se já não possui outro compromisso.

Quando a marcação é online, é possível avaliar a agenda com cautela, escolhendo o horário com maior precisão.

Além disso, como já mencionei, os sistemas de agendamento online contam com o recurso de lembrete de consulta.

Isso reduz drasticamente os índices de absenteísmo, pois, caso a pessoa não possa comparecer, ela poderá cancelar rapidamente assim que receber a mensagem.

E mais: caso o cancelamento seja igualmente realizado através da plataforma, automaticamente o horário fica disponível para outros pacientes.

6.Qualidade e rapidez no atendimento

Agendar uma consulta por telefone parece algo incompatível com a realidade tecnológica atual.

Ao realizar isso, paciente precisa lidar com tempo de espera, filas e até mesmo linhas ocupadas – o que pode fazer com que ele desista.

Com o agendamento online, esse tipo de problema não existe, fazendo com que a qualidade no atendimento melhore para todos.

7.Maior disponibilidade de horários

A demora para conseguir uma consulta ou a inexistência de horário no dia desejado é uma das principais causas de desistência, ou seja, de perda de clientes.

Quando o processo é realizado de forma remota, o paciente tem autonomia para avaliar os horários disponíveis e encontrar aquele que for mais adequado – sem que isso envolva ter que realizar várias perguntas para o recepcionista.

8.Conveniência e autonomia total

Todos os benefícios acima demonstram que o agendamento online oferece mais conveniência a autonomia ao paciente, para que escolha o horário que melhor se encaixa na sua rotina.

Conclusão

Neste conteúdo, mostrei as principais vantagens de adquirir um aplicativo de agendamento online, permitindo que o paciente consiga marcar sua consulta em apenas alguns cliques.

Abordei, também, sobre a plataforma da Telemedicina Morsch, apresentando um passo a passo para modernizar o atendimento realizado pelas clínicas.

Esse conteúdo foi útil para você? Clique aqui e descubra porque a Morsch pode ser o aliado que você tanto buscava para diversificar seu atendimento!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE